terça-feira, 19 de outubro de 2010

Resumo: 7ª rodada (parte 2)

Cara feia para o Villarreal, que deixou de ser líder da competição (AS)

Na segunda parte da rodada (com seis jogos no domingo e um na segunda-feira) vimos o Villarreal desperdiçar novamente a chance de liderar a liga espanhola pela terceira vez em sua história. O responsável por parar os amarillos foi o bom time do Hércules, que mais uma vez deu provas de que veio para a Liga BBVA para ficar. O resultado deixou o Villarreal na vice-liderança com 16 pontos - um a menos que o primeiro colocado Real Madrid. O Hércules aparece na 10ª posição, com oito pontos, e segue com campanha surpreendente neste início de Espanhol.

Com 66 cartões amarelos e quatro vermelhos, foi a rodada mais violenta e sobrou de suspensões mais rígidas por parte da CEDD: Lopo (Deportivo), Luis García (Espanyol), Pinter (Real Zaragoza), Borja Valero (Villarreal), Mussacchio (Villarreal) tiveram "sorte" maior e foram suspensos por apenas uma partida, enquanto que Osvaldo (Espanyol), Trezeguet (Hércules) e Camuñas (Osasuna) acabaram suspensos por três partidas.

Hércules 2x2 Villarreal
No jogo que encerrou a rodada, o Villarreal deixou no Rico Pérez o sonho de liderar o campeonato pela primeira vez na temporada e pela terceira vez em sua história. Dos quatro cartões vermelhos que saíram na rodada, três deles vieram dessa partida. O jogo começou corrido e com o Hércules sem medo de ir para cima dos amarillos. O Hércules até tinha mais a posse de bola, mas não sabia aproveitá-las e não levava perigo ao gol de Diego López. Quando o Villarreal pressionava e ia tomando conta da partida, Drenthe cobrou falta em direção à área, os zagueiros do Villarreal pararam pedindo impedimento e Valdez, sozinho, tocou para as redes. A vantagem castelonense, porém, durou apenas três minutos, pois Capdevila empatou após desatenção da zaga anfitriã e passe de um ligadíssimo Cazorla.

Trezeguet foi do céu ao inferno em minutos: após vencer Diego López e desempatar para o Hércules, o francês discutiu com Muñiz Fernández e acabou expulso nos minutos finais do primeiro tempo. Com um a menos, Esteban Vigo trocou Tote por Rufete para defender seu time e trocou o 4-2-3-1 para um 4-3-2-1. Em desvantagem no placar, o Villarreal adiantou sua marcação e passou a exercer forte pressão sobre o Hércules, que recuou para tentar segurar o resultado com um jogador a menos. Aos 18 minutos, Borja Valero recebeu na direita após bom passe de Cazorla e empatou novamente o confronto. Os visitantes mantiveram a pressão durante toda a etapa final, sendo ameaçados pelo Hércules apenas nos contra-ataques. A forte marcação dos donos da casa, porém, impediu que o Villarreal criasse boas chances de gol e garantiu o empate.

Sporting Gijón 2x0 Sevilla
Nas Asturias, Gregório Manzano conheceu sua primeira derrota no comando técnico do Sevilla após duas vitórias. Com a situação indefinida no clube, Luis Fabiano voltou a aparecer entre os titulares e Manzano optou por um 4-2-2-2 em vez do 4-2-3-1 dos últimos jogos. Os números do brasileiro comprova que o Sevilla necessita dele: El Fabuloso foi quem mais buscou jogo no time do Sevilla. O camisa 10 finalizou seis vezes, sendo que três delas foram ao gol. O atacante, porém, pecou no posicionamento e ficou três vezes em impedimento. Sangoy e Diego Castro - em um tirombazo - marcaram os dois gols que deram a vitória ao Gijón, que subiu para oito pontos e se afastou na zona de descenso. O dois a zero aberto sobre os rojiblancos fez a torcida se lembrar do dois a zero aberto contra Athletic Bilbao e Zaragoza, mas deixados empatar pelos dois times. O Sevilla foi pro tudo ou nado e o Sporting sofreu um pouco, mas a defesa bem segura dos asturianos soube segurar os constantes ataques andaluzes.

Mallorca 0x1 Espanyol
Aproveitando-se do fato de o Sevilla ter perdido, o Espanyol aproveitou para vencer o Mallorca, chegar aos 12 pontos e entrar na zona de Liga Europa. Ainda que, antes da temporada começar, o Espanyol fizesse um bom mercado a ponto de sua cúpula acreditar que o time poderia almejar algo a mais nesta temporada, o início périco fora de casa na competição transbordou essa ideia. Contra o Mallorca, porém, os blanquiazules conquistaram sua primeira vitória fora de casa, que até poderia ter sido um pouco mais elástica se Aouate não estivesse em noite inspirada. Sem o seu centroavante de ofício, Osvaldo, desde os trinta e cinto do primeiro tempo, Callejón ficou muito mais isolado no ataque e gol saiu numa bola parada. Após pênalti infantil cometido pelo jovem canterano Kevin García, Luis Garcia converteu e fez justiça ao jogo, já que o Espanyol já tinha as ações. O Mallorca não conseguiu encontrar alguns espaços para criar perigo ante o gol de Álvarez, ainda que tivesse chances nos minutos iniciais, quando Nsue chutou na trave.

Com o objetivo de querer pelo menos um ponto, Laudrup lançou as entradas de Webó e Pereira para fortalecer seu ataque, mas a defesa do Espanyol esteve impecável e os dois passaram despercebidos e, praticamente, não adicionaram nada à partida. O Espanyol conseguiu sua primeira vitória na capital balear em dez anos.

Racing Santander 1x0 Almería
Excelente atuação do goleiro brasileiro Diego Alves na derrota do Almería na Cantábria. O único capaz de vence-lo foi Munitis, aos trinta e dois do primeiro tempo. O Racing sofreu para vencer o Almería, muito por causa dos desfalques sentidos de Arana e Tziolis, destaques dos verdiblancos neste início de temporada. O Almería chegava a Santander disposto a repetir o triunfo que conseguiu na temporada passada no El Sardinero. Para evitar que a velocidade de Piatti, Crusat e Uche desnivelasse os flancos de seu time, Miguel Ángel Portugal recuou Francis e Cisma para as funções de um lateral. Os dois tomaram conta de Piatti e Crusat, mas chegaram com timidez ao ataque.

Para saber dos jogos de sábado, clique aqui

Craques da rodada
Xavi (Barcelona)
Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Gonzalo Higuaín (Real Madrid)
Mesut Özil (Real Madrid)

Escalação da rodada
Diego Alves (Almería); Daniel Alves (Barcelona), Iraola (Atlhetic Bilbao), Puyol (Barcelona), Marcelo (Real Madrid); Diego Castro (Sporting Gijón), Xavi (Barcelona), Özil (Real Madrid), Reyes (Atlético de Madrid); Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Higuaín (Real Madrid)

Nenhum comentário:

Postar um comentário