segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Resumo: 16ª Rodada (2ª parte)

Hoje é dia Di María: argentino salva o Real Madrid e evita primeira fuga do Barcelona na competição (getty images)


As rodadas de fim de ano são sempre menos movimentadas. Com o frio, as equipes entram mais cautelosas, para diminuir um pouco os riscos de lesão. Não obstante, esse final de ano ainda reservou tempestades de neve para toda a Europa, roubando algumas partidas do final de semana. Na Itália e na Inglaterra, muitos jogos foram adiados. Sorte para a Espanha, que não teve nenhum jogo sequer suspenso.

No domingo, apenas o jogo na Andaluzia entre Málaga e Atlético de Madrid foi intenso. Tentando se recuperar do baque da eliminação na Liga Europa, os rojiblancos não tiveram nenhuma dificuldade para bater os malagueses. No jogo que encerrou a rodada, o Real Madrid passou por dificuldades - não previstas por muitos - e bateu o Sevilla graças a um gol de Di María, que, praticamente sem ângulo, jogou no canto esquerdo de Palop. Confira o resumo dos jogos de domingo.

Real Madrid 1x0 Sevilla
A perseguição continua. Até os 30min do segundo tempo, o Real Madrid via o Barcelona abrir quatro pontos de vantagem na liderança do Campeonato Espanhol e ensaiar sua primeira fuga na competição. O cenário pirou com a expulsão de Ricardo Carvalho. Mas um belo gol do argentino Di María mudou tudo. O time merengue supriu a inferioridade numérica e venceu o Sevilla mesmo sem jogar bem. O triunfovdeixou os comandados de José Mourinho com 100% de aproveitamento em casa e manteve a equipe na cola do rival. O Sevilla segue com uma campanha modesta: é o décimo primeiro colocado e vem de cinco derrotas consecutivas, uma marca negativa que não acontecia desde 2000, dois anos antes de Josep Maria Del Nido assumir a presidência.

Os blancos viram seu setor ofensivo bater cabeça e sofrer para furar a defesa do Sevilla. Em um primeiro tempo marcado por apenas três finalizações – duas dos donos da casa –, o time merengue encontrou dificuldade para armar boas jogadas ofensivas. Em vários momentos, viu Benzema interferir no andamento da jogada ao ficar constantemente em impedimento. Se já não bastasse ter criados poucas chances no ataque, os blancos ainda terminaram o primeiro tempo levando um susto. Após falta, Casillas espalmou para o meio da área e Romaric foi interceptado por Pepe na hora da finalização, que provavelmente morreria nas redes.

O segundo tempo foi bem insonso, e tudo se complicou para o time de Mourinho após a expulsão de Ricardo Carvalho. Porém, aos 32 minutos, os merengues acharam o gol salvador. Özil fez boa jogada pela direita, infiltrou na área e rolou para trás. Pedro León tentou o arremate de fora da área, a bola explodiu na defesa do Sevilla e sobrou para Di María. Mesmo sem ângulo, o argentino bateu bem na saída de Palop e marcou o único gol da partida.

A Arbitragem de Clós Gomez foi bastante controversa e Mourinhou elaborou uma lista com treze erros garrafais do árbitro. O Real Madrid passou por um sufoco, muito por causa da suspensão de Xabi Alonso. A ausência de Xabi deixou um enorme vazio, que ninguém conseguiu suprir. Khedira e Lass formaram uma volância demasiadamente plana e encontraram dificuldades para construir jogadas.

Málaga 0x3 Atlético de Madrid
O Atlético de Madrid chegava ao La Rosaleda com o intuito de se recuperar após a eliminação precoce na Liga Europa. Ou seja, entrou pressionado em campo. Apesar de fora de casa e com o atacante uruguaio Forlán apenas como opção no banco, o Atlético de Madrid começou melhor. Marcava bem e saia com rapidez para o ataque. Diante disso, saiu em vantagem no marcador. Aos 22min, Tiago subiu de cabeça e fez 1 a 0.

Após isso, o elenco colchonero recuou, e o Málaga cresceu um pouco em campo. Tinha mais posse de bola, mas falhava na finalização. O goleiro De Gea, por exemplo, teve pouco trabalho na primeira parte. Aliás, os anfitriões acertaram apenas um chute na etapa inicial. Os anfitriões voltaram com uma postura diferente e tentaram pressionar. Mas dava espaços para o Atléti, que ‘mataram’ o jogo num curto espaço de tempo. Aos 21min, Dominguez ampliou de cabeça. Apenas três minutos mais tarde, Tiago também cabeceou para selar a vitória do Atlético de Madrid.

2 comentários:

  1. KHEDIIIIIIIIIIIIIIRSSS!
    AUHJAUHAHUAHUHUAAHUA ele e Lass foram +/- ontem.

    Real teve sorte, jogou pouco, mas saiu com a vitória no finalzinho. Negredo mostrou porque não foi aproveitado no Real. Perdeu um gol incrível.

    Barça continua sobrando. Olho no 4-3-3 do Altéti com Elias chegando lá. ABS!

    ASS RASANGUI

    ResponderExcluir
  2. O Real Madrid jogou mal mesmo. Algumas peças-chaves da equipe, como Cristiano Ronaldo e Özil, estiveram aquém do podem fazer.

    Sobre o Elias e o Atlético de Madrid, recomendo esse texto do Claudio: http://quatrotiempos.blogspot.com/2010/12/planejamento-por-agua-abaixo.html

    Abraço!

    ResponderExcluir