sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Resumo: 15ª rodada (2ª parte)

Mais dois da Pulga na competição. Há adjetivos para definir o que é Lionel Messi? (getty images)

O Real Madrid já vai dando mostras de que a goleada sofrida ante o Barcelona é coisa do passado. Ainda sem mostrar o futebol vistoso visto antes do superclássico, o Real Madrid continua mostrando-se eficiente. Contra o Zaragoza, os merengues mostraram-se mais uma vez eficientes e mataram a partida no primeiro tempo, com dois gols. No Camp Nou, o Barcelona vai mostrando o porquê de ser o time a ser batido no mundo. Contra a Real Sociedad, que vem fazendo uma bela campanha na sua volta à primeira divisão espanhola, os blaugranas voltaram a golear e, como de praxe, com show coletivo e de Lionel Messi, autor de um doblete. A decepção da rodada fica por conta do Valencia, incapaz de vencer o Osasuna, após abrir 3 a 1 no Mestalla. Confira a segunda parte do resumo da décima quinta rodada.

Barcelona 5x0 Real Sociedad
O Barcelona é sinônimo de incontestável. Dono do melhor ataque e defesa do Campeonato Espanhol, os azulgrenás são exemplo do futebol moderno e coletivo. Ante os bascos, foi mais exemplo de sua principal virtude. A Real Sociedad fez apenas três minutos bons - os três iniciais - e após isso, foi apenas mais presa do quase imbatível time de Guardiola. Apesar do domínio de jogo, o Barcelona pecava na finalização.

Pedro a cada jogo cresce mais: contra a Real Sociedad, o canário teve credêncial importante, ao participar diretamente do gol de Villa e Iniesta - primeiro e segundo, respectivamente -, com assistências. Se Pedro evolui, o que dizer de Messi? O argentino, simplesmente, chegou a um estado, praticamente, perfeito. Com mais um doblete na temporada, Messi chegou à 18 gols no campeonato. Jogo rápido, de primeiro toque. Se os torcedores já tinham dificuldade de acompanhar a bola, ainda mais os jogadores do Real Sociedad.

Outra noite de grande futebol por parte do Barcelona, que simplesmente passou como um rolo compressor por cima de uma das grandes equipes da competição. De uma delicadeza futebolística que ninguém se lembra de ter visto até o momento. E a pergunta fica no ar. O que falta acontecer?

Zaragoza 1x3 Real Madrid
As expectativas em torno da partida eram grandes. No meio da semana, Benzema, preterido por Mourinho no jogo contra o Valencia, agradara o técnico português ao marcar um hat-trick contra o Auxerre, quando os merengues, com boa parte de jogadores reservas, jogaram num inédito 4-2-2-2. Contra os maños, porém, o 4-2-3-1 voltou e com ele, o camisa nove merengue. De volta à ponta esquerda, Cristiano Ronaldo era bem marcado por Diego e Di María e Özil tiveram trabalhos dobrados no meio-campo.

A fragilidade do Zaragoza permitiu ao Real Madrid, mesmo sem brilhar, abrir o placar cedo, após contra-ataque mortal, com direito a bela jogada de Cristiano Ronaldo e Marcelo e conclusão de Özil. O turco-alemão foi essêncial para que o segundo gol saísse. Após bela jogada no meio-campo, sofreu falta concluída perfeitamente por Cristiano Ronaldo, que soltou a bomba para estufar as redes de Leo Franco, lembrando até Roberto Carlos em tempos merengues. . A velocidade da bola na falta de Cristiano supera com facilidade a do corredor Usain Bolt, que chega a 40km/h em uma prova de atletismo.

Com 18 gols marcados, Cristiano Ronaldo superou as marcas dos artilheiros Hugo Sánchez e Telmo Zarra, conquistadas, na época, nas primeiras quinze rodadas desta competição. Mourinho ainda deu tempo a Morata, joia das canteras, no final da partida, e, em apenas sete minutos, o garoto mostrou suas qualidades.

Valencia 3x3 Osasuna
Após um grande partida contra o Manchester United, o Valencia mostrou-se frágil ante o Osasuna. Após um ótimo primeiro tempo, quando abriram 3 a 1, a expectativa dos torcedores chés era de que o ímpeto ofensivo do time não parasse na segunda etapa. Se o primeiro tempo foi dominado pelo Valencia, o Osasuna comandou a etapa final. Logo aos 15 minutos, Flaño aproveitou uma falha do goleiro César para marcar o segundo. O gol empolgou os visitantes, que chegaram ao empate com Aranda, aos 42 minutos.

Um comentário:

  1. Qualquer adjetivo (daqueles positivos, claro) servem para definir o Messias. Vai jogar bem assim lá em Marte, vai.

    ResponderExcluir