sexta-feira, 13 de maio de 2011

Promessas: Rafael Alcântara

Irmão mais novo de Thiago Alcântara, Rafael já começa a despontar como nova promessa da cantera blaugrana (fcbarcelona.cat)

Texto de Artur Capuani

Aos 18 anos, o meio-campista Rafael Alcântara certamente já se acostumou com comparações. Afinal, o jovem atleta do Barcelona faz parte de uma ilustre família de futebolistas. Rafael é filho do tetracampeão mundial Mazinho e irmão mais novo de outra revelação azul-grená: o também meia Thiago Alcântara. Se não bastassem os laços sanguíneos, Rafinha, como é chamado na Espanha, atrai naturalmente paralelismos com seus familiares já que atua na mesma posição de seus parentes. Assim como Thiago e Mazinho, o garoto joga no meio de campo.

Entretanto, seu estilo cada vez mais ofensivo vem destacando suas atuações das de seu irmão. Enquanto seu irmão Thiago prefere investir em passes precisos, munindo os atacantes, a revelação barcelonista possui um drible veloz, quase incapturáve. Mas a grande qualidade de Rafael está sem dúvida na potência de seu chute, e a facilidade nas finalizações é uma ameaça constante aos goleiros adversários. Nascido no dia 12 de janeiro de 1993, em Bari, na Itália, Rafael chegou à capital da Catalunha, em companhia de Thiago, para integrar as equipes de base de um dos maiores clubes do mundo. Nessa época, tinha somente 12 anos e apenas sonhava em seguir os passos do pai dentro das quatro linhas.

Amadurecimento
Quando iniciou na Espanha, o jogador chegou a ser apontado como um volante mais marcador, um estilo muito diferente do que apresenta atualmente. Contudo, dentro da “fábrica de craques” do Barça, a jovem promessa se tornou realidade, e transformou taticamente seu papel dentro de campo. Com um talento inquestionável, não demorou muito para que Rafael atraísse os olhos de diversos times ingleses e alguns espanhóis, que tentaram, sem sucesso, contar com seu futebol. Afinal, ele não esconde a vontade de triunfar com a camisa do Barcelona.

Com o tempo, o “irmãozinho de Thiago” ganhou cada vez mais espaço e chegou, com naturalidade, às equipes de base da seleção espanhola, já que possui a cidadania local. Infelizmente, em 2010, já jogando como meia-atacante, o caçula de Mazinho ficou impossibilitado de disputar o Europeu Sub-17 pela Fúria, pois estava lesionado. Mas já neste ano o juvenil irá integrar a equipe sub-19 do país – Rafael já foi convocado para o período de treinos da categoria na “Ciudad del Fútbol”, o centro de treinamentos da Federação Espanhola de Futebol.

Filho de brasileiros, criado na Espanha e italiano no papel. Rafael Alcântara definidamente não é dos casos mais comuns, se tratando de nacionalidades. Apesar de jogar pelas seleções de base da Fúria e ter nascido na Velha Bota, o garoto ainda poderá vestir a camisa da seleção brasileira, assim como fez seu pai. Afinal, como filho de brasileiros, segundo o estatuto da Fifa, Rafinha tem condições de atuar pelo Brasil. A expectativa fica por conta de sua primeira convocação para uma seleção principal. Caso jogue uma vez sequer na equipe principal de outro país, o jovem meia não poderá voltar atrás. Há alguns meses, seu pai deixou claro que a possibilidade de seus filhos atuarem pelo Brasil chega a zero.

“Eu não acho que corre o risco de perder, eu acho que já perdeu. Eu adoraria vê-los (Rafael e Thiago) defendendo o Brasil, mas hoje eles já são mais espanhóis do que brasileiros. A vida toda deles está aqui. E também eu não interfiro. A decisão é deles. O que eles quiserem fazer, eu apoio”, disse Mazinho.

Porém, pouco tempo depois, para deleite do povo brasileiro, Rafael apimentou a polêmica, afirmando seu desejo de jogar com a amarelinha. “Eu sempre me considerei brasileiro. Meu sonho é jogar nessa seleção”, disse o atleta, quando teve que enfrentar o time verde-amarelo em um jogo-treino, durante o período de treinamentos da equipe de Mano Menezes, em Barcelona. Nesta oportunidade, o técnico teria tido inclusive uma conversa particular de cerca de dez minutos com Mazinho. O ex-jogador também diz ter entrado em contato com representantes da CBF, que teriam negado a possibilidade de atletas formados em outros países atuarem pela seleção.

Em 2011, o garoto hispano-brasileiro deixou a equipe juvenil do Barcelona para integrar o time B, que disputa a Liga Adelante. Sua estreia ocorreu no dia 8 de janeiro, na derrota do time de Luis Enrique para o Girona, por 2 a 1. Mesmo com um revés logo de cara, o mais novo dos Alcântara tem conquistado seu espaço na equipe, contribuindo, por exemplo, com um gol na vitória por 3 a 2 sobre o Salamanca.

Se Mazinho não esconde o orgulho que tem por seus rebentos, o pai coruja deve ter escorrido lágrimas de felicidade ao ver seus dois filhos jogando juntos no mesmo time. Ainda que já tenha estreado pelo time principal ao lado de Messi, Xavi e outras estrelas, Thiago continua jogando pelo time B do Barça, onde agora faz parceria com seu irmão mais novo. Juntos, os irmãos Alcântara comandaram o meio de campo azul-grená na vitória por três gols de diferença contra o Cartagena, ensaiando uma parceria de sucesso pelo clube espanhol e, quem sabe, pela seleção – espanhola ou brasileira, só o tempo dirá. Agora, resta saber se o caçula de Mazinho irá despontar no ambiente profissional com o mesmo brilho que vem demonstrando nas categorias de base. Em parceria com seu irmão, Rafael Alcântara tem tudo para trilhar os caminhos, já explorados por seu pai, nos campos de futebol.

Rafael Alcântara
Nome completo: Rafael Alcântara do Nascimento
Data de Nascimento: 12/02/1993
Local de Nascimento: Bari, Itália
Clubes que defendeu: Barcelona
Seleções de base que defendeu: Espanha Sub-19 e Sub-17

Um comentário: