sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quando o chefe não dá bom exemplo...

Cartilha contra eventos comerciais do "professor" Guardiola não é seguida mais à risca (getty images)

Josep Guardiola cada vez solta mais a rédea dos seus jogadores. Ele já não obriga mais seus subordinados a cumprirem as normas firmes que trouxe quando chegou à Catalunha. A prova desta maior liberdade é vista na hora em que os atletas fazem comerciais. Guardiola tinha imposto uma norma que dizia que nenhum jogador poderia ter compromissos públicos há dois dias de uma partida oficial. Entretanto, ontem foram encontrados dois de seus principais jogadores blaugranas em eventos das marcas Time Force e Nestlé, Villa e Piqué.

O treinador sempre tinha sido muito duro com este tema, mas com o passar parece que está relaxando. Ironicamente, o técnico também acabou entrando nesta "onda", agora que se converteu na imagem do Banco de Sabadell e seus anúncios invadem toda a Espanha, seja em cartazes ou na televisão.

E, já que entrou na roda, parece que deu passe livre para que seus jogadores possam começar a terem novos privilégios, que antes não contavam. A situação mudou substancialmente. Há dois anos, Guardiola tinha que controlar mais alguns jogadores que vinham de uma situação em que o time não ganhava títulos. Por isso, impôs um novo código interno que mudou muitas das normas que imperavam no vestiário blaugrana. Agora, os compromissos são muito maiores.

A realidade é que os jogadores não param. Ontem, houve este evento; mas na semana passada, em um único dia, foram quatro, que tiveram as participações de Villa, Piqué - os dois novamente -, Mascherano e Iniesta. Está claro que o Barça segue à moda antiga e este é um excelente ramo publicitário.

Mais marcas
O triunfo suado do Barcelona ante o Sporting Gijón (resumo mais detalhado no resumo da rodada que já está para sair) por um a zero marcou a vitória de número cinquenta no Camp Nou desde que Josep Guardiola assumiu o cargo de treinador azulgrená, um evento que ocorreu na partida de número 2.500 do conjunto blaugrana na primeira divisão.

Desde que assumiu as rédeas do Barcelona, na temporada 2008-09, Guardiola conseguiu 50 vitória em 62 partidas no Camp Nou. No total, os azulgrenás marcaram 178 gols e 43pró. O técnico de Santpedor (Barcelona) anotou seu primeiro triunfo no Camp Nou exatamente na sua estreia, no dia 13 de agosto de 2008, quando o Barcelona encarou o Wisla Cracóvia, da Polônia, pela terceira rodada da fase pré-grupos da Liga dos Campeões. Partida que acabou quatro a zero Barcelona.

Dos 50 triunfos, 33 foram na Liga. 10 na Champions, 5 na Copa do Rei e 2 na Supercopa da Espanha. Na era Guardiola, o Barcelona perdeu seis partidas dentro de seu estádio: três na Liga (Espanyol, Osasuna e Hércules - nesta temporada), duas na Champions (Shakhtar Donetsk e Rubin Kazan) e uma na Copa do Rei (Sevilla). Além das derrotas, foram seis empates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário