sexta-feira, 10 de junho de 2011

Balanço Final: Athletic Bilbao

David López é abraçado por Iraola: a dobradinha no lado direito foi fundamental. Na foto, eles são ladeados por Llorente e Muniaín, outros destaques da campanha rojiblanca (bilbao.theoffside.com)

Campanha: 6ª colocação, 58 pontos, 18 vitórias, 4 empates e 16 derrotas. 59 gols pró 55 gols contra. Classifcado à Liga Europa 2011-12.
Competição europeia: Não participou.
Copa del Rey: Eliminado nas oitavas de final pelo vice-campeão Barcelona.
Time-base: Iraizoz; Iraola, Mikel San José, Amorebieta, Castillo; Gurpegui, Javier Martínez; David López, Toquero, Munain; Llorente
Os artilheiros: Fernando Llorente (18 gols), Gaizka Toquero (7 gols) e David López (6 gols)
O técnico: Joaquín Caparrós
O destaque: Fernado Llorente
A decepção: Óscar De Marcos

O Barcelona por apostar nas canteras é sempre exaltado, mas esta temporada mostrou, mais uma vez, que o Athletic Bilbao também tem um modelo de sucesso: a valorização dos jogadores bascos. Os bilbaínos jamais foram rebaixados e, em 2010-11, conseguiram a importante classificação à Liga Europa 2011-12. A equipe descrita por Caparrós como quem tem “muita alma”, mostrou isso, pois só garantiu a participação na competição continental na última rodada. Essa importante classificação se deve muito ao centroavante isolado no 4-2-3-1 dos leones: Fernando Llorente marcou 18 vezes em La Liga e chegou aos 84 gols com a camisa rojiblanca, alcançando a vigésima colocação na lista de artilheiros da história do clube. Além disso, o artilheiro jogou todas as 38 partidas do Athletic Bilbao no campeonato.

Com a política de contratar pouco, a manutenção dos campeões mundiais Llorente e Javier Martínez foi fundamental para se manter no topo. Como os leones mudam pouco, o entrosamento dos 11 que jogam é muito bom e um fator de desequilibrio, em uma liga que há muita disputa abaixo de Barcelona e Real Madrid. O “mago de aiegui”, após fazer parte do grupo campeão mundial, demorou a engrenar e, a partir da 16ª rodada, ele passou a marcar gols, que ajudaram no crescimento do Athletic em La Liga, e também se tornou mais constante. Além dos dois, outro jogador mostra que terá muito futuro na Furia: o jovem Iker Muniaín marcou cinco vezes e vem crescendo a cada temporada e ainda tem apenas 18 anos.

A dupla Iraola e David López, que atua pelo lado direito, também se destacou, juntos eles deram 13 assistências no Campeonato Espanhol. Eles também ajudaram nos gols, o meia conseguiu seis e o lateral fez quatro, produção muito boa. Mas, existem as grandes decepções: o atacante De Marcos é a maior delas, jogou 13 vezes e não balançou as redes em nenhuma delas, seguindo apenas como promessa, com 22 anos. Para o próximo ano, a tendência é que o elenco bilbaíno não mude muito, portanto seguirá forte, mas existe a ressalva. Em 2011-12 serão três competições, incluindo a LE, ou seja, o modelo de gestão rojiblanco poderá atrapalhar, pois temporada promete ser longa. Como o Athletic só contrata bascos ou descendentes de bascos, reforçar este elenco com a qualidade necessária será o grande desafio do presidente Fernando García Macua, que ainda enfrentará eleições em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário