sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Análise do primeiro turno: Real Madrid

Numa fase extraordinária, Cristiano Ronaldo é o artilheiro da competição e é o trunfo de Mourinho para os objetivos desta temporada (getty images)

Campanha
2ª posição. 16 jogos, 41 pontos. 13 vitórias, 2 empates e 1 derrota. 39 gols pró, 12 gols contra.

Técnico
José Mourinho. Principal contratação do Real Madrid na temporada, Mourinho já está se satisfazendo com o que o Real Madrid vem fazendo até o momento. Tudo bem que a goleada sofrida ante o maior rival Barcelona pode apagar tudo isso, mas não há de se negar que o trabalho que Mou vem fazendo até o momento é brilhante. Além de trocar o 4-3-2-1 de Pellegrini para o seu já conhecido 4-2-3-1, o Real Madrid vem jogando de maneira mais atrativa e super ofensiva, já que os jogadores da linha de três do meio-campo são velozes e fazem a bola correr. Nos bastidores, o português tem cumprido à risca seu discurso de trabalhar pelo futuro do clube e já vem dando chances a canteranos como Morata, que será utilizado com frequência na segunda metade da temporada. Mourinho, sem modéstia alguma, já avisou que o Real Madrid desta temporada será competitivo, mas o da temporada que vem irá beirar a perfeição. É esperar para crer.

Destaque
Cristiano Ronaldo. O gajo está impossível. Marcando 46 gols em 48 jogos - média de 0,96 gol por jogo, Cristiano Ronaldo vem fazendo uma temporada absurda e duela com Lionel Messi pelo posto de melhor do mundo. Se, por causa da má copa, o camisa sete merengue não apareceu entre os três que irão disputar o prêmio deste ano, Cristiano Ronaldo já vai dando passos largos para a premiação da temporada que vem. Na temporada 2010/11 o camisa 7 merengue anotou 26 gols em 25 partidas, sendo 18 pelo Campeonato Espanhol (é o artilheiro da competição), quatro na Liga dos Campeões da Europa e mais quatro na Copa do Rei. Além disso, Ronaldo vem colocando seu nome na história merengue. Com 18 gols na Liga, o craque de Lisboa ultrapassa Hugo Sánchez e Telmo Zarra nas quinze rodadas iniciais desta competição. Segundo o Marca, a velocidade da bola que Cristiano Ronaldo chutou - e marcou - contra o Zaragoza chegou a 105km/h, 10km a menos que a velocidade alcançada pelo animal terrestre mais rápido do mundo, o Guepardo. Outros que merecem destaque são Ricardo Carvalho, Özil, Di María e Marcelo.

Decepção
Canales. Depois de assumir a titularidade no Racing Santander, impressionar o mundo com suas jogadas e ser contratado pelo Real Madrid, Canales contava, meteoricamente, com convocações para a Fúria e o afeto da torcida merengue. Após a bela pré-temporada, onde foi derretido de elogios por parte de Mourinho, o jovem parece ter ficado mais acanhado com a chegada de Özil, que nem precisou de muito esforço para ser titular. Canales ainda não conseguiu evoluir nesta temporada e só jogou apenas cinco partidas na temporada. Partidas em que Canales não mostrou nem 1/3 de seu talento, o suficiente para Mourinho afastá-lo do elenco por uns tempos. Especulações que estão surgindo, diz que Valdano está pensando em emprestar o jovem para ganhar mais experiências, e times como Sampdoria e Lyon já mostram interesse.

Perspectiva
Tríplice Coroa. O Real Madrid vinha apresentando, junto com o Barcelona, o futebol mais bonito e envolvente no mundo antes do dia 29 de novembro. Com o melhor ataque, melhor defesa e time mais regular da competição, os merengues parecem terem sentidos o baque da manita sofrida e tudo caiu por água abaixo. Com Kaká, que volta contra o Getafe, na próxima segunda-feira, e sem Higuaín, Mourinho irá continuar num 4-2-3-1, mas com Cristiano Ronaldo jogando de falso nove. Na única vez que atuou assim na temporada, o português marcou um doblete contra o Valencia. Na Liga dos Campeões, o time de Mourinho ainda está invicto e a expectativa inicial é passar das oitavas, onde não passa desde 2003-04, e encontrará um velho rival: Lyon. Responsável pela eliminação merengue na temporada passada e invicto no Santiago Bernabéu em sua história, Mourinho já avisou que o sentimento não será de vingança, mas o Real Madrid vai para, desta vez, passar de fase.

2 comentários: