quinta-feira, 2 de junho de 2011

Balanço Final: Hércules

"Eu preciso de um companheiro", reclama Trezeguet. Função de salvar o Hércules da degola caiu toda nas mãos do francês, que não deve permanecer para a disputa da Liga Adelante (getty images)

Campanha: 19ª colocação, 38 jogos, 9 vitórias, 8 empates e 21 derrotas. 36 gols pró e 60 gols contra.
Competição europeia: Não participou.
Copa del Rey: Eliminado na terceira fase para o Málaga
Time-base: Calatayud; Abraham Paz, Cortés, Pamarot, Peña; Abel Aguillar, Fritzler; Drenthe, Kiko (Tiago), Haedo Valdez; Trezeguet.
Os artilheiros: David Trezeguet (12 gols), Haedo Valdez (8) e Royston Drenthe (4).
Os técnicos: Esteban Vigo, até a 29ª rodada; Miroslav Djukic, a partir da 30ª rodada.
O destaque: David Trezeguet
A decepção: Royston Drenthe

Nessa temporada, o Hércules foi rebaixado com um elenco que tinha total capacidade de permanecer na Liga BBVA. Após o ótimo mercado de verão, a equipe foi totalmente remodelada para a disputa da Liga BBVA, com nome de peso, como Trezeguet, Haedo Valdez e Drenthe. A defesa não se comportou muito bem, apesar de partidas seguras de Cortés e o goleiro Calatayud. A inexistência de um meio-campo mais coeso foi o ponto crucial para o fracasso retumbante dos blanquiazules. Kiko se consolidou como uma das grandes revelações desta Liga, enquanto Drenthe só foi achar seu futebol na reta final. O holandês foi contratado para ser o principal jogador de meio-campo do time, mas seus problemas extracampos só o atrapalharam. Os principais foram os problemas na apresentação ao clube em janeiro e a multa recebida em setembro. O jogador estava dirigindo pelas ruas de Alicante a 160 quilômetros por hora, e segundo os policiais teria desrespeitado seis semáforos fechados.

Trezeguet foi o grande matador da equipe, como se esperava, com 13 gols. Haedo Valdez, irregular na temporada, aparece em segundo com apenas oito gols. O paraguaio foi contratado com até mais status de estrela do que o veterano francês, mas deixou a desejar na temporada. Seu doblete no Camp Nou na vitória histórica do Hércules ante o Barcelona foi seu melhor momento na temporada. Detalhe: em setembro de 2010. A má pontaria também foi um ponto negativo: os herculinos chegaram a ficar cinco meses sem marcar um único gol fora do Rico Pérez - marcaram apenas sete longe da Comunidade Valenciana. A grandiosa temporada de Kiko no meio-campo está tendo resultado. Especulações crescem a cada noticiando que o Barcelona está atrás do jovem. Kiko, porém, negou algum interesse dos azulgrenás. Na temporada, o jovem de 19 anos foi o autor de oito assistências.

De retorno à Liga Adelante, onde foi campeão em 2009/2010, o Hércules já pensa em voltar para a elite nacional. O novo diretor esportivo da equipe, o ex-jogador Sergio Fernández, pensa em recontratar Juan Carlos Mandiá para a disputa da segundona. Mandiá foi o técnico com o qual o Hércules conseguiu o acesso para a Liga BBVA. Um dos grandes erros, talvez, da diretoria herculana foi não ter dado mais uma chance ao treinador, demitido com problemas na renovação. Esteban Vigo e, depois, Miroslav Djukic não conseguiram em momento algum implementar um padrão de jogo na equipe. Mesmo com o fracasso do 4-2-3-1 de Boquerón, Djukic preferiu apostar no módulo, que privilegiava o ataque, deixando muitos espaços para os adversários chegarem nas redes de Calatayud. A defesa foi o calcanhar de aquiles da equipe: o Hércules sofreu 60 gols na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário