terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A sina das oitavas de finais continuará para o Real Madrid?

O Real Madrid galáctico, de milhões em contratações, entre elas Cristiano Ronaldo e Kaká, não foi suficiente para quebrar a escrita de jamais ter batido o Lyon na França e nesta terça-feira viu a série negativa aumentar ao cair para os anfitriões por 1 a 0, com um golaço de Makoun, em duelo válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Uefa Champions League.

"Eles são favoritos, mas em campo são 11 contra 11 e tudo é possível", havia avisado o zagueiro Cris antes do duelo. Não só foi possível, como o Lyon merecia até melhor sorte na partida no estádio Gerland, tal a superioridade da equipe sobre o rival. Com o resultado, o time francês joga pelo empate na volta para avançar. E pode até perder, desde que seja por um gol de diferença e também balance as redes.

Com o revés, o Real Madrid vê o fantasma da eliminação na fase oitavas de final assombrá-lo novamente. A equipe comandada pelo chileno Manuel Pellegrini caiu na mesma fase da competição nas últimas cinco edições. O Lyon, por outro lado, vê mais clara a chance de não sucumbir novamente na mesma fase do torneio, o que lhe ocorreu nas últimas três temporadas.

O 1 a 0 a favor do Lyon também aumentou para cinco o número de vezes em que os franceses enfrentaram os espanhóis e não foram superados, sendo agora três triunfos e dois empates, com as duas vitórias anteriores em fase de grupos da própria Uefa Champions League, nas edições de 2004/2005 e 2005/2006.

"Os jogadores estão no início de uma aventura e não vão deixar isso acabar contra o Real Madrid, no primeiro mata-mata.". A frase do técnico do Lyon, Claude Puel, parece ter total sintonia com o espírito da equipe dentro de campo. As duas equipes voltam a duelar no dia 10 de março, desta vez no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, na Espanha, às 16h45, horário de Brasília


O Jogo

Cristiano Ronaldo não jogou bem e exagerou nos dribles (reuters)

As equipes entraram em campo sem estampar seus patrocinadores na camisa, ambos empresas promotoras de apostas. Isto porque a lei francesa impede tal prática, o que faz o Lyon só usar seu parceiro no uniforme nos jogos fora de casa.

Com bola rolando, foi o Lyon que se lançou ao ataque primeiro e assustou. E por duas vezes com Govou nas costas do lateral esquerdo brasileiro Marcelo. Aos nove, o francês pegou cruzamento e bateu de primeira, mas não acertou o alvo. Aos 11, tirou de Marcelo com classe, mas, de esquerda, isolou. O Real tentava trocar passes para chegar ao gol de Lloris, mas não era feliz. O Lyon chegou de novo, agora aos 16. Após escanteio cobrado da direita, Boumsong subiu mais que a zaga e mandou por cima do gol. Aos 18, Revelliere arriscou chute de longe, mas Casillas seguiu sem trabalhar. Na sequência, Delgado e Lisandro López tiveram chances, mas também erraram os chutes.

Aos 20, finalmente o Real chegou. Kaká abriu na esquerda, Marcelo chegou em diagonal e bateu cruzado, mas Boumsong evitou que a bola chegasse a Higuaín. Aos 21, Granero chutou de fora da área, a bola desviou e ficou fácil para Lloris.

O jogo começou a ficar preso no meio, com o Real tendo 63% de posse de bola aos 30 minutos, mas não convertendo a superioridade em chances de gol. Aos 31, Lisandro López fez jogada individual pela esquerda do ataque e chutou. A bola passou à esquerda de Casillas. Aos 35 minutos, Marcelo fez falta mais dura em Pjanic após já ter entrado de forma exacerbada em Govou segundos antes. Levou o cartão amarelo e não joga o duelo de volta, na Espanha. Aos 37, Lisando López cabeceou no meio da área, mas mandou fraco, nas mãos de Casillas.

Aos 40 minutos, a melhor chance do Lyon. Após cobrança de escanteio da direita do ataque, a zaga do Real afastou de cabeça, e antes de a bola cair, Delgado, da meia lua, pegou de primeira. A bola estourou na trave direita de Casillas. O último lance da primeira etapa veio após Xabi Alonso fazer falta na intermediária defensiva de sua equipe e foi punido com o cartão amarelo. O meia também junta-se a Marcelo e não joga no Santiago Bernabéu. Na cobrança, Pjanic arriscou direto, e a bola passou à direita do goleiro merengue.


A segunda etapa começou alucinante, com o Lyon abrindo o placar com um golaço do camaronês Makoun logo a um minuto. O meio-campista carregou pelo meio, viu a zaga merengue ir recuando e chutou forte, no ângulo esquerdo de Casillas, que nada pôde fazer.

A resposta foi rápida, com Kaká cabeceando rasteiro após cruzamento de Cristiano Ronaldo e obrigando Lloris a fazer a defesa no canto esquerdo do gol. Marcelo não voltou do intervalo e foi substituído por Garay. Aos 11 e aos 12, Lisandro López teve duas chances de aumentar. Na primeira, Pjanic cruzou da direita, e o argentino cabeceou por cima. Em seguida, Casillas errou a saída de bola, e Lisandro ficou com a bola, mas arrematou à direita do arqueiro merengue.

Aos 15, Cristiano Ronaldo chamou para si, na individualidade, e chutou de fora da área. A bola desviou e foi no ângulo direito de Lloris, que mandou para escanteio. O jogo esquentou de vez. E no contra-ataque, puxado por Lisandro López, Cissokho ficou cara a cara com Casillas, que fez a intervenção. Em seguida, Higuaín desceu pela direita e obrigou Lloris a outra bela defesa. Foi o último lance do jogador merengue, que deu lugar a Benzema, ex-atacante do Lyon. Lyon que quase chegou ao gol novamente aos 20, outra vez com Lisandro López, que outra vez errou o alvo.

Benzema apareceu pela primeira vez aos 23, quando entrou em diagonal pela direita e rolou para o meio, ainda antes da entrada da área. Cristiano Ronaldo pegou de primeira, mas torto. Aos 31, chutou cruzado, mas errou o alvo. O Real Madrid passou a ser mais insinuante, mas sem êxito. Kaká, apagado e bem marcado, não criava, e Cristiano Ronaldo tinha lampejos de tentar definir o duelo, mas sem sucesso. Tentou em uma falta, mas acertou um atleta do Lyon. Saíram de campo ofuscados pelo bom futebol coletivo do Lyon.

2 comentários: