sábado, 11 de junho de 2011

Balanço final: Villarreal

O abraço entre Nilmar e Giuseppe Rossi marca uma grande dupla de ataque, que contribuiu muito com a ótima temporada do Villarreal (AFP)

Campanha: 4ª colocação. 38 jogos, 62 pontos, 18 vitórias, 8 empates e 12 derrotas. 54 gols pró e 44 gols contra. Classificado à fase classificatória da Liga dos Campeões.
Time-base: Diego López; Ángel López (Mario Gaspar), Marchena, Musacchio (Gonzalo), Capdevila; Bruno Soriano, Cani, Cazorla; Borja Valero; Giuseppe Rossi, Nilmar.
Os artilheiros: Giuseppe Rossi (18 gols), Nilmar e Cani (11), Santi Cazorla e Marco Ruben (5)
O Técnico: Juan Carlos Garrido
O Destaque: Giuseppe Rossi
A decepção: Jozy Altidore

“Foi espetacular, mas podemos melhorar”, a frase é de autoria do treinador Juan Carlos Garrido e ele tem muita razão. Por que não uma vaga direta à fase de grupos da Liga dos Campeões e a participação na final da Liga Europa? Faltou pouco para o Villarreal alcançar ainda mais sucesso na temporada 2010-11. O treinador mexeu diversas vezes na estrutura tática da equipe, mas adotou o 4-4-2 a rombo bastante ofensivo, porém jamais deixando a linha defensiva exposta. E foi justamente a retaguarda que chamou muita atenção, pois sem muita badalação, conseguiu ser a quarta menos vazada em La Liga. Sem nomes de destaque, os laterais avançando pouco e um primeiro volante seguindo a mesma tendência foram chave para o submarino amarillo sofrer apenas 44 gols.

Os números globais do ataque não mostram muita coisa, porém, Nilmar e Rossi impressionaram e marcaram 29 dos 55 gols da equipe no Campeonato Espanhol. Somando os jogos do Villarreal na LE, o brasileiro terminou a temporada com 16 gols e o italiano fez 29. Além deles, o camisa dez Cani, com cinco gols e um papel tático interessante: não jogou como legitímo meia-atacante, ficou na linha de dois do meio-campo atrás de Borja Valero. Ao seu lado, quase sempre, estava Santi Carzola, que se destacou ainda mais, também marcou cinco vezes, mas ainda conseguiu 10 assistências, liderando os amarillos neste quesito. O principal armador da equipe, Borja Valero com boa qualidade no passe, cedeu oito passes decisivos aos companheiros e por ser versátil e ter bastante técnica já aparece em lista de reforços de outros times – o Napoli já até ofereceu 10 milhões de euros mais Gargano pelo jogador.

Mas nem tudo certo para a equipe da comunidade valenciana na temporada 2010-11. O jovem Altidore ainda não estourou e passou mais uma temporada longe da Espanha, emprestado ao Bursaspor largar mal. Cicinho chegou na parada de inverno e mal jogou, sendo banco ora de Ángel, ora do jovem Mario Gaspar. Entre os jogadores que apareceram menos, Marcos Senna merece destaque, pois mesmo tendo muito nome, não reclamou da reserva e sinaliza querer renovar seu contrato com a equipe. Para a próxima temporada, com três competições pela frente, o submarino amarillo deverá investir, pois a equipe é muito boa, mas não existem tantas peça de reposição, o que será muito necessário em 2011-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário