domingo, 21 de fevereiro de 2010

100 vezes Guardiola

Guardiola e Laporta no dia da apresentação do treinador (getty images)


Neste sábado, dia 20 de fevereiro, Josep Guardiola completou 100 jogos oficiais pelo Barcelona. No dia 5 de maio de 2008 aos exatos 21:23 horário catalão, Joan Laporta declarou oficialmente que Josep Guardiola seria o encarregado de substituir Frank Rijkaard. E venceu uma disputa que tinha nomes como Mourinho e Laudrup. A missão de Pep não seria nada fácil para um treinador inesperiente (só havia treinado clubes das divisões de base do Barça), recolocar um time cheio de crises e sucumbindo ao estrelismo no topo novamente.

Na sua primeira coletiva de imprensa, Guardiola deixou bem claro que não contaria mais no seu elenco com nomes privilegiados no time, como Deco, Ronaldinho Gaúcho e Eto'o. Os dois primeiros tiveram suas vendas acertadas com Chelsea e Milan, respectivamente. Já no caso do camaronês, ele participou da pré-temporada com o time e Pep resolveu contar com o jogador durante mais uma temporada.

O seu primeiro ano como treinador foi cercados por expectativas. Chegaram jogadores como Keita, Daniel Alves e Hleb. Porém, uma das melhores contratações da Era Guardiola foi Piqué. O canterano estava encostado no Manchester United e foi uma aposta do treinador repatria-lo. O zagueiro que chegou cheio de dúvidas, em uma temporada, assumiu a camisa #3 da fúria, anulou Robben no superclássico que decidiu a liga e anulou Rooney na final da UCL.

Os primeiros jogos oficiais de Pep no comando culé foram bastantes tensos. Nos primeiros quatro jogos, o Barça perdeu dois, empatou um e venceu apenas uma. E lá se foi a primeira crise do técnico no comando do Barça. Em Setembro de 2008, o Barcelona iria estrear na fase de grupos da Champions League contra o Sporting de Lisboa. Caso o Barça perdesse, provavelmente Guardiola não ficaria mais no comando clube. Porém, tudo ocorreu bem e o Barcelona (apesar de ainda não convençer) venceu o clube de Portugal por 3 a 1.

Os títulos e números de Guardiola em apenas uma temporada e meia no clube
Após o 2 a 1 movimentado na final do Mundial, Josep Guardiola chegou ao seu sexto título no comando do Barça. O ano de 2009 foi espetacular para o treinador, que além de ver seu time ganhar tudo, viu Lionel Messi ganhar a Bola de Oura da France Football, ser eleito o melhor jogador da Uefa Champions League 08/09 e ganhar o tão esperado Fifa World Player e também o técnico foi eleito o melhor do ano de 2009. Ontem, após a goleada do Barça sobre o Racing Santander, Guardiola chegou à 100 partidas e incríveis 71 vitórias. Nunca viu o seu time perder por um gol de diferença e tem 71% de vitórias. O Barça de Pep marcou 242 vezes e sofreu 76 gols.

Os título de Pep no comando do Barça:
Liga BBVA 08/09
Copa del Rey 08/09
Uefa Champions League 08/09
Supercopa da Espanha 09
Supercopa da UEFA 09
Mundial de Clubes da FIFA 09

5 comentários:

  1. um dos melhores tecnicos do mundo sem sombra de duvidas

    ResponderExcluir
  2. visca el Guardiola, ;d daqui a pouco ele bate o Sir Alex Fergunson. Oque é uma coisa muito dificil, ou quase impossivel. Mas guardiola é o cara. Parabens pelo texto lesk, continue assim, :D abraço.

    ResponderExcluir