segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Craques da LFP: Fernando Torres

Fernando Torres quando jogava no Atlético de Madrid. Tempo bons para os colchoneros (footballwallpapers)

El Niño, The Kid, F9T, El Potro de Fuenlabrada. Todos esses apelidos descrevem um pouco o craque, um ídolo que passou pelo Atlético de Madrid. Fernando José Torres Sanz, mais conhecido como Fernando Torres.

El Niño nasceu em Madrid, e começou a se interessar por futebol como uma criança normal, e juntou a sua primeira equipe, Parque 84, com cinco anos de idade. Seu avô não era apaixonado por futebol, mas orgulhou-se de que ele fosse torcedor do Atlético de Madrid e, desde então, Torres desenvolveu o seu amor pelo clube madrilenho. Iniciamente Torres quis ser um goleiro, posição de seu irmão no futebol. No entanto, quando tinha sete anos, ele quebrou alguns dentes, como um resultado a sua mãe lhe disse para mudar de posição, ou não jogar mais futebol. Ele começou a jogar regularmente, portanto, como um atacante em uma clube da liga do interior do seu bairro, Mario’s Holland. Três anos mais tarde, ele impressionou os olheiros, e com apenas onze anos, foi para as categorias de base do Atlético de Madrid em 1995.

Depois de se fomar nas categorias de base do Atlético, Torres ganhou seu primeiro título importante na juventude em 1998. O Atlético de Madrid enviou uma equipe sub-15para competir na Copa Nike, tanto a nível nacional e europeu, para jogar com as jovens equipes do continente europeu, no qual o Atlético venceu o torneio. Logo após a competição, ele foi eleito o melhor jogador na Europa para essa faixa etária

A carreira no Atlético de Madrid

Em 1999, com 15 anos de idade, Torres assinou seu primeiro contrato profissional com o Atlético de Madrid. Ele passou seu primeiro ano jogando na equipe reserva e quando fez 16 anos foi para a equipe principal.

A temporada 2000-01 havia começado mal, como Torres sofreu uma lesão que o manteve fora dos gramados até dezembro. Já formado e sem lesões Torres foi para a pré-temporada, e finalmente fez sua estréia pela equipe em 27 de maio de 2001, no Vicente Calderón, contra o Leganés. Uma semana depois, ele marcou o seu primeiro gol para o clube contra o Albacete e terminou a temporada com o Atlético de Madrid caindo para a Segunda Divisão. No final da temporada 2001-02, o Atlético ganhou a Segunda Divisão e conseqüentemente a volta a La Liga. A temporada foi um ruim para Torres, durante o qual ele marcou apenas seis gols em 36 jogos da na Segunda Divisão. Já na temporada 2002-03, disputou a La Liga, onde conseguiu marcar 12 gols em 29 jogos e com o Atlético terminado em 11º.

Na temporada 2003-04, a segunda temporada na La Liga, Torres deu passos mais largos, marcando 19 gols na liga em 35 jogos, conseguindo se o terceiro maior artilheiro da competição naquela temporada. Ele formou uma parceria com o atacante grego Demis Nikolaidis, com quem se destacou no ataque. Os dois complementaram no ataque, criando espaços e oportunidades e conseguiram marcaram 26 gols entre eles. Com apenas dezenove anos, foi também nomeado o capitão do Atlético.

O Atlético perdeu a classificação para a Copa UEFA, mas por ter terminado a competição em 7º lugar em 2003-04, se classificou para a Copa Intertoto de 2004, dando a Torres primeiro gosto de disputar um campeonato europeu. Ele marcou dois gols nos dois jogos contra o OFK Belgrado. O Atléti chegou à final, mas perdeu para o Villarreal. O Chelsea acreditava que podeiam contratar Torres, em 2005, mas o presidente do Atlético Enrique Cerezo disse que eles tinham "nenhuma chance" de contratá-lo. Em janeiro de 2006, o clube estava disposto a ouvir ofertas por Torres, e Torres alegou que o Newcastle United havia feito uma proposta.

Depois da Copa do Mundo de 2006, Torres, que participou do elenco da Seleção Espanhola, admitiu que tinha rejeitado a possibilidade de jogar no Chelsea no final da temporada 2005-06. Na sequência da temporada 2006-07, na qual ele marcou 14 gols na La Liga, o futuro de Torres no Atlético foi novamente alvo de especulações após a equipe não conseguir ir deretamente para a Copa UEFA, com relatos na imprensa inglesa afirmando que Torres foi é a principal transferência para o Liverpool. Os rumores chegaram a um ponto que o presidente Enrique Cerezo do Atlético fez uma declaração dizendo: "Nós não recebemos nenhuma proposta do Liverpool ou de qualquer outro clube ou por algum jogador."

No entanto, alguns dias mais tarde, novos rumores diziam que o Atlético teria fechado um acordo com o Liverpool por Torres; rumores eram de que o Liverpool pagaria £25 milhões pela transferência de Torres, e com Luis García iria para o Atlético de Madrid, em uma transferência separada. Então, em 30 de junho de 2007, o Atlético anunciou um acordo com o Villarreal por Diego Forlán, que era visto como o jogador a substituir Torres na equipe, antes da sua saída havia se tornado oficial. Em 2 de Julho, foi comunicado que Torres tinha um curto feriado para voar de volta para Madrid para finalizar a transferência para o Liverpool.

No dia seguinte, Torres passou no médico do Liverpool e foi anunciado que teria uma despedida em Madrid, em 4 de julho de 2007, e ele se despediu do fãs . A Taxa de transferência é o mais alto pago na história do Liverpool e, em março de 2008, o treinador Rafa Benítez confirmou ao The Times que Torres foi contratado por cerca de £20 milhões, embora este valor conte com a transferência de Luis García ao Atlético. Ao final de sua carreira no clube colchonero jogou 284 vezes e marcou 48 gols.

Ficha Técnica

Nome completo: Fernando José Torres Sanz
Data de nascimento: 20 de março de 1984
Altura: 1,85
Posição: Atacante
Títulos: Liga Adelante (2001-2002) Eurocopa (2008)
Prêmios: 3º lugar da Bola de Ouro da France Football (2008), 3º melhor jogador do Mundo (2008) e Seleção da Eurocopa (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário