sábado, 14 de maio de 2011

Resumo: 36ª rodada (2ª parte)

Com a confirmação do título espanhol, o Barcelona agorá só irá se concentrar na final da Champions League (reuters)

Foi jogando no Ciutat de Valencia que o Barcelona confirmou seu 21º título de Liga Espanhola. O 1 a 1 com o Levante proporcionou ao time de Guardiola o título antecipado de La Liga e dá agora mais conforto para a equipe que está na final da Champions League.

A segunda parte da 36ª rodada reservou também muitas emoções na briga para fugir do rebaixamento. Em jogo emocionante no Anoeta, a Real Sociedad venceu o Zaragoza por 2 a 1, chegou aos 44 pontos e está a um empate de conseguir a manuntenção na primeira divisão espanhola. O Zaragoza, por sua vez, vive um drama: com a derrota (e a vitória do Deportivo no dia anterior), os maños voltaram a frequentar a zona de rebaixamento uma rodada após conseguir sair e, a partir de agora, não tem mais espaços para tropeços: só a vitória importa. Conhecemos, também, o segundo rebaixado para a Liga Adelante: o Hércules abriu 2 a 0 no Mallorca, mas não suportou a pressão dos baleares e sofreu o empate, que resultou na queda dos blanquiazules à segunda divisão.

Levante 1x1 Barcelona
Enfim, o Barcelona pode ser considerado, oficialmente, campeão espanhol. Após pouquíssimas tristezas e muitas alegrias, o Barcelona foi até o Ciutat de Valencia para, assim como em 2004/05, confirmar seu título nacional. Em campo, uma equipe pouco centrada (confirmando especulações que dizem que, obviamente, a final de Wembley não sai da cabeça dos blaugrana) saiu na frente dos levantinos, com gol de Keita, mas, pressionado, acabou sofrendo o empate com Caicedo, após erros de Piqué e Víctor Valdés. Guardiola preferiu poupar Iniesta, Pedro e Puyol, que não treinaram com a equipe durante a semana. Porém, tratou de dizer na coletiva que os três não preocupam e estão confirmado para o embate contra o Manchester United. Com ambas as equipes com seus objetivos já cumpridos, o segundo tempo reservou poucas emoções. Messi, que vê Cristiano Ronaldo se distanciar no Pichichi, chegou a acertar a trave de Munúa em um dos raros lances de perigo dos quarenta e cinco minutos finais.

Com o campeonato já decidido, Guardiola ainda tem objetivos a traças para a equipe: terminar com a melhor defesa e melhor ataque da competição (dando, consequentemente, o título do Zamora a Valdés e do Pichichi a Messi). O técnico chegou a declarar que Messi se importa mais em ser campeão da Champions League à ganhar o troféu de artilheiro, mas está na cara que o técnico quer que seu comandante seja o artilheiro, uma tarefa que está contornos árduos. Na coletiva, o técnico explicou que só quer começar a pensar na próxima temporada após a final de Wembley, mas as especulações vão aparecendo a cada dia: Rossi, do Villarreal, e Aléxis Sánchez, da Udinese, são os nomes mais especulados pela imprensa catalã para defender o uniforme azulgrená na próxima temporada.

Para a partida contra o Deportivo, Guardiola já acenou com a possibilidade de testar alguns jogadores do Barcelona B na equipe. Para a próxima temporada, a cantera continuará ganhando prestígios com o treinador: Thiago e Fontás, que vem ganhando oportunidades neste final de temporada, já são alguns dos nomes que farão parte exclusivamente da equipe A em 2011/12. Jonathan dos Santos e Nolito, bastante assediado pelo Benfica, também poderão assinar contrato. Jogadores como Villa, Mascherano, Adriano e Afellay, todos contratados pelo clube neste temporada, garantiram seus primeiros títulos espanhóis e nacionais (no caso de Mascherano, na Europa). Xavi segue fazendo história com a camisa azulgrená: garantiu seu sexto título de Liga - único do plantel com tal quantidade - e é, ao lado de Josep Guardiola, o jogador que mais tem títulos nacionais na história do clube.

Real Sociedad 2x1 Zaragoza
Com enorme sofrimento, a Real Sociedad se impôs ante ao Zaragoza, chegou ao gol da vitória aos 89' com Aranburu e, enfim, pode comemorar o fato de permanecer na primeira divisão espanhola. Curiosamente, Tamudo foi um dos grandes nomes da partida. O jogador, que no início da semana havia dito que não renovaria com os txuri-urdins, abriu o placar aos 24 minutos e levou muito perigo à meta de Doblas no restante da partida. Tamudo também acenou positivamente com uma possível aposentadoria, a quem se referiu que deveria ser "em alto estilo". Dia negativo a Toni Doblas: além de ver o Zaragoza retornar à zona de rebaixamento, a duas rodadas do fim, falhou no gol do centroavante catalão e deixou o campo lesionado para a entrada de Leo Franco, que fez pior: conseguiu tomar um gol bobo de Aranburu dois minutos após entrar no gramado do Anoeta.

Espanyol 2x2 Valencia
A cada dia, o Espanyol dá mostras que a Europa é um sonho obviamente desejado mas complicado. Se não bastasse as novas derrotas de Atlético de Madrid e Sevilla, os péricos novamente não aproveitaram os tropeços dos rivais e só empataram com um já satisfeito Valencia, que entrou em campo apenas para assegurar a terceira colocação e a vaga direta na próxima Champions League.

2 comentários:

  1. O Campeonato tá ficando chato com esse hegemonia do Barcelona... Real Madrid, faça algo!

    ResponderExcluir
  2. viiiiiictor, barcelonistaaaaaaaaaa, haha

    parabéns, barcelona,

    agora é a champions

    ResponderExcluir