domingo, 5 de dezembro de 2010

14ª Rodada (1ª parte): Recuperando-se

Sumidos no superclássico, Özil e Cristiano Ronaldo resolveram aparecer e o Real Madrid venceu o Valencia (reuters)

Após ser humilhado no superclássico de segunda-feira, o Real Madrid entrou em campo para mais um jogo que lhe traria dificuldades. Contra o Valencia, o Real Madrid mostrou-se meio desanimado no primeiro tempo e viu um jogo extremamento parelho. Na segunda etapa, a postura foi outra, e Özil e Cristiano Ronaldo (apagadíssimos no superclássico) resolveram decidir. Com um doblete do português (que chegou a 17 na competição), o Real Madrid chegou à vitória. O Barcelona, por sua vez, ao contrário do Real Madrid, encontrou dificuldades no primeiro tempo e em boa parte do segundo. Mas, com Messi inspirado, deu o golpe final após o segundo gol, que acabou desanimando os rojos. No outro jogo de sábado, o Atlético de Madrid segue decepcionando e, desta vez, perdeu para o Levante, em Valencia. Esta foi a terceira derrota consecutiva dos rojiblancos, que, na Liga Europa, não dependem mais de si para classificar-se. Confira o resumo dos jogos.

Real Madrid 2x0 Valencia (Pedro Spiacci)
Primeiro jogo após o atropelamento sofrido para o Barcelona, na semana passada, o Real Madrid precisaria do apoio de sua torcida e teria que ter força para retomar o caminho das vitórias. O adversário seria o Valencia, quinto colocado e que conta com Mata, Soldado e Joaquín em grande fase. Portanto se conquistasse os três pontos no Santiago Bernabéu, a confiança estaria de volta à Chamartín.

Jogando bem fechado e explorando os contra-ataques, Los Che dificultaram muito o trabalho madrilenho na primeira etapa. José Mourinho mexeu na equipe, e a escalou com três volantes (Lass Diarra, Xabi Alonso e Khedira). O time criou apenas duas chances claras, uma com Ronaldo, que de letra acertou a trave e outra com Özil, que usou seu bom passe e colocou seu compatriota Khedira na cara de Guaita.

Aos 19 da segunda etapa, Albelda simplificou para os merengues. O volante do Valencia recebeu seu segundo cartão amarelo e foi expulso. Os comandados de José Mourinho partiram para o ataque, o gol era questão de tempo. Os visitantes tentaram se fechar mais, porém a resistência durou oito minutos, Özil achou Ronaldo e o português finalizou de canhota. Mas p grande lance do camisa sete ficou guardado para o fim. Ele mostrou habilidade, limpou a defesa com bons dribles e agora com a perna direita, fez o arremate para marcar o doblete e voltar a artilharia isolada de La Liga, com 17 gols. O craque luso segue encantando a torcida de Madri, e chegou a média de um gol a cada 89 minutos com a camisa blanca. O Real Madrid segue apenas dois pontos atrás do líder Barcelona e retomou rapidamente o caminho das vitórias, algo importante após o duro golpe sofrido em “El Clásico”.

Osasuna 0x3 Barcelona
Antes da bola, enfim, rolar no Reyno de Navarra, muitas polêmicas antecederam a partida. Por causa da crise dos controladores de voo, o Barcelona pediu à RFEF que adiasse a partida para domingo, alegando que seria difícil chegar a tempo de ônibus para Pamplona. O Osasuna, porém, acabou não aceitando o pedido do Barcelona e seus jogadores chegaram a dizer que, se a partida fosse mesmo adiada, não entrariam em campo. Só restou ao Barcelona ter que sair "em cima da hora" da Catalunha, pegar um trem até Zaragoza e, de lá, ir de ônibus até Navarra. O maior receio dos blaugranas era não chegar a tempo para o confronto, e isso aconteceu. O jogo teve um atraso de 45 minutos e o Barcelona chegou no estádio, fez um aquecimento rapidíssimo - mais ou menos cinco minutos - e foi para os vestiários se trocar.

Como já previsto, o Barcelona mostrou-se cansando em boa parte do primeiro tempo. Xavi e Iniesta, que brilharam no superclássico, erravam muitos passes e Villa pecava na finalização. Atrás, Valdés por pouco não entregou um gol a Soriano, que não soube aproveitar a chance dada. Porém, Messi estava num dia inspirado e é quase impossível vencer os azulgrenás quando este gênio está assim. Primeiro, Messi, com um passe sensacional, deixou Pedro na cara de Ricardo. O canário só teve os trabalhos de bater na saída do goleiro para abrir o placar. Foi a nona assistência da Pulga na competição, o líder no quesito. No segundo tempo, o Osasuna pressionava, muito por causa da noite pouco inspirada de Puyol e Piqué, que não transbordavam confiança na zaga blaugrana. Mas aí, Messi resolveu tomar o protagonismo para sí. Após receber de Villa, arrancou rumo a bola, chegou nela e, com frieza, bateu no canto de Ricardo. O gol desanimou o Osasuna, que perdeu muito do ímpeto ofensivo. No final, Messi fez fila na zaga roja, sofreu o pênalti e converteu, chegando a 15 na liga e a 25 na temporada, artilheiro da temporada europeia.

Levante 2x0 Atlético de Madrid
Após um início promissor na Liga, o Atlético de Madrid deixou a má fase tomar conta de sua equipe. Depois de dar vexame no meio da semana ao perder para o modesto Aris em pleno Vicente Calderón, pela Liga Europa, a equipe colchera decepcionou mais uma vez e perdeu para o recém-chegado Levante, que, antes, já havia segurado o Real Madrid jogando em seus domínios.

O Atléti mostrou-se irreconhecível na partida deste sábado. Mesmo com o ataque titular formado por Agüero e Forlán, a equipe pouco conseguiu se aproximar do gol do Levante e ainda levou uma série de finalizações durante a partida. A primeira delas, logo aos 2min de jogo, já resultou em gol a favor dos donos da casa. Rubén Suárez cruzou na segunda trave e o zagueiro Nano, em posição legal, desviou quase da pequena área de cabeça para as redes. Depois de seguir inferior ao rival durante a maioria da partida, o Levante praticamente decretou a vitória com um belo gol de Caicedo, batendo de esquerda da entrada da área.

A primeira boa trama do Atlético de Madrid foi acontecer somente aos 25min da etapa final, em uma boa troca de passes entre Forlán e Agüero. Na finalização, porém, o craque uruguaio mandou por cima do gol. Poucos minutos depois, o atacante argentino também assustou em chute de fora da área defendido por Manuel, mas já era tarde para a reação.

Para saber mais da confusão em Pamplona, indico que leiam os seguintes links do Mundo Deportivo. Leiam aqui a explicação oficial do Barcelona sobre o assunto (carta aberta do presidente Sandro Rosell).

Busquets acusa a federação
Barcelona indignado com a RFEF
A RFEF confirma a versão do Barcelona (de que teve o pedido de adiamento do jogo confirmada)
Guardiola: "A federação fez-nos olhar como o mau da situação"

Nenhum comentário:

Postar um comentário