segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Resumo: 23ª Rodada

Cristiano Ronaldo: show, gol e homenagem a Ilha de Madeira, que sofre com chuvas(getty images)

A rodada de número 23 da Liga BBVA foi marcada por muitos gols. No jogo de abertura de sábado e da rodada, o lanterna da competição Xerez foi até a Galícia encarar o Deportivo la Coruña. A caminhada para a vitória blanquiazul foi construída nos sete minutos iniciais da partida. Aos dois, em um lançe totalmente desnecessário Vicente Moreno agarrou o argentino Colotto dentro da área, após uma falta batida por Guardado. Resultado: pênalti. Néstor Gorosito, técnico do Xerez, inconformado, chamou o árbitro Perez Lazza de sem vergonha e foi expulso. Após muito bate boca, Guardado foi para a cobrança e fez jûs ao nome: guardou a bola no fundo da rede. Quatro minuto mais tarde, Pablo Alvaréz lançou Riki em profundidade, Gioda não conseguiu cortar e o espanhol saiu na cara de Renan e não desperdiçou, dois a zero. Com dois gols de vantagem no marcador, o time anfitrião relaxou na partida e por pouco não sofreu séria consequências. Calvo fez boa jogada pela esqueda e tocou para Victor Sanchez cruzar na medida para Bermejo marcar. As coisas só não se complicaram mais ainda para o Deportivo, quando Aranzubia fez uma linda defesa num chute Jerónimo "Momo". Com a vitória o Deportivo vai assegurando a sua vaga na próxima Liga Europa e, mesmo que seja difícil, continua lutando por Uefa Champions League. Já o Xerez sofreu sua 16ª derrota na Liga e parece já estar assegurado na Liga Adelante.

E o Sábado começou a ficar mais recheado de gols, à partir do jogo do líder Barcelona. O time catalão, que havia perdido a sua primeira partida na competição na rodada passada, entrou bastante desfalcado, mas não perdoou o time da Cantábria e goleou por quatro a zero. O jogo marcou o centenário de jogos de Pep Guardiola no comando da equipe. Com a bola rolando o Barça já matou a partida nos 45 minutos iniciais. Primeiro com Iniesta, que recebou um belo cruzamento de Rafa Márquez e, aproveitando-se de uma indecisão da zaga do Racing Santander, de canhota deu um belo toque matando Coltorti. O Barça teve a chance de ampliar com três chute em menos de dez minutos, todos eles para fora. Porém o segundo gol logo veio. Após falta dúvidosa que Fernandéz Borbalan marcou em Busquets, após o canterano ter feito boa jogada na meia lua. Henry foi para a cobrança e contou com a ajuda da barreira que abriu: dois a zero. Os afficionados nem comemoraram direito o gol do francês. É que minutos depois, uma nova falta rente a área do Racing. Dessa vez, Rafa Márquez cobrou com extrema categoria e acertou o canto de Coltorti para marcar o terceiro. Com o resultado na mão e pensando na partida contra o Stuttgart, o Barça pouco acrescentou na segunda etapa, que aliás, foi muito sonolenta. Mas de qualquer forma, o quarto gol saiu. Messi, que fez uma partida "pro gasto, fez linda jogada em cima de Crespo e rolou para Thiago Alcântara, nova promessa das canteras culés marca o quarto e fechar o caixão. O Racing Santander segue quatro jogos sem vencer na competição. Apesar de um resultado convicente, o dirigente do clube catalão, Cruyff, criticou bastante o time após o jogo, falando que essa foi a pior partida do time na era Guardiola

No Ono Estadí, a torcida barralets assistiu a primeira derrota no time jogando em casa. O Sevilla deu um passe enorme para assegurar a vaga na UCL e derrotou um time num confronto direto. No começo do jogo, parecia que a invecibilidade mallorquina continuaria. Borja recebeu "Chori" Castro, driblou Palop e cruzou na medida para Mario Suárez com o gol aberto marcar. Os rojillos encurralaram o Sevilla e perderam várias chances de ampliar. Aos 22 minutos, o Mallorca ficou por um fio de marcar o segundo, mas no final da jogada, acabou tomando o primeiro gol. Palop fez uma grande defesa, num cabeçeio de Borja, e no contra ataque, Dragutinovic lançou Jesus Navas, que aproveitou falha de Aouate e Ayoze, que não desperdiçou. Com Capél na esquerda e Jesus Navas na direita infernizando a zaga rojilla o Sevilla tomou conta do jogo e marcou o segundo. Dragutinovic cobrou uma falta exepcional e mandou na gaveta de Aouate. O terceiro gol ficou por conta de Perroti. Jesus Navas fez jogada na direita e mandou para Perroti, que se esticou e deu pontos finais ao jogo. O Mallorca perdeu pela segunda vez consecutiva e já vê a sua vaga na Liga Europa ameaçada pelo Athletic Bilbao.

Na briga para definir os últimos dois rebaixados(tendo em vista que o Xérez já está praticamente), o Zaragoza continua decepcionando no Campeonato Espanhol. Mesmo jogando em casa, a equipe do ex-palmeirense Edmílson perdeu para o Sporting de Gijón por três a um, neste domingo, e continua colado na zona de rebaixamento. Com o revés, o Zaragoza soma 21 pontos e só não vai encerrar a 23ª rodada entre os três piores porque seus rivais na briga contra a queda também frustraram. O Valladolid (20 pontos), por exemplo, apenas empatou com o Osasuna por um a um, longe de seus domínios. Já o Tenerife (20 pontos) foi goleado pelo Athletic de Bilbao por quatro a um. Com o triunfo, o time basco sobe para o sétimo lugar, com 36 pontos, e já começa a sonhar com uma vaga nas competições europeias da próxima temporada.

Uma semana após encerrar a invencibilidade do líder Barcelona, o Atlético de Madri esperava embalar no Campeonato Espanhol. Não conseguiu. O elenco madrileno perdeu para o modesto Almería por 1 a 0, fora de casa, e continua distante dos primeiros colocados. O primeiro tempo foi bem movimentado. Não faltaram chances para os dois lados. Como já era esperado, o uruguaio Forlán era o mais perigoso do lado madrileno. Teve duas boas oportunidades no primeiro tempo. No entanto, parou em boas defesas do brasileiro Diego Alves. Pelo Almería, Soriano e Goitom quase marcaram na etapa inicial. Pouca coisa mudou na etapa final. Atlético de Madri e Almería não recuaram e mantiveram a postura ofensiva. Quando não erravam na finalização, os goleiros se destacaram. Diego, aliás, fez outras boas defesas e se tornou um dos destaques do duelo. A partida caminhava para seu encerramento, mas os donos da casa foram eficientes e marcaram o único gol da partida. Aos 41min, Piatti anotou o tento da vitória do Almería.

O Real Madrid precisava vencer o Villarreal para não deixar o Barcelona disparar na liderança. E o time merengue não só venceu, como goleou o submarino amarelo. O show começou com Cristiano Ronaldo, aos 18 minutos. Na comemoração, o português mostrou uma camiseta em homenagem a Ilha da Madeira, que teve problema com inundação e mais cerca de 40 pessoas morreram. O segundo gol da partida foi marcado por Kaká, de pênalti, aos 21 minutos. Dez minutos depois Marcos Senna diminuiu para o Villarreal. E o primeiro terminou em 2 a 1. Na segunda etapa, porém, só deu Real Madrid. Higuaín fez aos nove minutos. Nilmar diminuiu novamente aos 21 minutos. Aos 26, o argentino Higuaín fez o segundo dele no jogo. Kaká também marcou pela segunda vez aos 34 minutos. Aos 43, Xabi Alonso completou a goleada de pênalti. O Real Madrid tem 56 pontos, dois a menos do que o Barcelona. O Villarreal está na 10ª posição, com 29 pontos.

Valencia e Getafe fizeram nessa segunda-feira o jogo que fechou a 23ª rodada do Campeonato Espanhol. Jogando em casa, o Valencia venceu por 2 a 1 e ficou isolado na terceira posição do torneio. Desde o começo, os donos da casa controlaram a partida e criaram mais chances para marcar. Aos 39 minutos da primeira etapa, Domínguez cruzou para David Villa, livre, encostar para o gol. O mesmo David Villa ampliou aos seis minutos do segundo tempo, e foi um golaço. Villa tocou por cima do goleiro, na entrada da área. Foi o 17º gol do artilheiro do Campeonato Espanhol. Nove minutos depois do gol, porém, Alexis foi expulso e deixou o Valencia com um jogador a menos. A partir daí o Getafe melhorou e conseguiu diminuir aos 29 minutos, com Manu. Mas foi só. O Valencia está na terceira colocação, com 46 pontos, enquanto o Getafe é o oitavo, com 32.

Um comentário:

  1. Real Madrid ainda vai levar esse espanhol , vai ser decidido na ultima rodada.

    ResponderExcluir