domingo, 22 de maio de 2011

Resumo: 38ª e última rodada

Drama no Riazor: onze temporada após o primeiro e único título de Liga BBVA, o Deportivo foi rebaixado para a Liga Adelante (getty images)

Numa rodada totalmente desinteressante para 15 das 20 equipes do campeonato, seria decidido o último rebaixado da Liga BBVA e a equipe espanhola que disputaria a prévia da Liga Europa. Mesmo com quase tudo definido, boa parte das equipes foram a campo com seus jogadores titulares. No fim das contas, o Deportivo não resistiu ao péssimo final de temporada, perdeu em casa para o Valencia e deu adeus (ou volto em breve) para a elite espanhola. A rodada também foi marcada por um doblete de Cristiano Ronaldo, que chegou aos 40 gols na Liga Espanhola e superou a marca histórica e fenomenal de Hugo Sánchez e Telmo Zarra. Acompanhe o resumo da rodada.

Deportivo 0x2 Valencia
É oficial: o Deportivo La Corunã, campeão espanhol em 1999/2000, na geração mágica de Djalminha, Roy Makaay, Diego Tristán, Capdevilla, Valerón, Donato, Luque, está rebaixado para a segunda divisão espanhola. Para se salvar, bastava um simples triunfo ante um Valencia com seus objetivos já cumpridos. Porém, mais uma vez, os chés não tiveram piedade da equipe da Galícia: assim como em 1994, quando ganhou os blanquiazules no Riazor e evitaram a conquista do título, até então, inédito de Liga Espanhola, o Valencia não teve piedade dos anfitriões e impôs uma triste derrota por 2 a 0, rebaixando o Deportivo para a Liga Adelante. A tensão no Riazor começou cedo: logo aos nove minutos, Áduriz já havia aberto o placar para o Valencia. No segundo tempo, os fanáticos aficionados galegos inflamaram o Riazor, que viu César Sánchez parar o ataque do Deportivo de todas as maneiras e Soldado sacramentar o descenso o Depor aos 46 minutos do segundo tempo.

A equipe de Miguel Ángel Lotina deu até logo à Liga BBVA justamente quando iria completar 20 anos de seu último acesso. A equipe, única da região da Galícia a conquistar o título da primeira divisão nacional, conquistou durante esses vinte anos, além da Liga BBVA, duas Copa do Rei e três SuperCopa da Espanhola, além de chegar às semifinais da Liga dos Campeões da Uefa. O rebaixamento, apesar de doloroso, foi justamente merecido: o Deportivo pagou pelo preço de ter sido inconstante. Começou a temporada mal, teve uma boa reação, mas, de repente, caiu de produção e entrou na zona de rebaixamento. Outro ponto negativo é um clube do tamanho do Deportivo ter que depender de um jovem de 21 anos - Adrian González, que já acertou sua ida ao Atlético de Madrid - e dos lampejos do veterano Valerón, que confirmou ficar na equipe para a disputa da Liga Adelante.

Apesar de contar com Adrian, a falta de um ataque mortal fez muita falta ao Deportivo. A exemplo de comparação, os blanquiazules terminaram a competição com 31 gols: Cristiano Ronaldo, o artilheiro histórico, marcou 40 vezes, enquanto Messi, vice-artilheiro, balançou as redes as mesmas 31 vezes que os galegos. Se a parte de La Corunã da Galícia amanheceu em silêncio, em Vigo é só festa: o Celta Vigo está a uma vitória de garantir sua vaga nos play-offs da Liga Adelante e viu, de quebra, seu maior rival ser rebaixado para a competição.

Real Sociedad 1x1 Getafe
No Anoeta, o clima tenso que havia se desenvolvido antes da partida logo se transformou em alegria após o 1 a 1 que garantiu a permanência da Real Sociedad na Liga BBVA - assim como o Getafe. Apesar do susto inicial, quando Cata Díaz abriu o placar aos nove minutos levando a pequena torcida azulona ao delírio, a Real Sociedad soube controlar os nervos de buscar o empate durante todo o jogo e, no segundo tempo, chegou ao gol de empate com Paco Sútil. A partir daí, com as duas equipes já satisfeitas com o empate, que salvava ambos, o jogo desenrolou-se de maneira chata. Apesar do segundo turno horrível, que a fez lutar pelo rebaixamento, a Real Sociedad tem uma boa equipe e bons valores individuais. Griezmann, grande revelação desta Liga, Xabi Prieto, Zurutuza e Diego Rivas foram donos de uma boa temporada.

No lado azulón, o elenco desgastado e com sérias carências deve se desfazer para a próxima temporada. Comprado pelo Dubai Team, as especulações em torno de um Getafe mais forte são grandes. Destaques como Albín e Dani Parejo, melhor jogador da temporada azulona, já estão com suas transferências para Espanyol e Real Madrid, respectivamente, praticamente seladas, enquanto Víctor Sánchez deve voltar para o Barcelona.

Levante 1x2 Zaragoza
Comemoração também em Aragão, onde a equipe local, Zaragoza, foi até Valencia para garantir sua permanência na elite espanhola. O grande herói da noite foi o capitão Gabi, autor de um doblete providencial para a equipe de Javier Aguirre. Primeiro, o volante cobrou com perfeição uma falta que morreu no ângulo direito de Munúa; depois, acertou um feliz chute que novamente morreu no ângulo do goleiro uruguaio. Um prêmio mais que merecido para os mais de nove mil torcedores maños que saíram de sua cidade local para torcer pelo seu time. Ander Herrera, jovem que fez sua despedida do Zaragoza, foi o mais emocionado da noite e teve seu nome gritado pelos torcedores blancos presentes no Ciutat de Valencia. O canterano já acertou sua ida para o Athletic Bilbao. Javier Aguirre, que pegou a equipe numa situação complicada, também teve seu nome reverenciado e, logo após a partida, deixou claro que seu desejo é continuar no Zaragoza: "quero treinar a equipe desde o começo, observar os jogadores na pré-temporada e, assim, alçar meus objetivos". O Levante, que já estava garantido na primeira divisão, deve perder o seu técnico, Ángel Plaza.

Mallorca 3x4 Atlético de Madrid
Na despedida de Quique Sánchez Flores do comando técnico do Atlético de Madrid, o show novamente foi de Agüero, que também deve ter feito seu provável último jogo trajando rojiblanco. Seja jogando isolado no 4-2-3-1, como ontem, ou tendo Forlán ou Diego Costa ao seu lado no ataque no 4-4-2, Kun não para de decidir: ontem, foram três gols que o fizeram chegar ao centenário de gols com o Atlético de Madrid. Antes da partida, Quique cortou Forlán novamente, dando a entender que o ciclo do uruguaio em Manzanares chegou mesmo ao fim. Durante a semana, o Mundo Deportivo chegou a confirmar a contratação do jogador por parte do Besiktas. Na coletiva de despedida, mais mistérios: o treinador afirmou que muito dificilmente Agüero e Forlán continuarão no Atléti e, muito por isso, Adrian, do Deportivo, já foi contratado. As especulações pela contratação do ítalo-argentino Osvaldo, do Espanyol, crescem a cada dia, mas a concorrência com a Premier League pode dificultar a transação. Outro nome bastante comentado pela imprensa madrilenha é Gourcuff. De acordo com o AS, os colchoneros oferecerão dez milhões de euros + Paulo Assunção ao Lyon pelo meio-campista.

Real Madrid 8x1 Almería
Cristiano Ronaldo. O português gravou seu nome na história da Liga Espanhola ao marcar dois gols no confronto contra o já rebaixado Almería e chegar aos 40 gols em uma única edição de campeonato espanhol. O camisa sete do Real Madrid deixou para trás números de Hugo Sánchez e, ninguém mais ninguém menos, Telmo Zarra. Zarra marcou 38 gols na temporada 1950-1951, quando sua média foi de um gol a cada 71,05 minutos. Hugo Sánchez, na temporada 1989-90, conseguiu uma média goleadora de um gol a cada 80 minutos. Cristiano Ronaldo marcou nesta Liga um gol a cada 70,07 minutos: foram onze gols nos últimos quatro jogos. O jogo também marcou a despedida de Dudek, que se resolveu se aposentar das quatro linhas. Joselu, que ganhou chances com Mourinho, marcou uma vez e foi bastante elogiado por Mourinho na coletiva pós-jogo. Adebayor, querendo ter seu contrato renovado pelos merengues, foi autor de um hat-trick, mas a diretoria não está muito a fim de contratar o togolês em definitivo.

Málaga 1x3 Barcelona
Recheado de jogadores reservas, o Barcelona de Josep Guardiola entrou em campo para tentar alcançar alguns objetivos que lhe restavam. No final, a equipe conseguiu ser a defesa menos vazada, porém o ataque devastador de Real Madrid, de 102 gols, acabou ficando na frente dos blaugranas. Em campo, o Málaga, desfalcado de Júlio Baptista e Rondón, saiu na frente com Eliseu, mas um pênalti bastante controverso marcado em cima de Bojan fez com que os azulgrenás chegassem ao empate. No segundo tempo, Afellay e o canterano Bartra marcaram mais dois e selaram a virada barcelonista. Curiosamente, mesmo tendo poucas oportunidades, Bojan terminou a Liga como quarto jogador do Barcelona com mais gols, ficando atrás de Messi, Villa, Pedro e Iniesta. No lado blanquiazul, a sensação é de alívio após a permanência na elite. Agora, Abdullah al Thani, sheik proprietário do Málaga, já pensa na próxima temporada. De acordo com o Marca, os andaluzes irão ao mercado para trazer uma superestrela (o nome de Kaká é especulado [!]).

Um comentário:

  1. O futebol espanhol tem um dos seus principais times na segunda divisão.

    Time que já contou com Bebeto, Mauro Silva, Djalminha e Nonato. Roy Makaay e Tristan. Já teve grandes jogadores.

    Um pena para La Coruña. Uma pena para o futebol.

    ResponderExcluir