quinta-feira, 9 de junho de 2011

Balanço Final: Atlético de Madrid

Palmas para mim: excelente temporada de Agüero, que já deixou claro que quer sair do clube (getty images)

Campanha: 7ª colocação. 38 jogos, 58 pontos, 17 vitórias, 7 empates e 14 derrotas. 62 gols pró e 53 gols contra. Classifcado à Liga Europa 2011-12.
Competição europeia: Campeão da Supercopa da Uefa em cima da Inter de Milão e eliminação na fase de grupos da Liga Europa
Time-base: De Gea; Ujfalusi, Perea, Godín, Filipe Luís; Tiago, Mário Suárez, Elias, Reyes; Agüero, Diego Costa
Os artilheiros: Agüero (20 gols), Reyes (7) Forlán e Diego Costa (6)
O técnico: Quique Sánchez Flores
O destaque: Sergio Agüero
A decepção: Filipe Luís

Recapitulando: na temporada passada, o Atlético de Madrid foi campeão da Liga Europa e, logo no início da temporada, bateu a poderosa Inter de Milão e conquistou a Supercopa; De Gea se consolidou como goleiro de nível internacional; Jurado foi a única grande baixa do time no mercado, que trouxe um lateral-esquero decente, Filpe Luís, para o elenco; e o clube conseguiu manter Diego Forlán, vindo de uma excelente Copa do Mundo, onde foi o melhor jogador, e Agüero, melhor jogador da final da Supercopa da Uefa. Com isso, obviamente, os rojiblancos foram considerados única equipe a bater de frente com Barcelona e Real Madrid. E, no início da temporada, demonstrou isso: bateu Sporting Gijón e Athletic Bilbao nas primeiras rodadas com resultados convincentes. Porém, as quedas para Aris, na Liga Europa, e Barcelona, na Liga BBVA, marcaram um divisor d'águas para o time. Na competição europeia, eliminação ainda na fase de grupo, que tinha Aris, Rosenborg e Bayer Leverkusen, enquanto que a esperança de conquistar a Copa do Rei parou no rival Real Madrid, que já não perde do Atléti há onze temporadas.

Mas nem tudo foi negativo no clube de Gil Marín, novamente muito contestado ao fim de temporada. A arrancada rumo à classificação para a Liga Europa (que acabou ficando de bom tamanho para uma equipe com condições de pegar uma vaga para a Champions League) e os excelente desempenhos de Agüero e Reyes foram algos para se elogiar na temporada colchonera. Com a "crise" de Forlán, Kun desempenhou papel importante no ataque rojiblanco. Foram 20 gols na Liga (terceiro artilheiro, ao lado de Negredo, do campeonato) e o "prêmio" de melhor jogador do Atléti na temporada. O meio-campista, por sua vez, se achou: em sua melhor temporada na carreira, Reyes abusou do bom futebol, sobretudo no primeiro semestre, e dos gols bonitos e teve papel importante na temporada da equipe: foram sete gols e sete assistências.

Após mais um fracasso, o redimensionamento deverá ser grande. A começar por Agüero, que já publicou em seu twitter o desejo de sair do clube de Manzanares. O destino do argentino poderá ser um entre Juventus, Chelsea, Real Madrid e Barcelona. Em uma enquete do Marca, 56,07% dos internautas escolheram Agüero como atacante preferido para defender o Real Madrid na nova temporada (entre os nomes, estava o de Neymar). Outros nomes que não deverão mais integrar o elenco colchonero é De Gea e Forlán. Após o insucesso frustrante do uruguaio, que perdeu vez para Diego Costa no ataque e sofreu com as lesões musculares, o destino de Forlán deve ser o Besiktas, que levou o capitão Simão à Turquia no mercado de inverno. O jovem goleiro (que, para alguns, já é realidade), apesar de negar, já foi anunciado por Alex Ferguson como o substituto de van der Sar no gol do Manchester United.

Um comentário:

  1. tá mais para apequenamento do que para redimensionamento.

    excelente análise.
    abraço!

    ResponderExcluir