quinta-feira, 12 de maio de 2011

36ª rodada (1ª parte): Um imparável Cristiano Ronaldo

Temporada monstruosa de Cristiano Ronaldo, artilheiro do espanhol e a dois de igualar uma marca histórica de Zarra e Hugo Sánchez (AP Photos)

Real Madrid 4x0 Getafe
Após a eliminação da Champions, resta ao Real Madrid um último ato na temporadar: "dar" o troféu de Pichichi a Cristiano Ronaldo. E o gajo está impossível. Com mais um hat-trick na temporada, o português chegou a incríveis 36 gols na temporada e está a dois de bater a marca de Telmo Zarra e Hugo Sánchez. A partida também teve Özil e Benzema como destaques. O primeiro deu duas assistências para CR7 (uma delas espetacular) e o segundo entrou no segundo tempo e, no seu primeiro toque na bola, marcou um gol. O alemão chegou a 16 assistências para gol na temporada e está a um de igualar o recorde de Luis Figo. No jogo, o Real Madrid não precisou de esforços para vencer um Getafe que luta seriamente contra o rebaixamento. A volta do 4-2-3-1 deu mais mobilidade para as jogadas saírem.

Sejam 49 ou 50 gols, há outras estatísticas que colocam a temporada como inesquecível para Cristiano Ronaldo. Além de igualar Puskas, o português já tem o recorde de hat-tricks da Liga Espanhola. Em seis oportunidades, ele deixou o campo com três gols nas costas. Isso sem contar outras duas em que balançou a rede quatro vezes. Ah, tem ainda a briga com Messi. No panorama atual, o argentino leva a melhor 52 a 49 (ou 50). Entretanto, vale lembrar que três desses gols foram marcados nos jogos que valeram a Supercopa da Espanha contra o Sevilla, competição em que o Real esteve ausente. Após a partida, o português afirmou que luta, sim, pela artilharia, "mas sem obsessão".

Para Messi a temporada ainda reserva quatro jogos (três pelo Espanhol e a decisão da Champions), para Cristiano somente mais dois, mas ninguém tem dúvidas de que recordes existem para serem batidos e ambos estão sedentos por novas marcas. Se o português ficou devendo, é verdade, nos duelos da Champions, a ambição pelo troféu Pichichi é altíssima.

Deportivo 2x1 Athletic Bilbao
No duelo mais importante para o Deportivo na temporada, os blanquiazules viraram na raça contra o Athletic Bilbao, chegou aos 42 pontos e se afastou da zona de rebaixamento, uma rodada após entrar no descenso. Mais quatro pontos contra Barcelona, no Camp Nou, e Valencia, no Mestalla, garantem os galegos na primeira divisão por mais uma vez. Para sorte dos comandados de Miguel Ángel Lotina, tanto os blaugrana quanto os chés chegarão para as partidas com suas missões já respectivamente cumpridas, enquanto que, no caso do Barcelona, deve jogar uma equipe reserva devido à final da Champions League. O Athletic Bilbao continuou em quinto lugar após a derrota, pois Atlético de Madrid e Sevilla, novamente, não triunfaram na rodada.

Nas quatro linhas, um susto logo no começo: aos 2 minutos, Toquero recebeu na direita e bate u em diagonal, sem chances para Aranzubia, silenciando o Riazor. Adrián, porém, que não vivia boa fase, voltou a puxar a responsabilidade: aos 22 minutos, o jovem arriscou um belo chute na direita, a bola desviou em Gurpegui e acabou matando Iraizoz, que não pôde fazer. No 4-2-3-1, o Deportivo exerceu uma grande pressão para cima dos bilbainos, que recuaram querendo segurar o placar. No segundo tempo, entretanto, a virada chegou. Após belo lançamento de Valerón, essencial neste fim de temporada, para Adrián, o jovem tocou no meio da área para Riki, mas Xabi Castillo acabou jogando para as próprias redes, levando o Riazor à loucura. Após o apito final, mais festa: o Deportivo está próximo da salveza.

Málaga 2x0 Sporting Gijón
Está se tornando praxe Júlio Baptista, principalmente, e Rondón tirarem o Málaga do apuro. Contra os asturianos, não foi diferente: o brasileiro abriu o placar logo no inicio, após belo chute de fora da área, e o venezuelano construiu toda a jogada do gol que sacramentou a partida, marcado por Eliseu. O brasileiro, de praxe, igualou Catanha como o único jogador a trajar blanquiazul que marca por cinco partidas consecutivas. Com essa vitória, o Málaga praticamente joga para longe as chances de cair para a Liga Adelante. O Sporting Gijón, vem vacilando há algumas rodadas, mas está a uma vitória de também garantir, oficialmente, sua manuntenção na elite espanhola.

Na partida, os gijoneses entraram em campo com cinco mudanças em relação à última partida e o efeito foi instatâneo. Bilic, isolado na frente, pouco recebeu bolas em condições, e foi peça nula no ataque rojiblanco. Destaque para a bela partida de Demichelis na zaga andaluz. O argentino é outro que vem sendo importante para a equipe neste final de temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário