quarta-feira, 18 de maio de 2011

Jogadores: Djalminha

Djalminha foi brilhante no Deportivo, onde foi eleito o jogador mais espetacular da história do clube (canaldeportivo)

A carreira de Djalminha no mundo futebolístico começou nas categorias de base do Flamengo, mais especificamente durante a Copa São Paulo de 1990. Em um time formado por garotos, que viriam a se tornar ícones futebolísticos, como Júnior Baiano, Marcelinho e Paulo Nunes, o então jovem Djalminha conquistaria o primeiro, e até hoje, o único título da Copinha para o rubro-negro carioca.

Habilidade e precisão nos passes e lançamentos, além de muitos gols, já que a dupla ofensiva formada por Rodrigo e Nélio não era das mais convincentes, eram as marcas de Djalminha. A cada jogo, o meia encantava os espectadores da Copinha, e no duelo de semifinal com o Corinthians, onde o Flamengo venceu por 7 a 1, marcou um belíssimo gol do meio-campo, ao melhor estilo “aquele que Pelé não fez”. Não só o gol lhe deu destaque naquele jogo, mas a sua atuação como um todo, foi, talvez, a melhor de um garoto na competição. Após a goleada sobre o Corinthians veio o duelo final contra o Juventus. E como era de se esperar, Djalminha recebeu uma atenção especial, mas foi de seus pés que saiu o passe para o gol de Júnior Baiano, que garantiu o título aos cariocas.

Ainda em 1990, Djalminha participou da equipe flamenguista que conquistou a primeira Copa do Brasil para o clube. De tão talentoso, se imaginou que ele pudesse ser o substituto de Zico, que deixara o Flamengo em 1989 para desbravar o futebol japonês. No ano seguinte da Copinha, o meia já ganhava oportunidades no time principal durante o Campeonato Brasileiro.

Mas a sua coroação veio somente em 1992, quando participou do time que levantou a taça do Campeonato Brasileiro. A equipe daquele ano, que mesclou experiência e juventude, principalmente da garotada da época de Djalminha, conquistou o Brasil sob o comando do veterano Júnior no meio-campo. No ano seguinte à conquista do Brasileirão, Djalminha se despediu do Flamengo. Confusões internas, que culminaram com troca de empurrões com o companheiro Renato Gaúcho, forçaram a sua saída da Gávea.

Com a saída do Flamengo, Djalminha rumou para o futebol paulista, onde foi defender as cores do Guarani. Diferentemente da passagem campeã no rubro-negro carioca, a primeira ida ao time de Campinas não rendeu muitos frutos, apesar de ter sido o principal jogador do time. Por causa disso, em 1994, o meia transferiu-se para o futebol japonês, onde defenderia o Shimizu S. Pulse. Apesar de ter marcado 13 gols em 11 jogos, ele não se adaptou ao Oriente e retornou ao Bugre no mesmo ano.

Em seguida, Djalminha apenas trocou de time, já que continuaria vestindo o verde, mas desta vez do Palmeiras, que com o patrocínio da Parmalat, montava um elenco de respeito, com nomes como Cafu, Flávio Conceição, Rivaldo, Muller e Luizão. Foram apenas dois anos no Verdão, mas tempo suficiente para voltar a conquistar títulos: o Paulistão de 1996. No ano seguinte, veio a sua primeira convocação para a seleção brasileira que disputaria a Copa América. Na competição continental, Djalminha ajudou o Brasil a conquistar seu quinto título da competição.

Este feito valorizou o jogador, que partiu para o Deportivo La Coruña. No clube espanhol, Djalminha levou algum tempo para se adaptar, mas quando já estava entrosado não demorou a virar ídolo. Sua melhor temporada com a camisa do Depor foi em 1999/2000, quando ajudou a equipe a conquistar o inédito título do Campeonato Espanhol, desbancando os Galácticos do Real Madrid.

Além deste título, o brasileiro ainda foi fundamental ao La Coruña nas conquistas da Supercopa da Espanha, em 2000 e 2002, e da Copa do Rei de 2002. Apesar das conquistas, a carreira de Djalminha na Espanha foi abreviada por uma confusão com o técnico Javier Irureta. O meia desferiu uma cabeçada contra o treinador, que teve, como um de seus desdobramentos, a sua saída do clube espanhol para o futebol austríaco, onde foi por empréstimo para o Austria Viena. De quebra, perdeu a vaga na seleção de Luiz Felipe Scolari para a Copa 2002. Em fevereiro de 2005, o meia anunciou sua aposentadoria dizendo que não tinha mais motivação no futebol profissional.

Djalminha
Nome completo: Djalma Feitosa Dias
Data de nascimento: 09/12/1970
Local de nascimento: Santos, São Paulo
Clubes que defendeu: Flamengo, Guarani, Palmeiras, La Coruña, Austria Viena e América do México

Nenhum comentário:

Postar um comentário