terça-feira, 17 de maio de 2011

Resumo: 37ª rodada

Aplausos para mim: Cristiano Ronaldo marcou mais dois, chegou aos 38 no campeonato e iguala a supermarca de Zarra e Hugo Sánchez (AP Photo)

Cristiano Ronaldo fez história. O português fez dois gols na vitória do Real Madrid sobre o Villarreal, no estádio El Madrigal, por 3 a 1, pela penúltima rodada do campeonato espanhol, e tornou-se o maior artilheiro em uma única edição do torneio, com 38 gols, igualando o recorde de Hugo Sánchez e de Zarra. Há uma polêmica sobre o número de Ronaldo, porque a liga espanhola conta 38 enquanto parte da imprensa considera 39. Marcelo anotou o outro gol do Real, enquanto Cani descontou para o Submarino Amarelo. A vitória deixou o Real com 89 pontos na segunda posição, e o Villarreal em quarto, com 62. Ambos, além de Barcelona e Valencia, estão garantidos na próxima Liga dos Campeões.

No Camp Nou, o Barcelona empatou sem gols com o Deportivo, que antes da partida fez o tradicional "pasillo" aplaudindo o Barça campeão nacional. Com o empate, o Depor está momentaneamente salvo do descenso, com 43 pontos, enquanto o Barcelona tem 93.

Em Almería, o lanterna e rebaixado dono da casa - 30 pontos - derrotou o Mallorca por 3 a 1, deixando os insulares em situação complicada na luta contra o rebaixamento, com 44 pontos. Uche, Juanma Ortiz e Piatti marcaram os gols do Almería, enquanto Webó descontou para o Mallorca.

Em um confronto de times que brigam diretamente contra o rebaixamento, o Getafe fez 2 a 0 no Osasuna, jogando em seu estádio. Flano e Pedro Ríos anotaram os gols dos azulones, que agora tem 43 pontos, na 16ª posição. O Osasuna está uma posição acima, com 44.

Já o Sevilla garantiu sua vaga na Liga Europa ao vencer a Real Sociedad por 3 a 1, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Kanouté, duas vezes, e Negredo anotaram os gols do Sevilla, enquanto Agirretxe descontou para a equipe basca. O Sevilla é o quinto, com 55 pontos, enquanto a Real Sociedad, com 44 pontos, ainda corre risco de rebaixamento.

Desesperado para não cair, o Zaragoza derrotou o Espanyol por 1 a 0, com um gol de Ponzio, e respira com 42 pontos. Já o Espanyol encerrou suas chances de chegar à Liga Europa ficando em oitavo lugar, com 49 pontos.

Na despedida do técnico Quique Sánchez Flores no estádio Vicente Calderón, o Atlético de Madrid derrotou o rebaixado Hércules por 2 a 1. O zagueiro Dominguez abriu o placar para os colchoneros com um minuto de partida, mas o francês David Trezeguet empatou aos 21 do segundo tempo. Três minutos depois, Reyes fez o gol da vitória. O Atlético, garantido na Liga Europa, é o sétimo com 55 pontos, enquanto o Hércules permanece em penúltimo colocado, com 34.

Em Gijón, o Sporting salvou-se matematicamente do descenso ao vencer por 2 a 1 o Racing. Christian abriu o placar para os visitantes, mas De Las Cuevas e Nacho Novo viraram a partida para os asturianos. Com a vitória, o Sporting chegou aos 46 pontos e ao décimo lugar, enquanto o Racing está uma posição abaixo, com o mesmo número de pontos.

Outro clube que se salvou do descenso foi o Málaga, que empatou em 1 a 1 com o Athletic Bilbao, no estádio San Mamés. Recio abriu o placar para o Málaga, mas David López empatou para os Leões, que estão em sexto, com 55 pontos. O Málaga tem 46, no nono lugar.

Finalmente, no clássico valenciano, Valencia e Levante ficaram no empate sem gols no Mestalla. O resultado garantiu o terceiro lugar para os Ches, enquanto o Levante está virtualmente salvo do descenso. A partida marcou a despedida, jogando em casa, do meia-atacante Vicente, que anunciou que deixará o Valencia ao fim da temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário