sábado, 2 de outubro de 2010

6ª Rodada (1ª parte): Sofrimento e liderança

Cruzamento de Soldado e gol de Áduriz: os dois abriram o caminho para mais uma vitória do Valencia no torneio. Mais lider que nunca (superdeporte.es)

Favoritíssimos ao título espanhol, Barcelona e Real Madrid ficarão pelo menos mais 15 dias longe da liderança. Isso porque, neste sábado, o Valencia sofreu na partida, abusou de perder gols, mas venceu o Athletic Bilbao por 2 a 1, garantindo a permanência na ponta da Liga pelo menos até a próxima rodada, que acontece depois da pausa para as Eliminatórias da Eurocopa. Nela, os Chés defendem a ponta contra o Barcelona, no Camp Nou.

Valencia 2x1 Atlhetic Bilbao
Hoje o Valencia (re)aprendeu uma lição: os Chés (re)aprenderam a sofrer para ser cada vez mais líder da Liga Espanhola. Três pontos e liderança por uma rodada a mais, conclusão do SuperDeporte.es, jornal que cobre os times de Valencia. Querendo esquecer a derrota injusta sofrida no meio da semana pelo Manchester United pela LC, o Valencia controlou facilmente o encontro no primeiro tempo. E, como tem sido a tônica dos Chés neste início de temporada, abriram o placar cedo, após passe de calcanhar de Pablo Hernández, cruzamento de Soldado e remate de cabeça de Áduriz. Esperava-se um jogo com muitas ocasiões aéreas, já que os atacantes dos dois times (Áduriz, Valencia; e Llorente, Atlhetic Bilbao) têm no cabeceio as suas principais virtudes. Mas não foi desta maneira. Boa parte do jogo ficou concentrado no meio-campo e um futebol mais elaborado do que as características predominou.

O Valencia pecava demais nas finalizações, na primeira parte, e isso fez o Atlhetic Bilbao crescer. No segundo tempo, o Valencia acusou cansaçõ e o ímpeto ofensivo desapareceu. Com uma postura mais ofensiva, o Bilbao ainda conseguiu equilibrar o jogo na segunda etapa, mas viu seu melhor futebol deixar o campo aos 23min junto com Martinez, que se chocou com César e deixou o jogo de maca. Nos acréscimos, mais dois gols. Primeiro, oos 46min, Vicente ampliou para o Valencia, após fazer fila na zaga euskara; e, depois, Gabilondo, de falta, descontou aos 48min.

Zaragoza 2x2 Sporting Gijón
Mais cedo, no jogo que abriu a rodada, Zaragoza e Sporting Gijón ficaram no empate e não conseguiram aliviar as suas respectivas situações. O resultado pode ter sabor de derrota para os asturianos, que chegaram a abrir 2 a 0 no marcador. Manuel Preciado declarou insatisfeito com a partida de hoje, onde os rojiblancos perderam a chance de matar a partida quando esta estava em suas mãos. Ao Zaragoza, ir em busca do ponto veio em situação, no mínimo, curiosa: se com onze jogadores em campo, os maños mostraram-se um time sem padrão de jogo, restou Ayza Gomez expulsar Jarosik - que cometeu pênalti bobo em Diego Castro, que o converteu anotando o segundo gol da partida - para o time tomar "vergonha na cara". O herói da vez foi Sinama Pongolle, autor dos dois gols. Com o tempo quase acabo, os gijoneses tentaram aproveitar o desgaste físico do Zaragoza com alguns contra-ataques rápido, mas Doblas fechou o gol e garantiu um pontinho para os maños.

Real Sociedad 1x0 Espanyol
Num final de jogo emocionante, a Real Sociedad garantiu três pontos na tabela. Os txuri urdin ganharam no Anoeta ante um Espanyol que não pôde fazer nada ante a superioridade dos comandados de Martín Lasarte. A Real Sociedad dominou boa parte da peleja e teve muitas ocasiões para estrear o marcador. Ironicamente, o único gol da partida saiu dos pés de um jogador périco: após falta batida por Sapong, Kameni acabou espalmando em cima de Forlín, que rematou às próprias redes. A partida marcou o reencontro de Raúl Tamudo com o Espanyol, clube com o qual tanto se identificou. Tamudo teve, pelo menos, três ocasiões claras para marcar contra o ex-clube, mas foi parada com perfeição por Kameni.

Griezmann segue cada dia mais caindo nas graças dos torcedores bascos: hoje, deu muito trabalho a Víctor Ruíz, que não conseguia pará-lo, e pediu substituição por câimbras. Saiu do Anoeta ovacionado pelos torcedores bascos, que se renderam ante seu esforço. Nos últimos lances da partida, brilhou a estrela do goleiro do time basco, Claudio Bravo. Disposto a tentar pelo menos um pontinho para dormir na zona de Champions League, o Espanyol esboçou uma pressão, e Bravo virou o salvador, com duas intervenções de alto nivel, evitando o empate blanquiazul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário