domingo, 7 de fevereiro de 2010

Resumo: 21ª Rodada

O Zaragoza mostrou um futebol decente, venceu o Sevilla e saiu da zona de rebaixamento (ap photo)

A 21ª Rodada da Liga BBVA foi marcada por muitas expulsões. Foram oito no total, sendo três delas só no confronto entre Zaragoza e Sevilla. Como de costume, as duas equipes fizeram uma partida bastante movimentada e muito violenta. Como já citada no início do post, três expulsões aconteceram no jogo. Stankevicius e Negredo pelo lado rojiblanco e Colunga pelo lado maño. O Sevilla que foi inferior nas expulsões, foi inferior no placar final também. O Zaragoza venceu na raça e enfim saiu da zona de rebaixamento - mandando para lá o Valladolid, que mais para frente falaremos sobre seu jogo - e, de praxe, tirou o Sevilla da zona da próxima Uefa Champions League. Uma partida que mostrou que o conjunto aragonés parecia outro, bem diferente do time que fazia uma péssima campanha e estava disposto à descer para a Liga Adelante. O Sevilla, que pareceu está com a cabeça na Copa, viu Negredo ser expulso e marcar um gol contra! O outro gol do Zaragoza foi marcado por Contini e Kanouté diminuiu para o Sevilla. Falando sobre Kanouté, o malinês saiu na segunda etapa com fortes dores e é dúvida para o jogo decisivo dos andaluzes na Copa contra o Getafe.

No jogo de abertura da 21ª Rodada, o Valladolid foi até o Mestalla encarar o Valencia. Os ches fizeram uma boa partida e não teve nenhum problema para ser impôr e vencer o Valladolid, que havia estreado o técnico Onésimo. Os gols da partida foram marcados ainda no primeiro tempo por Ever Banega e Villa. Destaque para o gol do argentino, que acertou um petardo no angulo do goleiro Justo Villa. Como cito Unay Emery na entrevista pós-jogo, após o gol de Villa, o time ficou muito preguiçoso e perdeu uma boa oportunidade de golear. Coisa rara do Valencia nessa liga.

No Camp Nou, dia de "marcas". Iniesta completou 200 jogos pela Liga com a camisa do Barça e Yaya Touré 100. Porém o marfinense não foi muito feliz e acabou saindo de campo lesionado. O jogador ficará de 10 a 15 dias fora dos gramados. Outra nota negativa para o time azulgrená foi a nova lesão de Daniel Alves. O brasileiro se machucou ainda no aquecimento e foi substituido por Maxwell, que improvisado de lateral direito foi muito bem. Com a bola rolando, uma árbitragem bastante polêmica. Árbitragem que foi criticada por Xavi (clique aqui e veja). O primeiro gol do Barça foi uma pintura do melhor jogador do mundo. Num escanteio batido por Xavi, Yaya Touré rolou para Messi, que chutou a bola com bastante categoria e cheio de curvas. Golaço e reverência para Messi no Camp Nou. Ainda na primeira etapa, o Barcelona sem complicou. Piqué foi tentar sair jogando e perdeu o controle na bola. Na tentativa de recuperar, chegou atrasado e acertou feiosamente Parejo, resultado: expulsão. Mesmo com um à menos, o Barça matou a partida no segundo tempo. Em contra-ataque puxado por Messi, Xavi recebeu do argentino e cara-a-cara do Codina, não desperdiçou. Detalhe: Eram Xavi e Messi contra quatro jogadores do Getafe. Messi driblou três deles! No finalzinho do jogo Rafa Márquez cometeu penalti bobo em Soldado e também foi expulso. Na cobrança, o ex-jogador do Real Madrid, deslocou Victor Valdés. Mas não havia mais tempo, o Barcelona segue 22 jogos sem perder na Liga Espanhola (21 só nessa temporada) e terá um compromisso duríssimo na próxima rodada contra o Atlético de Madrid. Cairá a invencibilidade?


