sábado, 25 de setembro de 2010

5ª Rodada (1ª Parte): Com a ajuda do rival

Comemora os jogadores do Valencia: os Chés surpreendem a (quase) todos e é o lider isolado do campeonato (getty images)

Após perder a liderança para o Real Madrid no saldo de gols, o Valencia voltou ao topo da tabela. E com uma ajuda inesperada: no Ciutat de Valencia, o Levante - rival local - segurou o Mou Team e fez com que o Valencia ficasse isolado na classificação. O empate do Real Madrid pode ter consequências piores ao término da rodada: se o Villarreal derrotar o Málaga e o Sevilla vencer o Hércules por dois ou mais gols de diferenças, os merengues poderão terminar a quinta rodada na quinta posição. Além disso, o trabalho de Mourinho já começa a ganhar comparações com o de Pellegrini. A 33 rodadas do fim do campeonato, o Real Madrid pode somar 99 pontos. Porém, com mais três ou quatro tropeços, o Real Madrid de Mourinho não alcançará os 96 pontos do Madrid de Pellegrini. Que coisa, hein?

Sporting Gijón 0x2 Valencia
Se antes da temporada começar, o Valencia era tido por boa parte da mídia como um time que não brigaria por mais nada na temporada, os Chés estão dando uma resposta - e que resposta! - à imprensa. Invicto na competição, os Chés fizeram mais uma vitima no torneio e, de quebra, contou com a ajuda do seu rival Levante, que segurou o Real Madrid (resumo detalhado na partida mais para frente), para ficar com a liderança isolada. Manuel Preciado mudou bastante o Sporting Gijón em relação à equipe que começou contra o Barcelona - no total, foram sete mudanças. Já Unay, fez algumas trocas pensando na partida importante que o Valencia fará na quarta, quando enfrenta o Manchester United, no Mestalla - promessa de jogão, diga-se de passagem!. Os asturianos, porém, tiveram o desfalque importante de Nacho Novo, por lesão; enquanto que o Valencia viajou sem alguns titulares como Joaquín, Miguel e Albelda.

Mesmo sem Joaquín, melhor jogador dos Chés neste início de temporada, o Valencia solucionou sua visita às Asturias em apenas dez minutos. Primeiro, aos sete, quando o turco Mehmet Topal abriu o placar com uma cabeçada após cobrança de escanteio de Fernandes; depois, aos 10 minutos, quando foi a vez de Soldado ampliar o placar, após contra-ataque puxado por Mata. Um fator curioso na partida foi a participação do atacante Domínguez. O jogador argentino havia entrado na partida no lugar de Aduriz, aos 16 minutos do segundo tempo. Mas, aos 35 minutos, foi substituído por Mathieu, sem sentir nenhuma contusão aparente.

Levante 0x0 Real Madrid
Pressionado pela vitória do rival pela liderança, o Real mostrou nervosismo e criou muito abaixo do que está acostumado. No final da partida, ainda tentou pressionar, chegou duas vezes com Benzema – que entrou bem na segunda etapa -, mas não conseguiu marcar. Confirmando as previsões, só o Real Madrid jogou no primeiro tempo. O Levante, mesmo jogando em casa, se limitava a esperar o ataque merengue e sonhar com encaixar um contra-ataque. Mesmo com mais ritmo de jogo, porém, o time merengue criou poucas chances reais de gol. A primeira delas foi aos 11min. Marcelo desceu pela ponta esquerda, rolou para o meio da área e Higuain, ao tentar o desvio, mandou por cima do gol. Aos 18min, o argentino assistiu Cristiano Ronaldo em profundidade, mas Reina saiu bem aos pés do português e evitou o gol. O camisa sete ainda teve duas chances, ambas de cabeça. Uma mandou por cima, outra Reina pegou.

Quando mandou a bola às redes, o Madrid teve seu gol anulado. Foi aos 42min, em lançamento de Khedira, que Higuain recebeu em posição de impedimento. No segundo tempo, o Real Madrid mostrou que galácticos também dão chutão. No desespero para tentar voltar à liderança, o ataque merengue parou de colocar a bola no chão e se afobou, criando muito pouco até os 25min. Com as entradas de Pedro León e Benzema nos lugares de Di Maria e Özil - que não foi bem como nas outras partidas -, o Real Madrid até voltou a jogar bonito, teve duas chances com o francês, mas não conseguiu marcar.

Athletic Bilbao 1x3 Barcelona
Ao contrário do jogo da última quarta-feira, quando deu mostras que o time sentia muita a falta de Lionel Messi, o Barcelona convenceu em sua visita ao San Mamés. Inspirados pelo tropeço do Real Madrid - e inspirados por Xavi, dono do jogo, diga-se de passagem - e com chances de retornar à vice-liderança, os comandados de Josep Guardiola tiveram dificuldades no primeiro tempo, mas souberam conduzir e terem paciências para chegar à vitória. O começo da partida foi típico de um Athletic x Barça. Os dois times se estudavam bastante e o jogo estava equilibrado, com um Caparróz construindo uma pequena retranca e tentando um vacilo para contra-atacar. As coisas começaram a mudar quando, aos 35 minutos do primeiro tempo, Amorebieta foi expulso por dar uma entrada violenta em Iniesta. Apesar de estar com um a menos, o Athletic Bilbao soube se defender bem e contava até com a ajuda de Llorente quando atacado. Os Leones quase abriram o placar no início do segundo tempo, quando Javi Martínez acertou um balaço na trave de Víctor Valdés. Mas, aí, teve que aparecer o individualismo blaugrana para mudar a partida. Após ataque puxado por Iniesta, Villa só deu um leve "tapa" na pelota, que sobrou para Keita, livre, abrir o placar e acalmar Guardiola, nervoso no banco de reservas.

O Barcelona queria mais e deixou isso muito claro com o passar do tempo. Após chances desperdiçadas por Villa e Iniesta, o Barcelona continuou exercendo um futebol exêntrico, enquanto que os bascos, visivelmentes cansados com a correria no castigado gramado do San Mamés, acusava-se da partida. A insistência, então, foi recompensada. Após troca de passes, Xavi recebeu na meia-lua e deu seu característico chute de trivela, a bola desviou em Ituraspe e "matou" Iraizoz. As forças igualaram-se após a expulsão - infantil - de Villa e o Atlhetic Bilbao tentou exercer uma reação. E conseguiu, com Gabilondo, porém o Barcelona matou a partida em uma contra-ataque rápido puxado por Pedro e concluido por Busquets.

Um comentário: