terça-feira, 10 de maio de 2011

Resumo: 35ª rodada

O Barcelona está a um empate de comemorar, oficialmente, seu 21º título de Campeonato Espanhol (getty images)

Se a luta pelo título está praticamente encerrada, a disputa pelo rebaixamento ainda reserva grandes emoções. Foi o que a 35ª rodada nos mostrou no sábado e no domingo. Com uma excelente vitória no La Romareda, o Osasuna saiu da zona de rebaixamento e jogou o Deportivo, que empatou com o Sporting Gijón, para lá. E temos o primeiro veredito da Liga BBVA: o Almería perdeu para o Getafe por 2 a 0 e, após quatro anos na elite, disputará a próxima Liga Adelante. Quem também está próximo do descenso é o Hércules, derrotado pelo Racing Santander em casa.

Na parte de cima, nada mudou. O Valencia venceu a Real Sociedad e assegurou a terceira colocação, enquanto Sevilla e Atlético de Madrid tropeçaram, mas o Espanyol não aproveitou: perdeu o derby barceloní para o Barcelona e, em uma rodada que poderia recolocar os péricos de volta à disputa, muito provavelmente jogará a próxima Liga Europa.

Barcelona 2x0 Espanyol
Um só ponto separa o Barcelona do título nacional da temporada 2010/2011 após o triunfo no dérbi da Catalunha. Sem Puyol, mas com toda a equipe titular no meio para frente, o Barcelona impôs ao seu rival estadual um doblete (vitória no turno e no returno) e só falta levantar uma taça em que já tinha, há algum tempo, as duas mãos. Escalado no 4-2-3-1, o Espanyol começou em um ritmo elevado, querendo dificultar a vida dos blaugranas, mas não resistiram ao ímpeto barcelonista que foi crescendo à medida que os minutos passavam. Apesar da vitória e do consequente título, o Barcelona ainda lamenta por algo: David Villa. El Guaje voltou a perder gols atrás de gols e, muito preso à esquerda, foi anulado por Galán em, praticamente, todo o segundo tempo. Concluiu de maneira displicente uma jogada coletiva linda trabalhada por Iniesta, Messi e Xavi e só marcou apenas um gol nos últimos quatorze jogos.

Messi, por sua vez, vê a briga pelo Pichichi ficar distante: após os quatro gols de Cristiano Ronaldo ante o Sevilla, o argentino entrou em campo, curiosamente, para o gasto, não se esforçando muito e finalizando pouco para as redes de Kameni. Guardiola, na coletiva, deu uma provocada de leve no craque português: "para Messi, não importa ser artilheiro da Liga Espanhola. E sim conquistá-la, além da Champions League". Para o Espanyol, apesar dos elogios de Pochettino aos seus comandados após a partida, fica o pensamento de que a equipe não aproveitou uma rodada excelente para suas pretensões. Agora, quatro pontos atrás do Sevilla, a Liga Europa também está distante e, a cada rodada, a equipe vai se tornando um verdadeiro cavalo paraguaio.

Zaragoza 1x3 Osasuna
No jogo mais esperado da rodada, os jogadores do Zaragoza saíram de campo preocupados. A derrota ante um adversário direto deixa a equipe a dois da zona de rebaixamento a três rodadas para o fim. A equipe teve muitas ocasiões, sobretudo na primeira etapa, onde poderia matar a partida, mas viu um Osasuna avassalador na segunda etapa e sofreu a virada. Antes do gol final de Kike Sola, porém, Uche teve uma excelente oportunidade de empatar a partida, mas jogou na trave de Ricardo. Para o Osasuna, fica de positivo a eficiência da equipe: os rojos só chutaram quatro vezes para o gol e fizeram três gols. Ricardo pode ser considerado herói: o goleiro salvou o Osasuna de tudo que é jeito e, praticamente, garantiu os três pontos mais que essenciais. A entrada de Vadócz condicionou a partida. Jogando à direita no 4-2-3-1 de Mendillibar, o húngaro participou diretamente dos três gols dos navarros no La Romareda.

Atlético de Madrid 0x3 Málaga
Duas bestas devoraram o Atlético de Madrid em pleno Vicente Calderón. Trata-se de Júlio Baptista, que retornou de lesão para ser o herói do Málaga, o Rondón, melhor jogador da partida. Ainda sonhando com Champions League, essa possibilidade, para o Atlético de Madrid, dissiparam-se após a humilhante derrota sofrida em seu domicílio. Outro que merece destaque é o argentino Demichelis. Incrivelmente, o zagueiro vai cumprindo a missão de ser o chefão da zaga blanquiazul e conseguiu, quem diria, anular Agüero, em fase absurda. O argentino, aliás, não foi o único em boa fase a ir mal na partida: Reyes e Diego Costa também sucumbiram à defesa andaluz e pouco produziram nos noventa minutos. Se Demichelis foi bem, o mesmo não se pode dizer de Godín: o zagueiro colchonero teve noite para se esquecer e falhou nos dois primeiros gols, de Rondón e Júlio Baptista. Para Quique, a derrota foi merecida e saiu de três erros individuais de seus comandados.

Sevilla 2x6 Real Madrid
Após a eliminação da Liga dos Campeões, o Real Madrid saiu-se bem de um difícil compromisso contra o Sevilla, que sonhava, minimamente, com Champions League. José Mourinho, suspenso pela Uefa nesta semana por suas declarações após a derrota na primeira partida da semifinal da Liga dos Campeões contra o Barcelona, escalou um time com Kaká, Mesut Özil e Cristiano Ronaldo, além de Karim Benzema como centroavante. O time nem precisou de uma grande atuação no primeiro tempo para marcar seus gols. Aproveitando a fragilidade defensiva do Sevilla, os gols foram saindo naturalmente. Com quatro gols, Cristiano Ronaldo não só ultrapassou Messi no Pichichi como na Bota de Ouro. Com 33 na lista da LFP, CR7 está a apenas mais cinco de igualar o recorde de 38 marcados por Zarra (na temporada 1950-1951) e Hugo Sánchez (1989-1990) em uma só edição da competição. Neste ano, Cristiano tem 46 gols em 51 partidas. E em duas temporadas como jogador do Real, ele marcou 76 vezes em 98 jogos. No lado sevillistas, o grito de "Fora, Manzano!" deve fazer efeito: para a próxima temporada, o Sevilla já iniciou contatos com o chileno Marcelo Bielsa, ex-treinador da seleção nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário