terça-feira, 24 de maio de 2011

Jogadores Históricos: Ronald Koeman

Koeman corre para o abraço após o gol de falta que deu ao Barcelona seu primeiro título de Liga dos Campeões (uefa.pt)


Londres, 20 de maio de 1992. O marcador do estádio Wembley marcava 0 para a Sampdoria 0 para o Barcelona. Até que, aos quatro minutos do segundo tempo da prorrogação, numa disputa de bola, o árbitro marcou falta a favor do Barcelona, cometida por Pari em cima de Eusébio. O clima do estádio era quente; a tensão, enorme. Ronald Koeman ajeitou a bola com carinho para, em falta trabalhada, concluir com raiva uma jogada que teve participação de Hristo Stoichkov e Michael Laudrup. Em outras palavras, o Barcelona abriria o placar do jogo e estava a onze minutos de conquistar seu primeiro título europeu. O holandês não é ídolo do clube com o qual dedicou sete anos de sua carreira somente por esse gol: a dedicação em campo, a garra, o amor à camisa e a técnica, além da simpatia fora das quatro linhas, sempre serão lembrados deste excelente zagueiro enquanto jogador do Barcelona.

Um dos pilares do Dream Team blaugrana comandado por Johan Cruyff, Koeman começou a jogar futebol nas canteras do Groningem, onde debutou profissionalmente no futebol em 1980, junto com seu irmão, Erwim Koeman. Após passagens bem sucedidas por Ajax e PSV, onde ganhou seu primeiro título europeu, em 1987/88, chegou à Catalunha em 1989. O Barcelona pagou 1, 200 milhões de pesetas pela contratação do holandês, que se converteu na contratação mais cara do conjunto catalão à época.

Coletivamente, Koeman chegava do PSV "consagrado": foi bi-campeão holandês e campeão europeu em 1988, após a vitória da equipe de Eindhoven sobre o Benfica nos pênaltis. Naquele mesmo ano, foi campeão da Eurocopa com a Holanda, após vitória sobre a ex-URSS. Em sua primeira temporada como jogador azulgrená, o holandês foi campeão da Copa do Rei, mas o Real Madrid de Butragueño e Manolo Sanchís seguia imbatível e, pela quinta vez consecutiva, conquistou a taça da Liga Espanhola, onde o Barcelona viria a terminar em terceiro. Na Recopa Europeia, à época segunda principal competição europeia, o Barcelona caiu nas quartas-de-finais para o finalista Anderlecht, que viria a perder para a Sampdoria. Seu desempenho foi perfeito: Tintim marcou 14 gols em 36 jogos, números bastante impressionante tratando-se de um zagueiro.

Na temporada seguinte, chegou ao Barcelona o búlgaro Stoichkov, que comando os azulgrenás ao primeiro título de Liga Espanhola após oito temporadas. Ronald Koeman, porém, assistiu a essa conquista das tribunas do Camp Nou: uma lesão no joelho esquerdo em janeiro de 1991 o tirou do restante da temporada. O nome de Jan Molby foi bastante especulado naquele momento para suprir a ausência do holandês, mas o jogador foi constantemente acusado pela imprensa catalão de problemático fora de campo, o que acabou levando a direção barcelonista a não contratá-lo.

A terceira temporada de The Wise como blaugrana foi a mais fenomenal. Campeão espanhol e europeu, Koeman coroou com o gol de falta descrito no primeiro parágrafo uma temporada excelente coletivamente e individualmente. Os 16 gols marcados na temporada foi sua maior cifra trajando azul e grená, sendo seis desses de faltas, como em Wembley. Koeman ainda viria a disputar mais uma final de Liga dos Campeões; porém, o final acabou diferente: em 1994/95, o Barcelona foi surrado pelo Milan de Van Basten por 4 a 0 e acabou voltando para Barcelona de mãos vazias. O jogo também marcou a despedida do holandês do Dream Team, que foi se desfazendo pouco a pouco. Após deixar o Barcelona com incríveis 193 gols em 553 partidas, retornou à Holanda para encerrar sua carreira como jogador no Feyenoord.

Logo após sua aposentadoria dos gramados, voltou ao Barcelona para fazer parte do comando técnico dirigido por Loois Van Gaal. À época, o Barcelona era bi-campeão espanhol, mas fracassava em âmbito europeu. Koeman foi o responsável por olhar os jovens da cantera e designá-los para o time A. O holandês ficou impressionado com um meio-campista da equipe B que logo fez parte da equipe principal: Xavi Hernández. Após a ida de Van Gaal para o AZ Alkmaar, em 2000, Koeman foi resignado para o cargo de segundo treinador da equipe, mas acabou deixando o cargo dois meses depois, pois recebeu uma proposta para treinar o Vitesse.

Sua volta à Espanha aconteceria somente outubro de 2007, porém não seria no Barcelona, clube com o qual mais se identificou, e sim no Valencia, que passava por maus bocados na Liga Espanhola e na Champions League. Na competição europeia, os Chés, que contavam com David Villa em seu elenco, foram últimos colocados de um grupo que tinha Rosenborg e Anderletch, além do Chelsea. Sua estadia no Valencia foi marcada por muitas controvérsias. Primeiro, Koeman tomou uma série de medidas drásticas e resolveu afastar do elenco os ídolos da torcida, como Cañizares, Albelda e Angulo, apostando em jovens como Banega, Maduro e Mata. A relação com os aficionados blanquinegros nunca foi as das mais animadoras, muito por causa das medidas, e mesmo após conquistar a Copa do Rei contra o Getafe, no Vicente Calderón, o técnico acabou demitido após uma goleada acachapante por 5 a 0 ante o Athletic Bilbao no San Mamés.

Tintin está desempregado desde dezembro, quando foi demitido do AZ Alkmaar. Especulações da imprensa inglesa dizem que o holandês pode assumir o comando do Aston Villa, da Inglaterra, na próxima temporada. Perguntado pelo Mundo Deportivo para quem irá torcer na final da Uefa Champions League desta temporada, a resposta foi óbvia: "o Barcelona sempre estará no meu coração".

Ronaldo Koeman
Data de Nascimento: 21 de março de 1963, em Zaandam, Holanda.
Clubes como jogador: Groningen, Ajax, PSV, Barcelona, Feyenoord.
Títulos como jogador: Eurocopa de 1988, 2 Liga dos Campeões da Europa (1987/88 e 1991/92), 1 Supercopa da UEFA (1992), 4 Ligas Holandesas (1984/85, 1986/87, 1987/88, 1988/89), 3 Copa da Holanda (1985/86, 1987/88, 1986/87, 1988/1989), 4 Liga Espanhola (1990-91, 1991-92, 1992-93, 1994-95), 1 Copa do Rei (1989-90), 3 Supercopa da Espanha (1991, 1992, 1994).
Clubes como treinador: Vitesse, Ajax, Benfica, PSV, Valencia, AZ Alkmaar.
Títulos como treinador: 3 Liga Holandesa (2002/03, 2004/05, 2007/08), 1 Copa da Holanda (2002/03), 2 Supercopa da Holanda (2002 e 2009), 1 Supercopa de Portugal (2005), 1 Copa do Rei (2007-08)

Nenhum comentário:

Postar um comentário