Ainda no Sábado, após o jogo do Barcelona, o Real Madrid recebeu no Santiago Bernabeu, os catalões do Espanyol. Já sabendo da vitória culé e do momentâneo oito pontos de vantagem, o Real Madrid não sentiu a pressão e conseguiu um ótimo resultado: três a zero. Contando com uma boa partida de Kaká e Granero, o Real Madrid abriu o placar logo no início da partida. Após falta batida por Gramero, Sérgio Ramos subiu sozinho e testou firme para o gol de Kameni. Ainda no primeiro tempo, Kaká, que no meio da semana foi especulado como troca na Juventus por Chiellini e Diego, voltou a marcar um gol pelo Real Madrid. Após cruzamento de Arbeloa, Raúl desviou e Kameni fez a defesa, porém no rebote, Kaká com o gol livre, empurrou para o fundo da rede. No segundo tempo, Pellegrini botou em campo van der Vaart e Higuaín, dois jogadores que voltavam a campo após lesão. E o argentino não passou feio. No último minuto Kaká lançou Higuaín, que dominou bonito, fintou Kameni e mandou para as redes. Gol e aplausos para a pipita, que mostrou que será importantíssimo para a continuidade da temporada.

No domingo, Almería e Sporting Gijón jogaram no Juegos Mediterráneos. A equipe de Juanma Lillo se consolidou dos "olhos do descenso" após a boa vitória sobre a equipe e Gijón. Os andauluzes jogaram com dez homens em campo desde o minuto 11. Chico foi expulso. Os gols da partida fora marcados por Diego Castro de penalti para o Sporting Gijón e Cimas, Crusat e Guilherme comandaram a virada do Almería na partida. Além de Chico, Juanma Ortiz e Barral também foram expulsos.

Em Pamplona, o Osasuna derrotou o Tenerife por um a zero e somou sua quarta vitória consecutiva. Enquanto que a equipe do técnico Camacho soma umas boas sequências de vitórias, o técnico José Luis Oltra, acumulou sua oitava partida sem vitória, desde que começou a comandar o clube. Aranda marcou o único tento da partida no começo da segunda etapa.

O Mallorca mostrou toda a sua força dentrou do Ono Estadí. A vítima da vez foi o Villarreal. Na estreia do técnico Garrido, os amarelones sucumbiu e não conseguiu tirar a invencilidade mallorquina. O Mallorca pressionou o jogo inteiro e só conseguiu marcar nos últimos dez minutos finais de jogo, com Nunes. Com essa vitória somada a derrota do Sevilla, o Mallorca retornou a quarta posição, ou seja, retornou a zona de UCL. O segundo tempo foi bastante parelho, tanto Villarreal, quanto Mallorca tiveram as suas chances. Mas o Mallorca foi mais coopero e saiu de campo com os três pontos. Gregório Manzano, afirmou está orgulhoso do seu time.

A zebra quaaase passou no San Mamés...quase! Os bascos arrancaram uma sofrida vitória frente aos colistas. Llorente foi o herói do jogo com um doblete. Antes Moreno e Bermejo marcaram para o Xerez e o promissor Muniain para o Athletic. O Xerez que na rodada passada surpreendeu o Mallorca, não conseguiu repetir o feito e ganhar o Athletic Bilbao. Com a derrota o time de Jerez praticamente sacramentou às chances de ficarem na Liga BBVA.

No jogo de encerramento da rodada, Racing e Atlético de Madrid disputaram a sua segunda partida de três em menos de uma semana (caso queiram conferir um resumo do primeiro jogo entre essas duas equipes, clique aqui). Querendo se vingar da goleada sofrida na última quinta, o Racing foi para cima do Atlético de Madrid e levou a pior. Forlán abriu o placar para os rojiblancos antes dos 30 minutos. Porém Colsa empatou antes do intervalo. O lançe polêmico do jogo ficou por conta de De Gea. O jovem goleiro cometeu penalti claro em Tchité e González González nada marcou. De acorco com Quique, não houve nada e o árbitro acertou.

No meio da semana acontece os jogos da volta das semifinais da Copa do Rei e, claro, teremos uma matéria para os dois jogos.

Texto com colaboração de Victor Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário