segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Resumo: 19ª Rodada

Barcelona goleia Málaga, aproveita empate do Real Madrid e ensaia primeira fuga na competição (getty images)

Com o empate pouco digerido do Real Madrid ante o lanterna Almería, o Barcelona ensaia sua primeira fuga nesta Liga BBVA, abrindo quatro pontos de vantagens para o Real Madrid e tendo a vantagem nos critérios de desempate pela goleada no superclássico. Com o empate merengue e uma nova goleada perante o Málaga, o Barcelona encerra o primeiro turno na primeira posição, tornando-se o campeão de inverno. O que anima mais os torcedores culés é saber que, dos últimos nove campeões de inverno, apenas dois não tornaram-se campeões no final (Real Sociedad de 2002-03 e o próprio Barcelona, em 2006-07. Confira o resumo dos jogos da rodada.

Barcelona 4x1 Málaga
No dia que estreava Júlio Batista, o Málaga foi apenas mais uma presa do cada vez mais mágico time de Josep Guardiola. Sem querer levar sustos, Guardiola foi a campo com o que tinha de melhor e repetiu as escalações das manitas contra Real Madrid e Espanyol. Pellegrini, por outro lado, tinha todos os seus jogadores à disposição, mas surpreendeu ao deixar Rondón e Eliseu no banco por dentrimento de uma melhor colocação de Júlio Batista em campo. O brasileiro, de volta ao lugar onde teve sua maior glória no futebol espanhol, entretanto, não cumpriu às expectativas e não deu nenhum poder de fogo aos blanquiazules. Jogando um pouco mais avançado do que de costume, pegou na bola poucas vezes e, no resto da partida, foi anulado por Busquets e Puyol.

A partida serviu para mostrar que Villa está totalmente adaptado ao estilo de jogo do Barcelona (que facilitou por ser semelhante ao da seleção espanhola). Apesar de ainda continuar pecando no mau posicionamento, o que faz ficar em impedido com frequência, El Guaje parece estar tomando cuidado com isso. Além disso, foi responsável por um doblete, chegando a quatorze gols na temporada e ficando atrás apenas de Cristiano Ronaldo e Messi. La Pulga, por sua vez, não marcou, mas o jogo serviu para se consolidar no ranking de assistências: com uma para o primeiro gol de Villa, Messi chegou a quatorze, isolando-se no quesito. Messi poderia chegar a quinze, mas Iniesta acabou desperdiçando uma ótima oportunidade, cara a cara com Asenjo. Porém, no rebote, Pedro, como sempre na hora certa, apareceu para completar.

No feliz e calmo ambiente blaugrana, uma má notícia: Daniel Alves lesionou o músculo da perna direita, podendo ficar de 10 a 15 dias, e seu substituto, Adriano, não foi bem. Lateral direito de origem, mas mais acostumado a jogar na esquerda, Adriano não deu a mesma mobilidade no lado direito do ataque azulgrená e pode ser uma incógnita para Guardiola. Como lateral esquerdo, se consagrou no Sevilla e chegou a fazer boas partidas com os catalães, mas ainda deve na direita. A outra opção para Guardiola é a improvisação de Puyol, abrindo espaço para Milito, que resolveu ficar no Barcelona, jogar no lugar do capitán na zaga.

Este Barcelona segue quebrando recordes atrás de recordes: com a vitória sobre os malagueses, e consequentemente o título simbólico de inverno, os azulgrenás tornaram-se o maior campeão de inverno desde o novo formato da liga bbva. São incríveis 52 pontos, 17 vitórias e 28 partidas invictas. Foram apenas cinco pontos perdidos, na derrota para o Hércules e no empate contra o Mallorca (curiosamente, os dois no Camp Nou).

Almería 1x1 Real Madrid
Após quatro partidas seguidas entrando no segundo tempo, Kaká ganhou sua primeira chance como titular do Real Madrid na temporada neste domingo. Porém, o brasileiro teve atuação apagada e viu o time de José Mourinho sofrer para empatar em 1 a 1 com o Almería, lanterna do Campeonato Espanhol, e que levou de oito do Barcelona neste mesmo estádio. A escolha por jogar sem um centroavante de ofício "irritou" Valdano, além de fazer o Real Madrid pouco assustar o lanterna do campeonato. No meio-campo, Özil e Kaká bateram cabeça durante boa parte da primeira etapa, e os blancos não criaram quase nada. Na frente, a opção por Cristiano Ronaldo como falso centroavante não fez certo, desta vez. Apesar de marcar sete vezes em três jogos nessa posição nesta temporada, o português pouco pegou na bola enquanto exercia essa função e só passou a aparecer para a partida após voltar à posição original, quando Mourinho sacou Kaká para colocar Benzema e retornar ao 4-2-3-1 "original".

A relação de Valdano e Mourinho nunca foi as das mais animadoras e se azedou mais ainda após declaração dada pelo dirigente após a partida. Perguntado sobre a busca por um "nove", Valdano disparou: "havia no banco de reservas um nove hoje e o que fazem com Benzema é injustiça". Conhecido por sempre revidar, até agora Mourinho não deu nenhuma declaração diretamente a Valdano, mas é fato que a relação entre os dois está conturbada.

O empate suado foi muito comemorado pelos jogadores do Almería. E com razão. Numa semana em que disputou pela primeira vez na sua história as quartas de finais da Copa del Rey, e saiu com o resultado a favor, o empate, ainda que não o tire da lanterna, pode dar uma grande injeção de ânimo para a continuidade da temporada. Ainda que não seja unanamidade, José Luis Oltra começa a cair nas graças da torcida: seu 4-3-1-2, agredindo o Real Madrid, quase deu certo, tendo em vista que a missão de Oltra era sair com os trê pontos (apesar de improvável), mas o time cometeu um erro primário: boa parte de seus jogadores foram para frente e, assim, acabou dando espaços para o Real Madrid contra-atacar, onde acabou fatal: Benzema rolou e Granero soltou a bomba no ângulo de Diego Alves, definindo o empate. No final da partida, Cristiano Ronaldo ainda jogaria uma bola no travessão, após suposto pênalti de M'Bani, mas o jogo acabou 1 a 1, satisfazendo o Barcelona.

Atlético de Madrid 3x0 Mallorca
Querendo esquecer o mal momento na temporada, o Atlético de Madrid foi para o jogo disposto a ganhar e concentrar suas forças para a volta da Copa del Rey. O objetivo aconteceu e, mesmo sem empolgar, o Atlético de Madrid ganhou bem do Mallorca, conseguindo sua primeira vitória em 2011 pela Liga. O Mallorca pode-se dar totalmente insatisfeito com o resultado por saber que poderia ter saído do Vicente Calderón com os três pontos. O time de Laudrup teve duas chances claras de gols, mas viu o Atlético de Madrid sair na frente com Valera.

O gol do lateral direito (o primeiro pelo Atlético de Madrid desde 2006) também abre um debate: nos últimos jogos, a defesa roja, sempre elogiada por transbordar segurança, vem falhando com frequência, o que já preocupa Michael Laudrup. No segundo gol rojiblanco, a mesma tônica: o Mallorca pressionava, mas em um contra-ataque, Mérida achou Forlán entre Rúben e Nunes e o uruguaio deixou Aouate para trás para chegar ao seu sétimo gol na Liga, empatando com Agüero. No segundo tempo, De Gea viria a aparecer, defendendo um pênalti de Webó, e Reyes matou a partida em um novo contra-ataque fulminante dos anfitriões.

Elias jogou apenas quarenta e cinco minutos e causou boa imprensão. Apesar de atuar pouco tempo (foi substituido na volta do intervalo para a entrada de Juanfrán), Elias foi bem seguro na marcação do meio-campo e sempre levava perigo quando atacava. Em seu melhor estilo, o brasileiro recebeu de Tiago e acertou um belo chute cruzado, que acabou sendo impedido de entrar nas redes por Aouate. Antes do dérbi, o Atlético de Madrid finalmente encontra paz, mas a missão de remontar para cima do seu maior rival continua difícil, mesmo após os resultados conseguidos pelas duas equipes nesta rodada.

Valencia 2x0 Deportivo
No Mestalla, quando o jogo encaminhava para um 0 a 0 insonso, Mathieu apareceu na esquerda e soltou um belo chute praticamente sem ângulo para colocar o Valencia no caminho das trilhas. Numa partida onde foi claramente superior, o Valencia encontrou algumas dificuldades para cerrar a defesa blanquiazul, novamente escalada com cinco zagueiros. A de se destacar a partida de Tino Costa. Preterido por Unai, o argentino entrou na segunda etapa e foi um dos principais responsáveis pela vitória ché. Importante nas infiltrações pelos flancos e na organização de jogo, foi dele, por exemplo, a assistência para o gol de Pablo Hernández, que fechou o marcador. Antes da entrada do argentino, o Valencia voltou a mostrar sua carência quanto a criação. Aproveitando-se disso, o Depor dominou o meio-campo, mas não conseguiu capitalizar a posse de bola em oportunidades de gols. Após o jogo, Lotina voltou a lamentar a falta de pegada de sua equipe. Segundo o técnico blanquiazul, oportunidades foram criados; porém, faltou mais cuidados para concluí-las com exitos.

Sevilla 1x2 Espanyol
O Sevilla voltou a decepcionar. Juventude, muitas ganas, inteligência e boa colocação no terreno de jogo. Qualidade pouca. Quase nenhuma alteração desde a comissão técnica. Pegada... pouca, porque o atacante titular se lesionou para dois meses. Só com esses adjetivos, o Espanyol venceu o Sevilla. Há algum tempo isso não teria acontecido de forma alguma. A imagem não foi tão ruim como nas apresentações ante o Getafe, Mallorca e Almería, porém, isso não deve esconder os gravíssimos problemas dessa equipe, que agora é dependente de jogadores como Romaric. Não se pode dizer que o Espanyol foi melhor no primeiro tempo, apesar do gol. Tampouco pode se falar de uma clara superioridade sevillista. Os jogadores de Manzano tiveram mais posse de bola, chegaram mais e foram superiores em quase todos os atributos de um jogo, porém, possuem carências e os rivais exploram isso. O Sevilla sofre até mesmo quando parece estar dominando a partida. Atrás é um desastre.

O segundo tempo foi uma cópia do primeiro. Domínio e posse de bola sevillista com pouca pegada e dúvidas no meio de campo, onde Romaric ficava sem gasolina. A zaga também era insegura. Todas as chegadas eram geradas pelas laterais e Kameni detinha os poucos chutes que Luís Fabiano e Kanouté eram capazes de tentar. O Espanyol mandou uma bola nas costas da defesa para Callejón e Martín Cáceres se fez de louco e falhou de forma imperdoável. Logicamente, Callejón fuzilou a Javi Varas com prazer e chegou ao doblete. Foi aí que a partida morreu para o Sevilla, jogo que não poderia perder se quisesse seguir alimentando o sonho de conseguir os seus objetivos na temporada. O seguinte gol de Negredo foi muito bonito, porém, não houve tempo para mais.

Villarreal 4x2 Osasuna
Com direito a um "gol que Pelé não fez" de Cani , o Villarreal bateu o Osasuna por 3 a 1 e concentra suas forças no confronto contra o Sevilla pela copa del rey. A vitória também serviu para reafirmar que, faltando um turno para o fim do campeonato, parece difícil alguém tirar a terceira colocação do Villarreal, que vai assegurando o título do "campeonato paralelo". Ante o Osasuna, o Villarreal voltou a mostrar sua qualidade ofensiva. Velozes e bem entrosados, Rossi e Marco Rúben infernizaram a vida dos zagueiros rojos. Prova de maior intesidade do ataque amarillo é ver que, nos últimos quatro jogos, o time marcou treze gols. Porém, se há uma ótima qualidade ofensiva, a defesa recompensa: nesses últimos quatro jogos, recebeu dez gols. Essa incostância acontece muito por causa da exposição que vive a defesa amarilla. Como os volantes e os laterais sobem demais, os zagueiros ficam sempre sobrecarregados caso o time sofra algum contra-ataque.

Na estreia de Cicinho, que fez uma partida segura, palmas para Cani. Na volta para o intervalo, o meio-campista acertou um lindo chute desde o meio-campo encobrindo Ricardo, que estava bem adiantado. Se há o que se destacar no Osasuna esse é a sua persistência. O time de Navarra não se rende nunca e, mesmo não tendo um time bom tecnicamente, a intesidade é a mesma.

2 comentários:

  1. Como o Real madrid só empata com um time que tomou de 8 do Barcelona? Podem entregar a taça

    Belo texto, abraços

    ResponderExcluir
  2. Entreguem a taça. hauhauah
    VISCA EL BARÇA!

    ResponderExcluir