segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Análise do primeiro turno: Mallorca

Laudrup recolocou o Mallorca no caminha das trilhas e vaga na Liga Europa é o objetivo (AP Photos)

Campanha
10ª posição. 16 jogos, 21 pontos. 6 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. 16 gols pró, 20 gols contra

Técnico
Michael Laudrup. O famoso jogador dinamarques aceitou o pedido do presidente balear, José María Pons, de comandar o Mallorca. Mal chegou e já teve a primeira decepção: o Mallorca estaria proibido de disputar a Liga Europa por dívidas. Se já não bastasse a proibição de disputar a competição europeia, o time vivia uma crise interna e, por conta disso, teve que vender seus principais jogadores, como Borja Valero, Áduriz, Manzano e Mario Suárez. Apesar da crise societária pela qual o clube passou durante todo esse semestre, Laudrup conseguiu manter seus jogadores focados e estar na décima posição, estrear pressionado empatando contra o Real Madrid, além de segurar o Barcelona em pleno Camp Nou podem sem considerados um título. Além de manter a forte defesa, que já era destaque no ano passado, o técnico acrescentou um bom poder de reação e mais garra a seu conjunto. Laudrup, também, tem apostado mais na cantera do clube e jogadores como Cendrós, Nsue e Enrich aparecem frequentemente no time titular.

Destaque
Gonzalo Castro. Dentre os destaques do time na temporada passada, Chori Castro foi o único a permanecer no time. Ídolo do time de Palma de Mallorca, Gonzalo Castro é essêncial também fora de campo. Fora das quatro linhas, Gonzalo Castro também é líder e agrega ao grupo. Foi através dele que o time cobrou, legalmente, o pagamento de dois meses de salários atrasados, quando o clube rojo estava no auge de sua crise. Outro que se destaca é De Guzmán, que chegou no mercado de verão e deu um upgrade na forte marcação mallorquina. O volante tem se destacado não só na marcação, mas também quando ataca.

Decepção
Iván Ramis. Ramis nunca despontou no Mallorca. Relegado ao banco de reservas, o lateral está na lista de empréstimos do clube já para janeiro. Ramis é do tipo de jogador que passa o jogo inteiro sem acrescentar nada à equipe. Aliás, ele acrescenta sim: o número de cartões amarelos. Iván já recebeu nove cartões amarelos e dois vermelhos, o jogador que mais recebeu cartões amarelos na competição -empatado com Sergio Ramos.

Perspectiva
Vaga na Liga Europa. Se por causa das grandes dívidas o Mallorca foi impedido pela UEFA de disputar a atual Liga Europa, o problema parece ter passada. Resta, agora, o time voltar melhor para o segundo semestre e conseguir uma vaga na competição europeia. A recuperação do Mallorca surpreendeu bastante, visto que havia iniciado a temporada diante de uma grande crise e sem ambição alguma para disputar o torneio. A esperança também fica por uma campanha digna na Copa del Rey, onde o time deu passos largos rumo às quartas de finais - derrotou o Almería por 4 a 2, no Ono Estadi. Embora esteja tirando o melhor de alguns jogadores, Laudrup não tem um elenco muito extenso à disposição, e isso pode contar muito na hora que a equipe entrar em momentos decisivos na temporada. Terminar impondo respeito é um baita lucro para um time que era dado como "morto", que aí sim poderá rever seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário