quinta-feira, 2 de junho de 2011

Balanço Final: Deportivo La Coruña

Fato: o Deportivo, única equipe da região da Galícia a conquistar a primeira divisão espanhola, irá disputar a Liga Adelante em 2011/2012 (getty images)

Campanha: 18ª colocação, 38 jogos, 10 vitórias, 13 empates e 15 derrotas. 31 gols pró e 47 gols contra.
Competição europeia: Não participou.
Copa del Rey: Eliminado nas quartas-de-finais para o Almería.
Time-base: Aranzubia; Laure, Lopo, Colotto, Manuel Pablo; Juan Rodríguez, Rubén Pérez, Valerón, Guardado; Riki, Adrián.
Os artilheiros: Adrián (10 gols), Lassad (5), Riki (3).
O técnico: Miguél Ángel Lotina.
O destaque: Adrián López.
A decepção: Riki.

A equipe de Miguel Ángel Lotina deu até logo à Liga BBVA justamente quando iria completar 20 anos de seu último acesso. A equipe, única da região da Galícia a conquistar o título da primeira divisão nacional, conquistou durante esses vinte anos, além da Liga BBVA, duas Copa do Rei e três SuperCopa da Espanhola, além de chegar às semifinais da Liga dos Campeões da Uefa. O rebaixamento, apesar de doloroso, foi justamente merecido: o Deportivo pagou pelo preço de ter sido inconstante. Começou a temporada mal, teve uma boa reação, mas, de repente, caiu de produção e entrou na zona de rebaixamento. Outro ponto negativo é um clube do tamanho do Deportivo ter que depender de um jovem de 21 anos, Adrian López, que já acertou sua ida ao Atlético de Madrid, e dos lampejos do veterano Valerón, que confirmou ficar na equipe para a disputa da Liga Adelante. Apesar de contar com Adrian, a falta de um ataque mortal fez muita falta ao Deportivo. A exemplo de comparação, os blanquiazules terminaram a competição com 31 gols: Cristiano Ronaldo, o artilheiro histórico, marcou 40 vezes, enquanto Messi, vice-artilheiro, balançou as redes as mesmas 31 vezes que os galegos.

A queda do clube galego não chega a ser surpreendente. A equipe vem com problemas financeiros há anos e cai na tabela a cada campeonato. Mas a reação à queda tem sido positiva em La Coruña. A torcida preferiu demonstrar apoio ao elenco e à tentativa de reconstrução da equipe. Além disso, o presidente Augusto César Lendoiro já anunciou que pretende renovar com alguns jogadores, como o zagueiro Diego Colotto. O contrato do argentino se encerra ao final da próxima temporada. Renovar com um dos nomes mais benquistos pela torcida indica que o clube imagina estar de volta à elite em 2012/13.

Outro sinal de mobilização foi o rápido anúncio do novo técnico. José Luis Oltra é o substituto de Miguel Ángel Lotina. O treinador teve sucesso quando implantou o 5-3-2, mas as muitas lesões, sobretudo na zaga, o fizeram mudar para o desprevenido 4-3-3. O currículo do novo comandante é irregular. Teve um grande momento ao levar o Tenerife de volta à primeira divisão em 2008/09, mas seus demais trabalhos tiveram resultados medianos. De qualquer maneira, o clube já inicia a preparação para a próxima temporada, sem perder tempo com lamentações. O retorno imediato à elite é fundamental para o futuro deportivista. O clube estava em péssima situação financeira há dois anos. A diretoria cortou gastos e investimentos em todas as áreas e, só no último ano, as dívidas caíram em € 20 milhões (mas ainda é alta: € 87 milhões). Cair para a Segundona permite ao Deportivo gastar menos com jogadores, mas não é o suficiente para compensar a queda no faturamento com TV, patrocínio e, eventualmente, bilheteria.

Um comentário:

  1. Uma pena a queda do Deportivo, time que acho bastante simpático.
    Que voltem logo.

    ResponderExcluir