domingo, 19 de dezembro de 2010

16ª Rodada (1ª parte): Quem para o Barcelona?

Com 26 gols em 5 partidas, o Barcelona fez de vítima mais um rival. Quem para? (reuters)

Nas temporadas anteriores, o Barcelona sagrou-se bi-campeão, mas sem conseguir vencer os seus rivais (Real Madrid e Espanyol) por quatro vezes consecutivas. Em 2008/09, venceu o Real Madrid duas vezes e o Espanyol apenas uma - na outra, foi derrotado no Camp Nou por 2 a 1. Na temporada passada, a dose se repetiu, com um empate por 0 a 0 no Cornellá El-Prat. Na atual temporada, porém, o Barcelona já conseguiu o mais difícil: depois de vencer o superclássico por 5 a 0, os blaugranas impusseram ao seu rival regional sua maior derrota na temporada. Em uma nova manita, mas dessa vez recebendo um gol, o Barcelona venceu o Espanyol e terminarão 2010 na liderança da competição.

Quem também vem fazendo uma grande campanha é o Villarreal. Com direito a um golaço de Nilmar, o Submarino Amarelo venceu o Mallorca e se consolidou na terceira posição. O Valencia se recuperou do tropeço ante o Osasuna e, contra a Real Sociedad, virou uma partida dificílima para assegurar a quarta posição.

Espanyol 1x5 Barcelona
No derby barceloní, um jogo bem semelhante com o superclássico. O Barcelona terminou o intervalo vencendo por 2 a 0 com gols de Xavi e Pedro, Villa marcou duas vezes, Messi não marcou, mas deu assistência para dois gols. Resultado: Cinco gols a favor dos azulgrenás. As únicas diferenças, foram que Pedro marcou duas vezes e Victor Valdés sofreu um gol. Pela primeira vez na história da competição, uma equipe que vinha de sete vitórias dentro de casa (Espanyol) receberia uma que vinha de sete vitória fora de casa (Barcelona). A nova manita do Barcelona, aliás, é bem expressivo. Até então, o Espanyol havia sofrido apenas dois gols em sete partidas disputadas em seu estádio. Levou mais que o dobro num único jogo.

Messi, assim como contra o Real Madrid, não marcou, mas participou diretamente de quatro dos cinco gols. Pedro, por sua vez, segue numa evolução enorme. O garoto, que em 2009 marcou gols em todas as competições que o Barcelona disputou, foi o melhor em campo no derby e deixou sua marca por duas vezes.

Após abrir 3 a 0, o Barcelona relaxou na partida e Osvaldo, que, até então, estava sendo muito bem marcado por Puyol, diminuiu para os péricos, que impussionados por sua fanática torcida, passaram a sufocar os rivais. Osvaldo ainda teve chance de marcar o segundo e colocar fogo na partida; mas, cara a cara com Valdés, acabou pegando mal na bola. Porém, David Villa tratou de acabar com qualquer chance de reação dos donos da casa nos minutos finais do duelo. Ele anotou o quarto do Barcelona, após passe de Messi, aos 30, e o quinto gol, após passe de Xavi, aos 39, dando números finais ao derby. Mesmo humilhada, a torcida périca deu um gesto de solidariedade. Iniesta foi o único jogador do Barcelona aplaudido. Ele doou à diretoria périca a camisa em homenagem ao Jarque que ele usou na final da Copa. Quando substituido, o meio-campista foi ovacionado por todo o Cornellá El-Prat.

Com os cinco gols, o Barcelona chegou a expressiva marca de vinte e seis gols nas últimas cinco partidas. Feito que não acontecia desde 1959, com o Real Madrid de Di Stefano. Estamos vendo a história ser escrita?

Villarreal 3x1 Mallorca
Sem fazer nada de espetacular, bastou ao Villarreal ser eficiente para vencer o Mallorca. Os gols de Cazorla, Rossi e Nilmar neutralizaram os baleares, que em momento algum - mesmo quando empatou a partida - ofereceram muito perigo aos amarillos. O golaço da partida ficou por conta de Nilmar. O brasileiro recebeu belo passe de Borja Valero, antecipou-se a Ramis e, com categoria, encobriu Aouate, que nada pôde fazer. A de se destacar a bela partida de Rossi. O ítalo-americano foi um perigo à meta de Aouate e participou dos dois primeiros gols. Após o gol de Nilmar, o ritmo da partida diminuiu e ficou bem calma. O Vilarreal encerra 2010 na terceira posição e o Mallorca com três derrotas consecutivas.

Real Sociedad 1x2 Valencia
Lasarte temia o espirito cameleónico do Valencia, a sua versatilidade, sua capacidade - e como - de surprender. Já Emery, pressionado, sufocado, liderando uma equipe que é um feixe de nervos, deicidu puxar tudo. A partida em San Sebastian começou com o Real Sociedad mais intenso ofensivamente. Em cobrança de pênalti, o time da casa marcou com o meia Xabi Prieto, aos 23 minutos do primeiro tempo. A partir daí, o Valencia acordou na partida e Tino Costa empatou no último lance do primeiro tempo. Os chés chegaram à virada após erro de Bravo e jogada individual de Áduriz dentro da área, selando a vitória valencianista.

2 comentários:

  1. Texto muito bom, Victor.
    Só quem para o Barcelona é o Hércules e minha Inter, jajajaja.

    Correção: 16 rodada, né?

    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Opa, é verdade - sobre o número da rodada. :P

    valeu, abraço!

    ResponderExcluir