segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jogadores Históricos: Gaizka Mendieta


Mendieta, nascido no País Basco, virou ídolo do Valencia e também teve boa passagem pela Inglaterra (quefuede.blogia.com)

Se apenas uma caracteristíca pudesse ser atribuida ao futebol de Mendieta, a versatilidade seria ela. O jogador é um dos que pode ser chamado de polivalente, pois trabalhava bem com os dois pés, era bom marcador, tinha ótimas habilidades ofensivas e sabia finalizar de fora da área como poucos. Futebolista basco, a trajetória do meia não começa em um clube da região, e sim no Castellón, da Comunidade Valenciana. E após concluir toda a sua formação na cantera, ele estreou profissionalmente pela equipe albinegra, na Liga Adelante de 1991-92. O Castellón não se saiu bem na disputa, mas “Mendi” se destacou e foi vendido ao Valencia, principal time da região. Nos Chés, o basco começou timidamente e marcou seu primeiro gol apenas em 1993-94. A titularidade veio apenas duas temporadas depois, quando fez 34 partidas e não conseguiu balançar as redes, porém ajudou a equipe a terminar em segundo em La Liga.

O Valencia mostrou que poderia incomodar na temporada 1998-99, quando eliminou Barcelona e Real Madrid, com um incrível 6 a 0 jogando no Mestalla. Mas Mendieta ficará marcado pelo gol no Camp Nou, contra os blaugranas, talvez o mais bonito de sua carreira. Na final, outro time de Madrid, o Atlético, que foi derrotada por 3 a 0, com dois gols de Claudio López e um de Mendieta.

Ao final da temporada, mais um título: a Supercopa da Espanha conquistada sobre o Barcelona, levantada pelo capitão Santiago Cañizares. Embalados pela conquista, os Ches fizeram campanha surpreendente na Liga dos Campeões e ao eliminar o Barcelona, com um gol de Mendieta em cada partida, o Valencia chegou à sua primeira final de LC. A decisão contra o Real teve gosto armargo, pois acabaram derrotados por 3 a 0. O ótimo desempenho de “Mendi” lhe garantiu o prêmio de Melhor Meia da LC e na mesma temporada, recebeu a mesma honraria em La Liga.

Mesmo com a derrota, o Valencia não sucumbiu e no ano seguinte voltou à decisão. Na semifinal, Mendieta fez um dos gols, contra o Leeds e ajudou na classificação. O San Siro recebeu a final da Liga dos Campeões 2000-01, envolvendo os valencianistas e o Bayern de Munique. Mendieta, de pênalti, abriu o placar, mas Effenberg empatou também em cobrança penal. Assim, a decisão foi para os penais: O camisa seis, capitão e novamente melhor jogador da LC, acertou a sua cobrança; porém, a vitória acabou com os bávaros.

Com as boas atuações pelo Valencia, Mendieta fez diversas aparições na seleção. Vestindo a camisa roja, o basco marcou oito vezes e disputou a Olimpíada de 1996, a Euro de 2000 e a Copa do Mundo de 2002. Mas, em nenhuma dessas campanhas, a Espanha conseguiu resultados expressivos.

Após muitas especulações, o basco finalmente deixou o Valencia: a Lazio o contratou por 48 milhões de euros – uma das transferências mais caras da história do futebol. Porém, “Mendi” não repetiu o sucesso espanhol na Itália, pois disputava posição com Verón e Nedved, que não lhe deram chance. A opção laziali foi emprestá-lo ao Barcelona, que não vivia fase boa e mesmo com o basco no elenco não conseguiu passar do sexto lugar em La Liga.

Mendieta não tinha interesse em voltar para a capital italiana e a Lazio também não necessitava do meia. Com isso, ele foi emprestado para o Middlesbrough, que depois de uma temporada acabou comprando o basco. No primeiro ano, na equipe que tinha Juninho Paulista, com passagem também pela Espanha, “Mendi” foi campeão da Copa da Liga Inglesa.

O meia se apaixonou pela calma Middlesbrough, mesmo sem jamais se acostumar em comer os tradicionais “Fish and Chips”, tanto que Mendieta seguiu no Boro até o final de sua carreira em 2008.

Gaizka Mendieta
Nascimento: 27 de março de 1974, em Bilbao, Espanha (País Basco)
Posição: Meio-campista
Clubes: Castellón (1991-92), Valencia (1992-01), Lazio (2001-02 e 2004), Barcelona (2002-03) e Middlesbrough (2003-04 e 2004-08)
Títulos: Copa del Rey (1998-99), Supercopa da Espanha (1999) e Copa da Liga inglesa (2003-04)
Seleção espanhola: 40 partidas e oito gols

Um comentário:

  1. Sim senhora aqui está um grande jogador que muitas das vezes é eskecido. Jamais eskecerei akelas ultimas 2 temporadas que actuou pelo Valência, sendo o factor decisivo nas excelentes prestações da equipa valenciana. Grande habilidade com os 2 pés, magnifica visão de jogo, técnica acima da média, muito forte na meia distância e no passe, sabia como ninguém imprimir o ritmo do jogo consoante a necessidade da equipa, notável sentido posicional quer a defender, quer a atacar e 1 jogador bastante inteligente no modo como interpretava o jogo, enfim um médio completo em todos os sentidos a que talvez faltou um pouco mais de sorte nos clubes k representou mas ainda assim posso dar me por muito feliz por ter visto actuar este grande médio que jogava muito futebol e que inspirava todos os seus companheiros de equipa.

    ResponderExcluir