terça-feira, 7 de junho de 2011

Balanço Final: Málaga

La Bestia! Júlio Baptista chegou prometendo gols e cumpriu: o Málaga se salvou do rebaixamento muito por causa do brasileiro (e de Rondón) (getty images)

Campanha: 11ª posição. 38 jogos, 13 vitórias, 7 empates, 18 derrotas. 54 gols pró e 68 gols contra.
Competição europeia: Não participou
Copa del Rey: Eliminado nas oitavas-de-finais para o Sevilla
Time-base: Caballero; Gámez, Demichelis, Weligton, Eliseu; Apoño, Recio, Duda, Júlio Baptista; Seba Fernández, Rondón.
Os artilheiros: Rondón (14 gols), Júlio Baptista (9) e Sebá Fernández (7).
O técnico: Jesualdo Ferreira, até a 8ª rodada; Manuel Pellegrini, a partir da 10ª rodada.
Os destaques: Júlio Batista e Rondón
A decepção: Maresca

Em mais da metade das rodadas, o Málaga esteve na zona de rebaixamento. Aliás, o time andaluz era penúltimo na 31ª rodada. Ainda assim, terminou em 11º, a apenas três pontos do Espanyol, que na mesma 31ª rodada brigava por um lugar na Liga Europa. Isso já mostra a impressionante reação dos malaguenhos. Uma reação liderada por Julio Baptista, que saiu do banco de reservas da Roma para marcar 9 gols em 11 partidas em seu retorno à Espanha. Claro, tal recuperação (série de seis vitórias em oito jogos) foi bancada pelo xeique catariano que comprou o clube e fez as contratações necessárias para escapar da segundona. Agora, a segunda parte do plano entrará em ação, que é levar a La Rosaleda jogadores de mais peso para transformar o Málaga em uma força nacional.

Ao começar a próxima temporada na primeira divisão, o Málaga saberá que deve muito a Júlio Baptista. O brasileiro foi um dos reforços providenciados pelos novos donos do clube em janeiro, quando a ameaça de descenso era forte, mas a princípio pareceu um tiro pela culatra. Lesionado em fevereiro, teve de passar por uma cirurgia e só retornou dois meses depois. De volta, acabou salvando quase sozinho os andaluzes, que venceram cinco jogos seguidos entre as rodadas 32 e 36, com nada menos que sete gols de Baptista. Isso sem esquecer de Rondón: foram 14 gols e três assistências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário