sábado, 25 de dezembro de 2010

Análise do primeiro turno: Osasuna

Após ganhar, aparentemente, a luta contra as lesões, Aranda vem se destacando no Osasuna (getty images)

Campanha
15ª posição. 16 jogos, 17 pontos. 4 vitórias, 5 empates e 7 derrotas. 15 gols pró e 20 gols contra.

Técnico
José Antonio Camacho. Há três temporadas no Osasuna, Camacho sempre faz uma campanha mediana. A dá desta temporada, porém, já liga o alerta do rojones: com 17 pontos, o Osasuna está há 4 pontos da zona de rebaixamento e seus rivais já começam a se reforçar no mercado, enquanto que o time só perde jogadores. Camacho, entretanto, tem uma carta na manga: o técnico conseguiu manter seus jogadores focados e os quatro pontos acima da zona de rebaixamento podem ser considerados uma vitória. Além de manter a forte defesa, que já era destaque no ano passado, o técnico acrescentou um bom poder de reação e mais garra a seu conjunto.

Destaque
Aranda. No clube desde a temporada passada, o atacante tem cada vez mais moral na equipe. Sempre atrapalhado por lesões em suas passagens anteriores pela Espanha, Aranda encontrou a boa forma e tem sido o ponto de fantasia da equipe, desequilibrando partidas a favor do Osasuna, como no empate muito comemorado por Camacho contra o Valencia, no Mestalla. Destacam-se também os aguerridos Nekounam, Puñal e Soriano verdadeiros leões em campo. Vadócz também não tem deixado a desejar.

Decepção

Pandiani. O uruguaio já não é mais o mesmo. Principal responsável pela salvação na temporada 2008-09, Pandiani não mostra mais aquele futebol refinado e goleador. Prova maior disso é que, em onze jogos nesta temporada, El Pipo só marcou apenas dois gols. Pouco para quem foi a maior estrela de sua equipe. Lekic chegou como uma estrela, mas até agora não brilhou: o ex-atacante do Estrela Vermelha viu a ascensão de Aranda no time, e pouco fez para mostrar o futebol convincente que levou o time de Pamplona a contratá-lo. Com a saída de Azpilicueta, Nelson ainda não deu conta do recado na latera esquerda, o que faz os torcedores sentirem muitas saudades de Azpi.

Perspectiva
Meio da tabela. Aliás, essa sempre foi a missão de Camacho, cujo time não tem muitos desejos. A queda cedo na Copa del Rey, já fala por sí próprio sobre este time, totalmente sem vontade de vencer algo maior. Talvez esteja na hora de pensar na renovação do elenco, que parece já ter atingido se auge e já representa um momento de entrefassa. Camacho poderia dar chances a alguns jovens da base, que é uma das melhores da Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário