domingo, 5 de junho de 2011

Liga Adelante: Tempo de decisão

Peleteiro e Dani Abalo comemoram: o Celta Vigo é o favorito para conseguir a última vaga para a próxima Liga BBVA (AS)

Começa na próxima semana uma das fases mais interessantes da temporada espanhola: os play-offs da Liga Adelante, fase que entrou em vigor nesta temporada. Com o campeão Real Bétis e o Rayo Vallecano já promovidos à Liga BBVA, Elche, Granada, Celta e Valladolid lutam pela última vaga. A disputa desperta a torcida de muita gente. Enquanto alguns querem ver o tradicional Celta Vigo de volta à primeira divisão, outros esperam ver Elche ou Granada, que há tempos não disputam a elite nacional.

O Celta Vigo esteve na Liga BBVA pela última vez em 2006/2007, quando fora rebaixado na última rodada. Nesta temporada, uma acesso à elite serviria para descarregar nos torcedores rivais do Deportivo toda a euforia pela volta e, também, pelo descenso dos blanquiazules. Os pucelanos do Valladolid foram rebaixados na última rodada, após ter uma inglória chance de se salvar diante do Barcelona no Camp Nou. Detalhe: os blaugrana precisavam da vitória para sagrarem-se campeões. O resultado foi o esperado: goleada e com show de Messi, que garantiu um doblete, a artilharia da Liga e o bicampeonato barcelonista. O Elche já não disputa a Liga BBVA há 23 anos, enquanto o Granada tentará um acesso para disputar uma competição que já não disputa há mais de 30 anos.

Para não passarmos em branco, o Quatro Tiempos apresenta breves considerações sobre as semifinais dos play-offs. Quem aparece à esquerda joga primeiro em casa.

Valladolid (7º, 66) x Elche (4º, 69)
Elche e Valladolid se enfrentaram em vinte e oito ocasiões em largo de suas respectivas histórias esportivas, com um retrospecto bastante parelho tanto na primeira divisão quanto na segunda. São doze vitórias do Elche, dez vitórias do Valladolid e seis empates. Na atual temporada, o Valladolid levou a melhor ante os alicantinos: foram quatro de seis pontos somados, com uma vitória no José Zorilla e um empate em Alicante. Na 26ª rodada, o Valladolid venceu com tentos de Nauzet e Jofre, em um encontro marcado pela expulsão de Baraja pelo lado pucelano. Para o duelo, o Valladolid contará mais uma vez com os gols decisivos do artilheiro Javi Guerra. Javi é o vice-artilheiro da competição, com 26 gols, média de 0,65 por jogo.

No lado verdiblanco, a esperança está a cargo de Ángel. Com 12 gols e referência no compacto 5-4-1 de José Bordalás, o atacante é dono de uma excelente Liga Adelante. Certamente, será visto como um herói em caso de um provável acesso dos ilicitanos. O habilidoso Kike Mateo, extremo esquerdo, também é aposta, sendo sempre perigoso em bolas paradas. Mas as duas equipes, certamentes, entrarão como azarões na final. Inferiores tecnicamente a Celta e Granada, Valladolid e Elche apostarão suas respectivas temporadas nesta semifinal.

Celta Vigo (6º, 67) x Granada (5º, 68)
Final antecipada. Celta Vigo e Granada, donos de um excelente primeiro turno, caíram de produção ao longo do segundo semestre, perderam contato com os líderes, sobretudo o Celta Vigo (que queda!), e, para fãs do futebol espanhol, infelizmente jogarão as semifinais dos play-offs. Fabri González, treinador do Granada, tentou tirar um pouco a pressão jogada na equipe: "eles [Celta Vigo] têm a obrigação de voltarem a primeira divisão após o rebaixamento do Deportivo". A frase foi mal intepretada pelos aficionados filipinos: há 35 temporadas sem saber o que é disputar a elite espanhola, os torcedores rojiblancos esperam dedicação total dos jogadores, já que a equipe nunca esteve tão próxima do acesso à Liga BBVA nesses últimos anos quanto neste anos. Um provável acesso premiará, principalmente, González, que, em três temporadas, levou a equipe da Segunda B aos play-offs da Liga Adelante. Alex Geijo, emprestado pela Udinese ao Granada, é a principal aposta dos granotes: o suiço já marcou 24 vezes e chama a atenção de vários clubes da liga bbva.

A favor do Celta, o ataque com Juan Rodríguez, artilheiro da equipe com 16 gols, e Juan Tomás, promissor atacante de 20 anos, e a experiência de grande parte do time, como Ander Murillo, Peleteiro e Papadopoulos. O 12º jogador Dani Abalo também está à disposição do técnico Paco Herrera, que varia do 4-4-2 ao 4-3-3. Temerário, deve ir para a partida de ida com força total e, dependendo do resultado, se fechar ao máximo para parar a veloz equipe do Granada.

Um comentário: