
Um pouco atrasado, mas valendo, faremos uma análise desse mercado, com o "vai e vem" dos clubes espanhois da liga BBVA, começando com o Barça até o lanterna Xerez.
Barça
Não contratou ninguém de significativo para o time principal, porém, nos seus futuros jogadores, houve uma contratação. O Barcelona, temendo perder dinheiro atôa, emprestou Keirrison, que fazia uma temporada horrenda no Benfica, para a Fioretina por duas temporadas. O ápice da decisão, foi o doping de Mutu. Com isso o brasileiro terá mais oportunidades do que tinha no Benfica. Alguns clubes brasileiros queriam repatriar o jogador, mas, o Barcelona achou melhor Keirrison ganhar "experiência" jogando num clube europeu, para se adaptar ao estilo europeu de jogar.
Chegam: Keirrison (Benfica)
Saem: Keirrison (Fiorentina, empréstimo)
Real Madrid
O Real Madrid não contratou ninguém para a continuidade da temporada. Porém, já tem um jogador garantido para a próxima temporada: Canales. O principito que faz uma ótima temporada no Racing Santander, esbanjou todo seu interesse em jogar no Real Madrid e teve seu pedido "atendido". A granda perda (?) do time fica por conta de Ruud van Nistelrooy. Sem espaços no time e com retumbantes lesões, o holandes (um dos principais jogadores no bí da liga de 06/07 e 07/08) confirmou sua ida para o Hamburgo (Alemanha) e teve uma despedida digna de um ídolo do clube.
Chegam:-
Saem: van Nistelrooy (Hamburgo), Ádam (Mainz; empréstimo)
Valencia
O Valencia foi o primeiro clube espanhol que contratou no mercado de inverno. Trouxe direto da Rússia o atacante argentino Alejrando Dominguéz. Nas saídas, a principal foi do promissor Miku, para o Getafe. Mas os grandes mistérios que envolvem os ches no mercados, ficarão após a Copa do Mundo. Conseguirá o Valencia segurar os David's Villa e Silva?
Chegam: Alejandro Dominguéz (Rubin Kazan)
Saem: González (Levidiakos; empréstimo), Miku (Getafe), Del Horno (Valladolid; empréstimo)
Sevilla
O mercado do time andaluz não foi muito movimentado. Chegou um e saiu um. A saída foi de um dos jogadores preferidos da torcida: Chevantón. Em baixa no clube e com Negredo estourando, o uruguaio decidiu não continuar mais no clube e foi rumo à Itália.
Chegam: Stankevicius (Sampdoria)
Saem: Chevantón (Atalanta)
Mallorca
O time que faz uma boa campanha não investiu em ninguém no mercado de inverno. Apenas vendeu, como foi o caso de Óscar Diaz, que disputará agora a liga adelante.
Chegam:-
Saem:Óscar Diaz (Recreativo)
Getafe
De destaque, apenas a chegada de Miku, que aliás, foi a única contratação dos azulones. Nas saídas o jogador Contra, que foi repatriado. O romêno teve uma despedida sensacional antes da partida pela Copa del Rey contra o Mallorca e até se emocionou.
Chegam:Miku (Valencia)
Saem:Licht (Racing Santander), Signorino (Cartagena; empréstimo), Contra (Poli Timissoara)
Villarreal
O submarino amarelo não contratou ninguém na tabela. Disposto a chegar na Liga Europa, o time demitiu o técnico Ernesto Valverde e confirmara a tranferências de mais dois jogadores.
Chegam:-
Saem: Fuentes (Atlas), Pereira (Bétis), Ernesto Valverde (sem clube)
Osasuna
O mercado não foi bastante movimentado no Osasuna. Diferentemente de alguns anos atràs, o clube de Pamplona não contratou muitos jogadores (apenas um) e de significativo, chegou de empréstimo o defensor Echaide.
Chegam: Echaide (Huesca; empréstimo)
Saem: Medina (Castellón; empréstimo), Portillo (Hércules)
Atlético de Madrid
O clube colchoneros foram um dos mais que contrataram. Foram 4 contratações e 6 despedidas, entre elas a dura despedida do capitão Maxí Rodríguez, que gerou até protestos da torcida rojiblanca. O time que faz campanha mediana no campeonato, acertou em cheio na contratação de Tiago, que caiu como uma luva no meio campo rojiblanco.
Chegam: Pacheco (Rayo Vallecano; empréstimo), Diego Costa (Valladolid), Tiago (Juventus), Salvio (Lanús)
Saem: Sinama-Pongolle (Sporting Lisboa), Maxí Rodríguez (Liverpool), Cléber Santana (São Paulo), Roberto (Zaragoza; empréstimo), Keko (Valladolid; empréstimo)
Espanyol
Os péricos foram ao mercado e contrataram um jogador e com o mesmo número venderam. O destaque negativa, fica por conta de Nakamura. O japonês que foi contratado como top no verão, não se adaptou ao estilo de jogar espanhol e está de saída do clube.
Chegam: Osvaldo (Bologna)
Saem: Smiljanić (Sporting Gijón)
Sporting Gijón
O Sporting Gijón começou o campeonato muito bem. Além de ter se salvado da descensa na temporada passada, o time começou a vencer mais fora de casa. Porém, no final do turno o time caiu muito de produção e foi atrás de jogadores no mercado.
Chegam: Smiljanic (Espanyol)
Saem: Michel (Birminghan), Andreu (Polonia Warsaw)
Racing Santander
O Racing Santander não contratou ninguém neste mercado, porém perdeu três jogadores (ou quatro, se fôr levar em conta, a já perca do Canales). O time de Santander jogou sua temporada no título da Copa del Rey, porém, sem sucesso foi eliminado nas semifinais e sentiu a falta de um elenco maior.
Chegam:-
Saem: Sepsi (Benfica; empréstimo), Zé Antonio (rescisão de contrato), Geijo (Udinese)
Malaga
O Malaga é uma das grandes decepções do campeonato. Por ter feito uma ótima campanha em 08/09, todo mundo esperava mais do time blanquiazul. Porém, o time foi ao mercado e contratou um bom jogador, que caiu como luva no time: Caicedo.
Chegam: Caicedo (Manchester City)
Saem: Edinho (PAOK; empréstimo), Iván Cuadrado (Rayo Vallecano).
Almería
O Almería conseguiu firmar o seu elenco, nem Diego Alves, pretendido por vários clubes grandes da Europa. E de praxe, veio um novo jogador para a equipe. Jogador vindo da Argentina.
Chegam: Leonardo Borzani (Rosário Central)
Saem: -
Zaragoza
Os maños foram o clube que mais contrataram. Foram simplesmente 8 contratações e 5 vendas. Lutando definitivamente contra o rebaixamento, o Zaragoza teve um bom início de segundo turno, graças à maioria de seus reforços. Inclusive, contrataram um penta campeão mundial em seu elenco. Porém, não entraram em acordo com o seu jogador principal, Ewerthon e perderam o brasileiro.
Chegam: Ibusuki (Girona), Eliseu (Lazio), Suazo (Monterrey), Jarosik (Krilia Sovetov), Colunga (Recreativo; empréstimo), Roberto (Atlético de Madrid; empréstimo), Contini (Napoli; empréstio), Edmílson (Palmeiras)
Saem: Vallejo (Levadiakos), Ayala (Racing), Braulio (Recreativo; empréstimo), Songo'o (Real Sociedad; empréstimo), Ewerthon (rescisão de contrato)
Valladolid
O Valladolid também faz uma campanha decepcionante na Liga das Estrelas. É o penúltimo colocado da competição e com sério riscos de sair. Vamos conferir como foi o mercado do clube de José Zorrila.
Chegam: Keko (Atlético de Madrid; empréstimo), Del Horno (Valencia; empréstimo), Sereno (Vitória de Guimarães)
Saem: Diego Costa (Atlético de Madrid), Arranz (Numancia)
Xerez
E encerrando a nossa grande matéria sobre o mercado espanhol da liga BBVA, o lanterninha Xerez. O time de Jerez de la Fronteira, nunca antes havia disputado a liga BBVA em sua pobre história. E na primeira vez, uma campanha rídicula. São apenas duas vitórias e 15 derrotas. Vamos ver o mercado do Xerez, que trouxeram dois jogadores sul-americano.
Chegam: Alustiza (Chacarita Juniors; empréstimo), Vignere (Puebla; empréstimo)
Saem: Maldonado (Atlante; fim de empréstimo)
P.S: Athletic Bilbao, Deportivo la Coruña e Tenerife, não não contrataram e nem venderam ninguém no mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário