terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O mercado de inverno

"van gol se va" Capa do Marca, após a transferência de van Nistelrooy para o Hamburgo, ser confirmada

O mercado de inverno espanhol desta temporada, foi um dos mais movimentados dos últimos anos (em cenário espanhol). Com destaque para muitas contratações internamente (seja da Liga BBVA ou da Adelante).

Um pouco atrasado, mas valendo, faremos uma análise desse mercado, com o "vai e vem" dos clubes espanhois da liga BBVA, começando com o Barça até o lanterna Xerez.

Barça
Não contratou ninguém de significativo para o time principal, porém, nos seus futuros jogadores, houve uma contratação. O Barcelona, temendo perder dinheiro atôa, emprestou Keirrison, que fazia uma temporada horrenda no Benfica, para a Fioretina por duas temporadas. O ápice da decisão, foi o doping de Mutu. Com isso o brasileiro terá mais oportunidades do que tinha no Benfica. Alguns clubes brasileiros queriam repatriar o jogador, mas, o Barcelona achou melhor Keirrison ganhar "experiência" jogando num clube europeu, para se adaptar ao estilo europeu de jogar.
Chegam: Keirrison (Benfica)
Saem: Keirrison (Fiorentina, empréstimo)

Real Madrid
O Real Madrid não contratou ninguém para a continuidade da temporada. Porém, já tem um jogador garantido para a próxima temporada: Canales. O principito que faz uma ótima temporada no Racing Santander, esbanjou todo seu interesse em jogar no Real Madrid e teve seu pedido "atendido". A granda perda (?) do time fica por conta de Ruud van Nistelrooy. Sem espaços no time e com retumbantes lesões, o holandes (um dos principais jogadores no bí da liga de 06/07 e 07/08) confirmou sua ida para o Hamburgo (Alemanha) e teve uma despedida digna de um ídolo do clube.
Chegam:-
Saem: van Nistelrooy (Hamburgo), Ádam (Mainz; empréstimo)

Valencia

O Valencia foi o primeiro clube espanhol que contratou no mercado de inverno. Trouxe direto da Rússia o atacante argentino Alejrando Dominguéz. Nas saídas, a principal foi do promissor Miku, para o Getafe. Mas os grandes mistérios que envolvem os ches no mercados, ficarão após a Copa do Mundo. Conseguirá o Valencia segurar os David's Villa e Silva?
Chegam: Alejandro Dominguéz (Rubin Kazan)
Saem:
González (Levidiakos; empréstimo), Miku (Getafe), Del Horno (Valladolid; empréstimo)

Sevilla
O mercado do time andaluz não foi muito movimentado. Chegou um e saiu um. A saída foi de um dos jogadores preferidos da torcida: Chevantón. Em baixa no clube e com Negredo estourando, o uruguaio decidiu não continuar mais no clube e foi rumo à Itália.
Chegam: Stankevicius (Sampdoria)
Saem: Chevantón (Atalanta)

Mallorca
O time que faz uma boa campanha não investiu em ninguém no mercado de inverno. Apenas vendeu, como foi o caso de Óscar Diaz, que disputará agora a liga adelante.
Chegam:-
Saem:Óscar Diaz (Recreativo)

Getafe
De destaque, apenas a chegada de Miku, que aliás, foi a única contratação dos azulones. Nas saídas o jogador Contra, que foi repatriado. O romêno teve uma despedida sensacional antes da partida pela Copa del Rey contra o Mallorca e até se emocionou.
Chegam:Miku (Valencia)
Saem:Licht (Racing Santander), Signorino (Cartagena; empréstimo), Contra (Poli Timissoara)

Villarreal
O submarino amarelo não contratou ninguém na tabela. Disposto a chegar na Liga Europa, o time demitiu o técnico Ernesto Valverde e confirmara a tranferências de mais dois jogadores.
Chegam:-
Saem: Fuentes (Atlas), Pereira (Bétis), Ernesto Valverde (sem clube)

Osasuna
O mercado não foi bastante movimentado no Osasuna. Diferentemente de alguns anos atràs, o clube de Pamplona não contratou muitos jogadores (apenas um) e de significativo, chegou de empréstimo o defensor Echaide.
Chegam: Echaide (Huesca; empréstimo)
Saem: Medina (Castellón; empréstimo), Portillo (Hércules)

Atlético de Madrid
O clube colchoneros foram um dos mais que contrataram. Foram 4 contratações e 6 despedidas, entre elas a dura despedida do capitão Maxí Rodríguez, que gerou até protestos da torcida rojiblanca. O time que faz campanha mediana no campeonato, acertou em cheio na contratação de Tiago, que caiu como uma luva no meio campo rojiblanco.
Chegam: Pacheco (Rayo Vallecano; empréstimo), Diego Costa (Valladolid), Tiago (Juventus), Salvio (Lanús)
Saem: Sinama-Pongolle (Sporting Lisboa), Maxí Rodríguez (Liverpool), Cléber Santana (São Paulo), Roberto (Zaragoza; empréstimo), Keko (Valladolid; empréstimo)

Espanyol
Os péricos foram ao mercado e contrataram um jogador e com o mesmo número venderam. O destaque negativa, fica por conta de Nakamura. O japonês que foi contratado como top no verão, não se adaptou ao estilo de jogar espanhol e está de saída do clube.
Chegam: Osvaldo (Bologna)
Saem: Smiljanić (Sporting Gijón)

Sporting Gijón
O Sporting Gijón começou o campeonato muito bem. Além de ter se salvado da descensa na temporada passada, o time começou a vencer mais fora de casa. Porém, no final do turno o time caiu muito de produção e foi atrás de jogadores no mercado.
Chegam: Smiljanic (Espanyol)
Saem: Michel (Birminghan), Andreu (Polonia Warsaw)

Racing Santander
O Racing Santander não contratou ninguém neste mercado, porém perdeu três jogadores (ou quatro, se fôr levar em conta, a já perca do Canales). O time de Santander jogou sua temporada no título da Copa del Rey, porém, sem sucesso foi eliminado nas semifinais e sentiu a falta de um elenco maior.
Chegam:-
Saem: Sepsi (Benfica; empréstimo), Zé Antonio (rescisão de contrato), Geijo (Udinese)

Malaga
O Malaga é uma das grandes decepções do campeonato. Por ter feito uma ótima campanha em 08/09, todo mundo esperava mais do time blanquiazul. Porém, o time foi ao mercado e contratou um bom jogador, que caiu como luva no time: Caicedo.
Chegam: Caicedo (Manchester City)
Saem: Edinho (PAOK; empréstimo), Iván Cuadrado (Rayo Vallecano).

Almería
O Almería conseguiu firmar o seu elenco, nem Diego Alves, pretendido por vários clubes grandes da Europa. E de praxe, veio um novo jogador para a equipe. Jogador vindo da Argentina.
Chegam: Leonardo Borzani (Rosário Central)
Saem: -

Zaragoza
Os maños foram o clube que mais contrataram. Foram simplesmente 8 contratações e 5 vendas. Lutando definitivamente contra o rebaixamento, o Zaragoza teve um bom início de segundo turno, graças à maioria de seus reforços. Inclusive, contrataram um penta campeão mundial em seu elenco. Porém, não entraram em acordo com o seu jogador principal, Ewerthon e perderam o brasileiro.
Chegam: Ibusuki (Girona), Eliseu (Lazio), Suazo (Monterrey), Jarosik (Krilia Sovetov), Colunga (Recreativo; empréstimo), Roberto (Atlético de Madrid; empréstimo), Contini (Napoli; empréstio), Edmílson (Palmeiras)
Saem: Vallejo (Levadiakos), Ayala (Racing), Braulio (Recreativo; empréstimo), Songo'o (Real Sociedad; empréstimo), Ewerthon (rescisão de contrato)

Valladolid
O Valladolid também faz uma campanha decepcionante na Liga das Estrelas. É o penúltimo colocado da competição e com sério riscos de sair. Vamos conferir como foi o mercado do clube de José Zorrila.
Chegam: Keko (Atlético de Madrid; empréstimo), Del Horno (Valencia; empréstimo), Sereno (Vitória de Guimarães)
Saem: Diego Costa (Atlético de Madrid), Arranz (Numancia)

Xerez
E encerrando a nossa grande matéria sobre o mercado espanhol da liga BBVA, o lanterninha Xerez. O time de Jerez de la Fronteira, nunca antes havia disputado a liga BBVA em sua pobre história. E na primeira vez, uma campanha rídicula. São apenas duas vitórias e 15 derrotas. Vamos ver o mercado do Xerez, que trouxeram dois jogadores sul-americano.
Chegam: Alustiza (Chacarita Juniors; empréstimo), Vignere (Puebla; empréstimo)
Saem: Maldonado (Atlante; fim de empréstimo)

P.S: Athletic Bilbao, Deportivo la Coruña e Tenerife, não não contrataram e nem venderam ninguém no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário