terça-feira, 26 de outubro de 2010

Resumo: 8ª rodada (2ª parte)

O Villarreal fez mais uma vitima no El Madrigal e, com um ponto a menos do que o Real Madrid, segue sua caça ao líder (reuters)

Três jogos bem movimentados fecharam a oitava rodada: O Villarreal, que passou pelo Atlético de Madrid, manteve-se firme na briga pelo título e, apesar de ter perdido a chance de assumir a primeira colocação na rodada passada, não larga a segunda posição. Pior para o Atlético de Madrid, que, com mais um resultado adverso, caiu para a oitava posição e entra na sua pior fase desde o belo início de temporada. Melhor para o Getafe e para o Sevilla, que venceram Sporting Gijón e Athletic Bilbao, respectivamente.

Na parte debaixo da tabela, um confronto direto entre Real Sociedad e Deportivo fez com os bascos dessem um up na tabela e assumisse a 11ª posição. Já para o Deportivo, a situação é preocupante: assim como o Zaragoza, os galegos ainda não venceram na competição e o trabalho (horrível, de momento) de Ángel Lotina já começa a ser questionado. De momento, nada aponta uma demissão ainda nesta semana, mas a imprensa já começa a especular que uma derrota frente ao Osasuna, pela ida da terceira fase da Copa del Rey, já pode ser fatal para o técnico blanquiazul.

Sevilla 4x3 Athletic Bilbao
Também há de se ganhar sem brilho. Olhando o resultado no minuto 62, parecia que o Sevilla estava encaminhando para uma vitória fácil, porém, a realidade foi muito distinta. Os gols de Luis Fabiano e as magníficas assistências de Romaric não foram suficientes para ganhar de forma cômoda. O Sevilla acabou se perdendo com um a menos e com o resultado ajustado. A partida teve muita história. Os bascos fizeram um grande começo de jogo e em 20 minutos já tinham cobrado cinco escanteios. Os jogadores de Manzano estavam sem lugar. O futebol era espesso e lento e a ordem dos leões já era o suficiente para anular os sevillistas.

O Sevilla se complicou em uma partida imprópria para isso, evidenciando que apesar dos resultados, algo não está indo bem no time. Luis Fabiano baixou um passe de Romaric com uma classe brutal para bater a Gorka por alto em uma genialidade das suas. A partir daí, a partida deveria ter morrido, porém, Navarro viu o segundo cartão amarelo e o Athletic se dedicou a sonhar com o empate. A falta de 15 minutos para o fim da partida, apareceu Llorente. Primeiro, marcou de cabeça depois de um passe de Susaeta e logo converteu também um pênalti cometido sobre o mesmo, ou melhor: acertou um rebote, já que Palop defendera a cobrança. Os anfitriões começaram a ficar com medo e a tragédia estava sendo desenhada. Porém, o árbitro ajudou. Em uma jogada inexplicável em que Negredo quase marcou, Clos Gómez se deixou aconselhar pelo seu assistente e decretou um pênalti a favor do Sevilla. Kanouté não falha e assunto encerrado.

Em definitivo, um triunfo que serve para ganhar confiança, para que Luis Fabiano regresse ao futebol, para ter a certeza de que Kanouté é meio time, para reforçar Romaric e para fazer com que o efeito Manzano não seja uma simples casualidade. Porém, há muito ainda a ser corrigido.

Villarreal 2x0 Atlético de Madrid (Victor Mendes)
Polemica envolvendo arbitragem nesta rodada foi o que não faltou. E, no El Madrigal, não foi diferente. Apesar de o Villarreal ter merecido de todas as formas a vitória, a arbitragem de Ramírez Domínguez foi bastante controversa e os seus erros prejudicaram, principalmente, o Atlético de Madrid. Em um deles, Agüero sofreu pênalti claríssimo de Gonzalo, mas o arbitro acabou não assinalando alegando que já tinha encerrado o primeiro tempo. Polêmicas à parte, dentro de campo, um Villarreal com um futebol envolvente e bonito de se ver - um time bem sólido, fazendo um resumo rápido - não deu chances de o Atlético de Madrid pensar em algo.

Quando os rojiblancos exibiam uma pequena pressão, apareceu o invidualismo dos amarillos. Em contra-ataque sensacional puxado por Nilmar, Cani, substituto de Borja Valero - suspenso - abriu o placar logo no começo. Após isso, foi tudo apenas uma questão de tempo e inteligência para o Villarreal segurar a partida e ainda chegar ao segundo gol. Vale destacar que, além de não deixar o meio-campo colchonero fluir e criar alguma coisa, Marchena e Godin foram perfeitos na marcação de Diego Costa e Agüero, e Ángel soube neutralizar muito bem as subidas de Filipe Luís pela esquerda. Na frente, Rossi, Nilmar e Cazorla estão em uma fase excelente e, na ausência de Borja Valero (suspenso), Cani fez uma ótima partida com um belo gol. O meio-campo é leve, e dá prioridade a posse de bola rápida e envolvente.

Real Sociedad 3x0 Deportivo
A Real Sociedad chegou ao seu terceiro triunfo na temporada - todos no Anoeta - e espantou o perigo da zona de rebaixamento. A goleado sobre o Deportivo reflete que o time é, sim, bom e as derrotas passadas foram por inocência e falta de pegada. O último aspecto é o que falta definitivamente neste time do Deportivo. Já os txuri-urdin mostraram-se um time bem dinâmico, que controla o jogo e leva perigo com as constantes jogadas de Zurutuza, que estava de volta ao time titular, e Griezzman, destaque do time mesmo com apenas 18 anos, nos flancos. A Real Sociedad investia nas bolas alçadas na área, e se manteve no domínio da partida. O La Coruña tentava atacar, mas parava sempre na boa marcação da equipe da casa e partiu para o intervalo com a desvantagem de um gol no placar.

A partir da metade do segundo tempo o jogo ficou eletrizante. Primeiro, Llorente por pouco não alcançou passe enfiado na boca do gol. Depois, Adrian cruzou na cabeça de Riki, que testou firme, no canto, para verdadeiro milagre de Bravo, que impediu o gol de empate do La Coruña. A Real Sociedad chegou a mais dois gols, todos eles com participações diretas de Griezzman. A de se elogiar a partida brilhante feita por Claudio Bravo. O arqueiro basco fechou o gol e teve merecidamente seu nome entoado por todo o Anoeta.

Getafe 3x0 Sporting Gijón
A vitória azulona é daquelas que veio em uma hora certa. Muito porque, as primeiras críticas sobre o desempenho já era colocada em cheque e a derrota na Liga Europa durante a semana fez com o que o Getafe chegasse a essa partida pressionado. Míchel, assim como Preciado, chegou à partida tendo que fazer algumas improvisações no time titular - a maioria por jogadores lesionados. O Getafe não contou com Casquero, Gavilán, Álvarez, Mané e Ibrahim Kas. Apesar de alguns desfalques, nenhum foi tão sentindo como o de Diego Castro pelo lado asturiano. Dentro das quatro linhas, o Getafe ainda recebeu uma péssima notícia: quando o time vencia por um a zero, Dani Parejo, destaque do time neste início de temporada, teve que sair por lesão na coxa. Para a sorte do time de Madrid, o seu substituto, Albín, entrou bem e, logo na primeira chance, sofreu um pênalti convertido por Colunga e que, praticamente, sentenciou a partida. O Sporting Gijón careceu de ideias e seu (pouco) futebol veio por água abaixo após o terceiro gol do time de Valdebebas. Vale destacar que todos os gols do Getafe foram em bolas paradas. Nova especialidade dos azulones?

Osasuna 3x0 Málaga
O Osasuna saiu da zona de rebaixamento em alto estilo: com um futebol vistoso e um resultado contundente, os rojillos derrotaram o Málaga na sua melhor apresentação na temporada e quebraram a invecibilidade dos andazules como anfitriões. Bela partida da dupla iraniana Masoud e Shojaei, que definiram a partida no primeiro tempo, e um sobresaliente Juanfran, que teve participação direta nos dois gols. O Málaga mostrou uma imagem decepcionante e foi incapaz de criar uma jogada perigosa ao gol de Ricardo (apenas um disparo de Edinho que, ainda por cima, desviou em Damiá e saiu à linha de fundo).

Espanyol 2x1 Levante
O Espanyol segue fulminante jogando no Cornellá-El Prat e diante de 26.458 espectadores, os péricos entraram de vez na zona de Liga Europa e já almeja algo maior às próximas rodadas. O Levante já mostrou não ser um time bom técnicamente e jogando com dez na maior parte do tempo é bem complicado. Apesar do resultado magro, o perfil do jogo foi outro e o Espanyol não teve trabalhos para construir o resultado. Talvez, o excesso de preciosismo impediu que uma goleada saísse.

Para saber dos jogos de sábado, clique aqui

CRAQUES DA RODADA
Lionel Messi (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Di María (Real Madrid)
Gonzalo Castro (Mallorca)

Escalação da rodada
Bravo (Real Sociedad); Ángel (Villarreal), Ricardo Carvalho (Real Madrid), Marchena (Villarreal), Ayoze (Mallorca); Romaric (Sevilla), Di María (Real Madrid), Özil (Real Madrid), Castro (Mallorca); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Messi (Barcelona)

Nenhum comentário:

Postar um comentário