sábado, 25 de dezembro de 2010

Análise do primeiro turno: Levante

Renegado pelo Málaga e pelo Manchester City, Felipe Caicedo voltou ao futebol espanhol para ser estrela do Levante (cadenaser.com)

Campanha
16ª posição. 16 jogos, 15 pontos. 4 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. 18 gols pró e 26 gols contra.

Técnico

Luis García Plaza. Plaza foi o técnico responsável por devolver o Levante à elite do futebol espanhol após duas temporadas longe. Com essas credenciais, começou o campeonato deste ano com tranquilidade e surpreendeu nas primeiras rodadas, quando os grantoas chegaram a ocupar a sexta posição da tabela e segurou o Real Madrid no Ciutat de Valencia. Após os jogos contra os merengues, no entanto, o time começou a desandar e o treinador chegou a balançar no cargo após a queda de rendimento, mas permanece com moral. O que surpreende em sua gestão é ter mudado radicalmente algumas peças em relação ao trabalho do italiano Gianni d'Biase, técnico que rebaixou o Levante. O maior mérito do treinador é, até agora, a estruturação do combativo meio-campo formado por Xavi Torres, Xisco Nadal, Stuani, Juanlu e Sergio.

Destaque

Caicedo. Sem espaço no Manchester City, o equatoriano regressou à Liga BBVA, onde não está deixando a desejar: com sete gols, é o artilheiro do Levante na temporada. Sergio (aquele mesmo, ex-Deportivo) mostra que envelheceu como vinho. O meio-campista ainda mostra sua técnica refinada e sua capacidade de organizar o time. Quem também merece destaque é uruguaio Cristian Stuani, que chegou cedido junto a Reggina e já se tornou um dos grandes jogadores do time, responsável por auxiliar Caicedo e dar velocidade ao lado direito do time, muito leve e perigoso. Na temporada passada, já havia mostrado seu belo futebol no Albacete, que tem metade dos direitos do jogador, onde marcou 22 gols em 40 partidas. Manuel Salvador Serra, diretor esportivo do clube, com permissão de Francisco Javier Catalán, presidente do Levante, já deixou claro que tem o desejo de comprar por total o passe do jogador.

Decepção

Nacho González. O jogador chegou com uma esperança de gols para o ataque. Esperava-se, também, uma dupla letal com Caicedo, porém o que se viu de Nacho foram as lesões. O jogador só disputou três partidas no campeonato e não voltou mais ao time por causa de lesões musculares. A zaga também decepciona e vem dando mostras disso: nas últimas três partidas, a zaga granota recebeu quinze gols, oito apenas do Real Madrid, pela Copa do Rei.

Perspectiva

Permanecer na Liga BBVA. Com 15 pontos e fora da zona de rebaixamento por apenas dois pontos, fica difícil sonhar com outra coisa. O Málaga, primeiro time da zona de rebaixamento, vem em uma grande margem crescente, além de ter qualidade. Com certo potencial e bastante experiência, ficar na divisão máxima não é uma meta absurda para o Levante, e sim questão de detalhes. O potencial, contudo, é limitado, e em nada pode ajudar se continuar adormecido numa experiência que também pode ser só velhice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário