sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Copa del Rey: Elétrico

Rossi liderou o Villarreal a virada histórica ante o Valencia e, com o doblete, tornou-se o maior goleador da história do Submarino Amarelo (AP Photos)

Quando o Valencia abriu 2 a 0 com menos de trinta minutos do primeiro tempo, a vitória, e consequentemente a classificação, estava nas mãos do time ché. Porém, o segundo tempo reservou mais emoções e o Valencia viu um Rossi inspirado pela frente. O atacante marcou seis gols nas últimas seis partidas e chegou a 61 gols com a camisa amarilla, tornando-se o maior goleador da história do clube. O doblete de ontem consolidou uma remontada histórica do time castellonense e a classificação para as quartas de finais da Copa del Rey, onde enfrentará agora o atual campeão Sevilla, que está priorizando a competição.

Com equipes completas, Unai Emery, técnico do Valencia, não hesitou em escalar sua defesa com cinco zagueiros, num 5-4-1 - pela terceira vez utilizada no dérbi da Comunidade Valenciana. Com uma defesa sólida, o Valencia segurou o Villarreal durante todo o primeiro tempo, que sentiu a falta de Nilmar, machucado. No ataque, Rossi tentava sozinho, já que Rúben, substituto do brasileiro, caiu facilmente na marcação de Stankevicius. Se a defesa passava segurança, restou ao ataque do time a missão de mandar a bola às redes. E foi assim que o Valencia abriu dois gols de vantagem, calou o El Madrigal e colocou um pé e meio nas quartas de finais. Primeiro, quando Borja Valero cortou um cruzamento vindo de Bruno na direita em cima de Banega, que arriscou de fora da área e Juan Carlos acabou aceitando. Depois, Maduro deu uma linda assistência para Soldado, que saiu da marcação de Gonzalo e Catalá, dominou a bola no alto e, com estilo, tocou na saída de Juan Carlos.

Com 2 a 0 no marcador, só um desastre eliminaria o Valencia. E o "desastre" veio na segunda etapa. Borja Valero, Rúben e, principalmente, Rossi e Cani passaram a entrar na partida e orquestraram a remontada amarilla. Em três minutos da etapa final, o Villarreal voltou para o jogo ao empatar a partida. Com um minuto, Rossi desceu em velocidade pela esquerda e cruzou na medida para Cazorla completar para as redes de Guaita. Se, até o primeiro gol amarillo, a defesa do Valencia mostrava-se segura, o gol de Cazorla foi o ponto para a estratégia de segurar a partida de Unai cair. Aos três minutos, Rúben, até então inócuo na partida, mostrou que pode ser o substituto de Nilmar. O camisa nove do Villarreal recebeu de Rossi e sofreu pênalti de Stankevicius. Pênalti não lá muito digerido por Unai Emery, que disse ter sido um pênalti muito duvidoso. Na cobrança, Rossi deslocou Guaita para recolocar o Villarreal de volta na partida.

Após o gol de empate, o Valencia inexistiu e não conseguia mais encaixar nenhum contra-ataque. O Villarreal, por sua vez, descia como uma avalanche. E foi em um desses contra-ataques que o Villarreal virou a partida. Cani tabelou com Cazorla e deixou Rúben com o gol vazio para completar para as redes e levar a torcida ao delírio. Com o resultado a favor, Garrido, temendo o gol de empate do Valencia, recuou o time, tirando Cani e Cazorla, aplaudidos pelos torcedores, e promovendo as entradas de Mussachio e Oriol. Rossi, bem isolado na frente após a saída de Rúben e a entrada de Mário, tratou de definir a partida. Aos 45', Mussachio lançou o ítalo-americano, que driblou Guaita e, com frieza, tocou entre Ricardo Costa e Vicente para definir a classificação do Villarreal.

Ao final da partida, Joaquín, com os nervos à flor da pele, foi expulso por chamar o Ramírez Dominguez de burro e o assistente de sem vergonha. O meio-campista ché terá que cumprir a suspensão no dérbi que o Valencia fará contra O Levante, no domingo, pela Liga. Nas quartas de finais, o Villarreal irá encarar o Sevilla, que passou pelo Málaga num agregado de 8 a 3 (5 a 3 na ida e 3 a0 na volta). Outros confrontos: Barcelona x Bétis, Almería x Deportivo La Coruña, Real Madrid x Atlético de Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário