segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Análise do primeiro turno: Hércules

Como um bom vinho, Trezegol continua melhorando com o passar dos anos (AP Photo)

Campanha
12ª posição. 16 jogos, 19 pontos. 5 vitórias, 4 empates e 7 derrotas. 18 gols pró e 22 gols contra.

Técnico
Esteban "Boquerón" Vigo. Esteban foi o responsável por devolver o Hércules à elite do futebol espanhol. Criado nas bases do Barcelona, Esteban Vigo é conhecedor de muitos canteranos do Barcelona ou, pelo menos, da forma como se cria. Com isso, preparou de forma muito inteligente o confronto contra os blaugranas na segunda rodada da Liga. O técnico fez o Hércules jogar com paciência e em contra-ataques, e bastarem duas chances para Valdez matar a partida. Após isso, Esteban Vigo virou unanimidade em Alicante e a palavra demissão praticamente não existe em sem dicionário. O técnico mudou o 4-3-2-1 que fez sucesso contra o Barcelona para o 4-2-3-1 e conseguiu manter o bom rendimento da equipe. E, por enquanto, o desempenho dos blanaquizules é melhor do que se imaginava: para quem começou o campeonato pensando em não ser rebaixado, a décima segunda colocação está de bom tamanho

Destaque
Trezeguet. Artilheiro do Hércules no campeonato, ele ainda é o cara. Após muito tempo no futebol italiano, David adaptou-se facilmente ao futebol esapnhol. Com a mesma sagacidade e o mesmo oportunismo de um garoto, cabe aos herculanos o agradecimento ao atacante por não ter renovado seu contrato com a Juventus. Também há outros destaques nesse Hércules: o francês Pamarot vai muito bem em sua segunda temporada no clube de Alicante, enquanto Pulhac tem crescido bastante na ala direita. Ainda assim, o maior destaque é Trezeguet, principalmente se acompanhado de Kiko, principal meio-campista do time e líder de assistências do Hércules. Não há dúvidas de que a dupla garante um nível bem mais alto à equipe.

Decepção

Haedo Valdez. As expectativas em torno do atacante paraguaio eram enormes. A boa Copa do Mundo somada a boa pré-temporada fizeram com que os torcedores blanquiazules tivessem esperança de ver um Hércules mais avalassador. Em sua primeira partida, Valdez calou o Camp Nou com um doblete para cima do Barcelona, numa vitória que pôs o mundo futebolístico boquiaberto. E é só disso que vive Valdez na competição. Após isso, o paraguaio fez mais dois gols e vem cometendo faltas bobas, que lhe custaram cinco cartões amarelo - é o jogador com mais cartões no time.

Perspectiva

Meio da tabela ou briga por Liga Europa. Pelo que fez até aqui, o risco de rebaixamento parece ter ficado para trás. Com a defesa bem arrumada e o meio-campo compacto e preparado para contra-atacar, o Hércules conquistou alguns bons resultados no primeiro turno. Porém, não dá para sonhar com muito mais do que isso. A Liga Europa está perto, mas tem times mais bem preparados e com elencos superiores para conseguir as vagas. Nomes como Haedo Valdez e Abel Aguilar precisam mostrar mais futebol para ajudar o Hércules a brigar por uma competição europeia. O preparo físico também precisa melhorar, já que o Hércules mostra-se avalassador quando tem fôlego e um time sem ambição quando este acaba - vide o jogo contra o Real Madrid.

Um comentário:

  1. Valdez decepcionou mesmo. Só calou o Camp Nou e mais nada. Está faltando mais ambição para o paraguaio. Uma dupla boa com Trezeguet pode fazer Esteban Vigo mudar para o 4-1-2-3, com Kiko e Valdez nos flancos.

    ResponderExcluir