sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Jogadores Históricos: Fernando Morientes

Apesar de apreciado pela torcida, Morientes muitas vezes era relegado à condição de coadjuvante de seu companheiro Raúl e de outros atacantes de mais renome (euromediotempo)

Há duas semanas, Fernando Morientes anunciou sua aposentadoria do futebol. Sempre respeitado por onde passou, Morientes tornou-se um dos grandes ícones do futebol espanhol nos últimos tempos. Quarto maior artilheiro da história da seleção espanhola, Morientes começou sua carreira profissional aos 17 anos, no Albacete Balompié, em 1993. Dois anos depois, fora contratado pelo Zaragoza, com quem já começou a ganhar destaques na Liga Espanhola. Rapidamente, chamou a atenção do Real Madrid, que logo o contratou. Em seu primeiro ano no clube merengue, El Morito conseguiu a façanha de deixar Suker no banco e comandou o ataque do clube de Charmatín, sendo o artilheiro do time com 12 gols.

Em sua infância, passou quatro anos de sua vida na sua cidade natal em Acehúche, provincia de Cáceres, onde seu pai trabalhava de Guarda Civil. Por motivos de trabalhos, mudou-se junto com a sua família à cidade de Sonseca, em Toledo, onde viveu lá até sua adolescência

A brilhante e vencedora passagem pelo Real Madrid pode ser dividida em duas partes. A primeira, se extendeu do verão de 1997 até Setembro de 2004 e foi a mais importante de sua carreira. Conquistou títulos espanhóis e europeus e até o Mundial de Clubes. Vencedor de três Liga dos Campeões (1998, 2000 e 2001), Morientes foi titular em todas as três e marcou na final da temporada 2000-01, em uma partida contra o Valencia, na primeira final da história a ser disputada por equipes do mesmo país. Durante todos esses anos, formou, junto com Raúl, uma dupla de ataque letal, que, com a chegada de Ronaldo, em 2002, começou a extinguir-se . O então camisa 11 do Real Madrid perdeu a titularidade para o brasileiro e disputou apenas 19 partidas na temporada 2002-03, marcando cinco gols.

A falta de espaço fez com que o Real Madrid, a partir de 2003, passasse a emprestá-lo seguidamente. Na temporada 2003/04, Morientes esteve no Monaco. No time do principado, demonstrou boa fase, sendo decisivo nas quartas-de-final da Liga dos Campeões da época, quando eliminou nada mais nada menos do que o Real Madrid. O Monaco terminaria vice-campeão e Morientes, artilheiro da Champions daquela temporada, logo voltou aos blancos. Entretanto continuou sem espaço e voltou a ser emprestado pelo clube, desta vez ao Liverpool. Morientes foi mais um dos membros da "colônia espanhola" do time inglês, que contava também com Xabi Alonso, Luis García e o técnico Rafael Benítez. Os Reds foram surpreendemente campeões da Liga dos Campeões numa final épica contra o Milan, mas Morientes não pôde fazer parte do elenco vencedor, uma vez que chegara a jogar pelo Real as partidas iniciais do torneio.

O empréstimo com o Liverpool encerrou-se em 2006 e Morientes voltou à Espanha, comprado pelo Valencia, onde, depois de um começo muito bom, acabou caindo de produção e se lesionando com frequência, o que acabou o tirando do time titular. Na curta passagem pelos Chés, foi campeão da Copa do Rei, título que lhe faltava em cenário nacional, e marcou um tento na final da mesma, em partida disputada contra o Getafe. Embora ainda tenha mostrado que seria o principal centro-avante do Valencia, não foi tão aproveitado e, em 2009, foi contratado pelo Olympique de Marseille.

A temporada 2009-10 pelo Olympique foi vencedora. Campeão do Campeonato Francês e da Copa da Liga Francesa, Morientes apenas participou de 12 jogos pela liga, marcando 1 gol, devido à eficiência e regularidade dos atacantes titulares, Brandão e Niang. Pela Liga dos Campeões, chegou a enfrentar seu tão amado clube, Real Madrid, duas vezes, não obtendo destaque. Reconhecido como um ídolo, foi aplaudido quando substituido no Santiago Bernabéu, na derrota do seu time para o clube amado por três a zero.

Ao fim da temporada, em julho de 2010, rescindiu seu contrato com o clube marselhano e, no dia 31 de agosto de 2010, anunciou sua aposentadoria do futebol profissional. Tinha propostas do Sporting Lisboa e de clubes do México, Catar e Emirados Árabes, mas decidiu encerrar a carreira aos 34 anos de idade. El Morito agora tornou-se comentarista de futebol da Cadena COPE e junta-se aos profissionais da área Paco González e
Pepe Domingo Castaño.

Seleção espanhola
Pela Seleção Espanhola, passou por 4 categorias diferentes: sub-20, sub-21, sub-23 e a principal. Na seleção sub-23, disputou as Olimpíadas de 1996, em Atlanta. Mas foi na seleção principal que conseguiu mais destaque. Foram 3 competições oficiais: Copa do Mundo de 1998, Copa do Mundo de 2002 e a Eurocopa 2004. Na Copa de 2002, ele foi um dos goleadores da Furia, com 3 gols; poderiam ter sido mais, se dois gols seus válidos nas quartas-de-final contra a anfitriã Coreia do Sul não tivessem sido incorretamente anulados pela controversa arbitragem daquela partida, em que a Espanha terminou eliminada nos pênaltis.

No total, foram 47 jogos e 27 gols. Encerrou a carreira na seleção em 2007, devido à falta de espaço no time, que já havia lhe custado um lugar na Copa do Mundo de 2006.

Fernando Morientes
Nome completo: Fernando Morientes Sánchez
Data de nascimento: 5 de abril de 1976
Local de Nascimento: Cáceres, Extremadura, Espanha
Clubes: Albacete, Real Zaragoza, Real Madrid, Monaco, Liverpool, Valencia, Olympique de Marseille
Títulos: 3 Liga dos Campeões, 2 Campeonato Espanhol, 3 Supercopa da Espanha, 1 Copa do Rei, 1 Copa da Inglaterra, 1 Supercopa da Inglaterra, 1 Copa da Liga Francesa, 1 Campeonato Francês

Nenhum comentário:

Postar um comentário