quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Faltou o gol

A cena que Soldado representa na imagem repetiu-se, pelo menos, mais umas sete vezes na partida. O Valencia fez quase tudo certo, menos o mais importante: gol (getty images)

O futebol não foi justo com o Valencia no confronto contra o Manchester United. Os Chés foi a equipe que mais se esforçou para ganhar, a equipe que quis jogar futebol, mas, no final das contas, os três pontos se marcharam rumo a Manchester. O Valencia foi melhor que o time de Alex Ferguson, mas faltou algo que o Manchester United foi letal: pegada e gol.

Os torcedores valencianos mostraram-se confiantes e lotaram o Mestalla. Sem poder contar com seus principais jogadores (Rooney, Giggs e Scholes, todos fora por lesão), o encarregado de levar os três pontos à Inglaterra foi Javier Hernández, vulgo "Chicharito". O mexicano, que esteva na órbita do Valencia, entrou no segundo tempo no lugar de Anderson e só precisou de quinze minutos para decidir o duelo.

O primeiro tempo teve poucas atividades na áreas porque os Reds cerraram muito bem os espaçoes e o Valencia custou para combinar e abrir buracos na defesa bem postada por Ferguson. Nani representava perigo quando infiltrava-se na área, mas Mathieu soube o controlar. Pelo lado do Valencia, destaca-se Pablo Hernández. O meio-campista puxou a responsabilidade, foi um verdadeiro pesadelo para Evra e conduziu o Valencia aos lances de perigos. O duelo se concentrou em cruzamentos da linha de fundo, todos eles interceptados pela defesa adversária. As únicas finalizações que passaram perto – ambas em chutes de fora da área – foram de Berbatov, do lado do Manchester United, e de Pablo Hernández, pelo Valencia.

Nos últimos 45min, as oportunidades passaram a ficar mais constantes. Aos 10min, Berbatov, jogador mais perigoso dos visitantes, ganhou dividida de Navarro pela esquerda, invadiu a área e bateu rasteiro, mas parou no goleiro César Sánchez, que saiu corajosamente em cima do atacante. Pouco depois, Mata teve a chance de finalizar quase da pequena área, mas demorou e foi travado por Nani. Mesmo com a liderança do grupo praticamente garantida com o momentâneo empate, o Valencia não hesitou em partir para o ataque, mesmo deixando espaço para os contra-ataques do Manchester em certas ocasiões. Mas foi a partir dos 30min que brilhou a estrela do técnico Alex Ferguson, colocando Javier Hernandez e Federico Macheda nos lugares do brasileiro Anderson e de Berbatov, respectivamente.

Logo em seu primeiro lance, o atacante mexicano mandou uma bola na trave. Depois, aos 40min, Hernandez não perdoou. O jogador recebeu de Macheda na entrada da área e finalizou rasteiro, abrindo o placar e garantindo a primeira vitória do Manchester United nesta Liga dos Campeões. O gol de Javier Hernandez serviu ainda para o Manchester United quebrar um tabu. Desde a temporada de 2001/02 que os Red Devils não conseguiam vencer uma partida em território espanhol nas competições europeias (a única vitória foi em 01/02, contra o Deportivo, no Riazor). Porém, mesmo com a vitória desta quarta-feira, o 'saldo' da equipe de Ferguson segue ruim: apenas um triunfos em 19 jogos.

O Valencia ainda tentou algo, mas o Manchester United se fechou mais ainda e segurou o resultado. O Manchester United usou da experiência não sofreu muito, apesar dos constantes ataques Chés. O Valencia não pode deixar-se abalar pelo resultado e, com a terceira posição do grupo, irá fazer dos duelos contra o Rangers, as suas primeiras finais na temporada. Sábado, contra o Atlhetic Bilbao, o Valencia terá um jogo duríssimo e terá que esquercer esta derrota caso queira seguir na liderança da Liga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário