sábado, 18 de setembro de 2010

3ª Rodada (1ª Parte): Porque sorte também conta

Cristiano Ronaldo comemora: com a ajuda de Pepe, o Gajo teve sorte na sua cobrança de falta e o Real Madrid saiu do País Basco com uma vitória e a liderança provisória (AP)


Após um empate com uma atuação fraca na estreia da Liga, o Real Madrid começa a mostrar regularidade e assim já chega a sua segunda vitória consecutiva na competição, somando sete pontos e ficando com a liderança. O primeiro posto, porém, pode ser perdido neste domingo em caso de empates de Valencia e Atlético de Madrid ou vitória do Sevilla, contra Hércules, Barcelona e Málaga, respectivamente.

José Mourinho não gostou do que viu no primeiro tempo. Sua equipe não conseguiu criar nenhuma oportunidade de gol, e um corte de Ricardo Carvalho impediu Tamudo de abrir o placar a favor da Real Sociedad. Os merengues até iniciaram bem a partida, com mais posse de bola, mas aos poucos cederam campo para o time da casa, que foi crescendo na partida e ficou mais perto de marcar o primeiro gol do que o Real Madrid. Na segunda etapa, o time comandado por Mourinho voltou com outro espírito, e depois de jogada individual de Angel Di María, conseguiu balançar as redes, logo aos 7min. O argentino avançou com a bola pela esquerda e, da entrada da área, acertou um belo chute no ângulo, sem chances para o goleiro Bravo. O gol acomodou o Real Madrid, que começou a sofrer com lances de bola parada.

Em um deles, aos 16min, Griezmann cobrou falta pela direita e mandou a bola com veneno para o meio da área; Ricardo Carvalho desviou de cabeça e Tamudo, sozinho na pequena área, apenas teve o trabalho de mandar para as redes. Tudo igual. Em outra cobrança de falta, o francês Griezmann mais uma vez assustou Casillas, mas esta passou à direita do goleiro merengue. Aos 28min, foi a vez do astro Cristiano Ronaldo responder na mesma moeda. Em tiro livre a favor do Real Madrid, o português bateu forte, a bola desviou no meio da barreira e acabou encobrindo o goleiro Bravo. O Real Madrid estava novamente à frente no placar. Com o pé calibrado, Griezmann quase surpreendeu após cruzamento muito perigoso, mas Casillas, atento, conseguiu se esticar e espalmar a bola para fora. No final, ao invés de pressionar, o Real Sociedad permitiu ataques perigosos dos visitantes e quase viu o placar ser ampliado. Aos 42min, Cristiano Ronaldo aproveitou o rebote e por pouco não marcou seu segundo gol na partida, não fosse a presença de Martínez, que salvou a bola em cima da linha. Nos acréscimos, foi a vez de Marcelo fazer bela jogada individual pela esquerda e bater cruzado; a bola caprichosamente passou em cima da linha e não entrou.

Um pouco mais cedo, às 13h, uma partida sonolenta e sem demasiado futebol, acabou com vitória do Espanyol sobre o Almería por um a zero. Sem poder contar com Osvaldo, que irá ficar três semanas afastado por lesão no joelho, o Espanyol sentiu muito a falta de uma referência no ataque, mesmo tendo Sergio García como titular. O ex-jogador do Bétis mostrou-se sem sintonia com o resto do time e passou despercebido na partida. Já a equipe da Andaluzia, mostrou-se pecando demais nas jogadas. Cuida do jogo, trabalha bem a bola, mas não tem capacidade para finalizar de maneira correta a jogada. Entra o futebol "pausado" do Almería e a falta de jogo entre as linhas do Espanyol, o primeiro tempo pode ser resumida a uma sucessão de faltas e erros. Entretanto, logo na volta à segunda etapa, o Espanyol foi fatal: Após David Márquez mandar bola para a área, Jakobsen afastou nos pés de Callejón, que emendou um chutaço, sem chances de defesa para Diego Alves. Foi o primeiro gol de Callejón desde 14 de fevereiro.

No Ono Estadi, enfim Michael Laudrup e o Mallorca conheceram os três pontos na competição. Após um empate suado com o Real Madrid na primeira rodada e uma derrota pro Sporting Gijón na segunda rodada, os malloquíns parecem ter inspirado-se em Rafael Nadal para derrotar o Osasuna. O tenista, atual campeão do US Open e que é torcedor do Mallorca, foi homenageado pela torcida antes da bola rolar. O Osasuna segue afundando: após três rodadas, o time basco segue sem marcar gols e, o pior: está oferecendo uma imagem de um time fraco, inferior àquela da temporada passada. Para o jogo, Laudrup teve que recompor a sua defesa, trás as baixas de Aouate, autorizado pelo clube para celebrar o feriado judáico Yom Kipur - dia do perdão, feriado mais importante para os judeus -; Nunes, suspenso; e os laterais Ayozé e Corrales, lesionado. Com isso, após 16 meses, Lux voltou ao gol dos rojos e o jovem Kevin García, debutando na Liga BBVA foram para campo. O primeiro gol da partida saiu cedo. Após bobeira de Miguel Flaño, que dominou a bola com as mãos dentro da área, Gonzalo Castro converteu o pênalti para pôr início no marcador. Quando o Osasuna buscava o empate, eis que apareceu De Guzman, contratação mais cara do clube de Palma de Mallorca para a temporada, para pôr números finais no marcador. O holandês desceu em velocidade pela direita, invadiu a área e bateu no contra-pé de Diego Alves.

No El Molinón, o Sporting Gijón fez 25 minutos primorosos, abriu dois a zero contra o Ahtletic Bilbao, mas desligou-se e deixou os Leones empatarem a partida. Aliás, o Athletic Bilbao não só empatou, como teve mais ocasiões para levar os três pontos, mas o goleiro rojiblanco Juan Pablo foi providencial, quando, no último minuto, fez uma defesaça em chute de Susaeta. Logo após sair atrás no marcador, o Athletic acusou-se na partida e viu-se constantemente superador pelo Gijón. Sem medo, os rojiblancos estiveram muito ativo no ataque, com constantes chegadas no ataque por conexão dos flancos e o centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário