terça-feira, 12 de outubro de 2010

Jogadores Históricos: Manolo Sanchís

Manolo Sanchís atuou no Real Madrid por incríveis 18 temporadas e é um dos maiores ídolos da história do clube blanco (futboldelpaella.es)

Para a mais nova geração de torcedores do Real Madrid, Raúl, Guti, Casillas e Zidane são ídolos máximos. Antes deles, porém, houve uma geração de seis canteranos que marcaram época no clube da capital. Conhecida como "La Quinta del Buitre" esta geração foi municiada por Emilio Butragueño (o Buitre, seu apelido à época) e ganhou esse novo graças a Julio Inglesas, jornalista do El Pais. Entre eles, apenas um ficou no clube por tantas temporada (17 no total): o zagueiro Manolo Sanchís, que tornou-se capitão do clube em meados da década de noventa.

Nascido em Madrid, Sanchís debutou com o clube blanco em 4 de dezembro de 1983 contra o Múrcia. E, assim como Butragueño em sua estreia pelo Real Madrid, teve participação crucial na partida. Afinal de contas, o único tento do jogo saiu dos pés do zagueiro. Logo, ganhou rapidamente a confiança de Di Stefano. Apesar de participações boas em partidas de Liga e Champions e já ganhando um status de ídolo, El Cejas e toda a trupe da Quinta del Buitre só foram ganhar o seu primeiro título em 1986, sendo esse o primeiro de cinco consecutivos (marca récorde na Liga BBVA).

Àquela geração, porém, lamenta-se muita a não-conquista da Champions League. Apesar de assombrar no cenário espanhol, com cinco ligas e duas Copa del Rey, Manolo Sanchís só foi ao alto da europa com a Quinta del Buitre apenas duas vezes, e com a Copa da Uefa - 1985-86 e 1986-87. Se os torcedores do Real Madrid criaram muitas expectativas e depositaram suas confianças para que essa geração recolocasse o Real Madrid no topo da europa, a decepção foi grande: apesar de remontadas históricas e dois vices-campeonatos, a geração de ouro do Real Madrid não chegou a conquistar a Copa da Europa (hoje, Champions League).

El Cejas foi o único dessa geração a atuar a carreira inteira em Chamartín e, assim, foi recompensado com chave de ouro: em 20 de maio de 1998, enfim, o Real Madrid voltara a ganhar uma Champions League, o que levou Sanchís às lágrimas. Duas temporadas depois, o Real Madrid estaria novamente de volta ao topo da Europa, após derrotar o Valencia em Paris. Em 2001, após a conquista da Liga Espanhola (sua oitava) resolveu aposentar as botas, sendo homenageado no Santiago Bernabéu e reconhecido como um dos grandes ídolos do Real Madrid, onde atuou por 592 vezes.

Manolo sempre se destacou por sua frieza e tranquilidade. Foi um excelente profissional tanto dentro, como fora de campo.

Manolo Sanchís
Nascimento: 23 de maio de 1985
Posição: zagueiro
Clube: Real Madrid
Títulos: 8 Ligas, 5 Supercopas, 2 Copa del Rey, 2 Champions League, 2 Copa da Uefa, 1Mundial de Clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário