domingo, 23 de janeiro de 2011

20ª Rodada (1ª parte): Um Barcelona de recordes

Messi: quem é rei, nunca perde dois pênaltis seguidos (AP Photos)

Na abertura da vigésima rodada, a primeira do returno, a tônica foram os gols: em três jogos saíram nada mais nada menos do que dezesseis gols, média muito boa para apenas um dia de jogos. No Camp Nou, o líder Barcelona recebeu o Racing Santander e venceu por 3 a 0, chegando a sua décima quarta vitória consecutiva, onde só conseguiu na temporada 2005-06. A ganância de Josep Guardiola agora é ir em busca de igualar o recorde, que pertence ao Real Madrid de 1960-61. E a vitória pode vir em boa hora: na próxima rodada, o Barcelona irá até o José Rico Perez encarar o Hércules, uma de suas pedras no sapato no primeiro turno. Confira a primeira parte do resumo da rodada.

Barcelona 3x0 Racing Santander
Após sofrer um revés contra o Bétis, o Barcelona voltou a animar, jogando com seu time titular. À exceção de Daniel Alves, lesionado, Guardiola mandou a campo a mesma equipe das manitas contra Real Madrid e Espanyol, mas viu uma incógnita padecer em sua cabeça. Substituto de Daniel Alves, Adriano voltou a fazer uma partida opaca na latera direita e não deu a mesma movimentação naquele setor como dá o baiano. A improvisação de Puyol, como haviamos alertado no resumo da semana passada, pode ser uma das opções do treinador daqui em diante. Nas quatro linhas, pressão barcelonista desde o início. Tanto é que, já com um minuto, o Barça já vencia, com um gol de Pedro, após assistência de Messi. O primeiro tempo foi todo controlado pelo Barcelona, que chegou ao segundo com Messi, de pênalti. Após ser protagonista de um lance peculiar contra o Bétis, quando escorregou e isolou a bola no pênalti cobrado, La Pulga dessa vez converteu com bastante categoria e aproveitou para homenagear a sua mãe, que fez aniversário. Na etapa complementar, o Racing melhorou. Os cantabrianos sairam para o ataque, mas também abriram espaços na defesa. Melhor para o Barcelona, que chegou ao terceiro gol aos 12min, com Iniesta. Com o placar definido, o time de Guardiola apenas controlou o relógio para assegurar mais uma vitória no Nacional e colocar mais pressão para o Real Madrid, que tem compromisso contra o Mallorca. A seca goleadora do Racing Santander segue. O time até conseguiu dá as caras no segundo tempo e teve até ocasiões boas de gols, quando o Barcelona diminuiu o ritmo da partida, mas falta concluir com mais habilidade. Por algo como este é que a equipe tem o pior ataque de toda a liga.

Sevilla 4x1 Levante
Os boatos sobre sua saída do Sevilla não impediram o Fabuloso de continuar ajudando o time de Gregorio Manzano. No jogo que abriu a rodada, o brasileiro marcou três gols na goleada sevillista por 4 a 1 sobre o Levante, penúltimo colocado e que a cada jogo mostra que salvação é algo difícil. O Sevilla já tinha mostrado sintomas de melhora no começo do ano, e com o começo do segundo turno da Liga, concretizou essas melhoras. O conjunto de Manzano ganhou com comodidade uma partida ligueira no Sánchez-Pizjuán. Conseguiu graças ao convencimento de suas possibilidades, graças à sua melhora em várias facetas e graças a um grande Luis Fabiano, que hoje apresentou a sua melhor versão. Com isso, o conjunto nervionense retoma o vôo de La Liga e ganha confiança antes da eliminatória na Copa del Rey ante o Real Madrid. Além disso, a tarde foi redonda porque o técnico pode inclusive dar descanso a Kanouté e administrar forças em seu elenco. Uma plácida, bonita e cômoda tarde para começar o segundo turno e para confirmar a melhora. O Sevilla saltou ao campo para vencer o Levante. E fez isso com a confiança nos pés de seus jogadores e com paciência. Segue tendo mais débito que acerto, imprecisões e, sobretudo, segue sendo previsível, porém, melhorou em várias facetas de jogo nesse 2011. Pressiona mais, defende melhor e provoca mais situações de perigo próximo a área. Quando isso acontece, e com a qualidade dos jogadores no ataque, surgem muitas possibilidades para que chegue o gol. Um bom exemplo é o primeiro gol, espetacular, de Luis Fabiano. Qualquer bola que Navas toca é perigo, ainda mais quando Luis Fabiano a recebe. Pois bem, as condições foram dadas para que o brasileiro marcasse um golaço, em uma cabeçada providencial e de longe.

Valencia 4x3 Málaga
O novo Málaga segue sem ganhar. Ainda que mostre uma margem de crescimento boa, os boquerones não conseguem serem incisivo o bastante para levarem três ponto à Andaluzia. Nas últimas cinco rodadas, o Valencia somou dez pontos por ter conseguido achar o gol nos últimos dez minutos. Suficiente o bastante para o Marca apelidar esse tempo de "Zona Unai". Se Unai ainda não tem uma vasta carreira quanto a treinador, é inegavel que esta mentalidade vencedora do Valencia tem o dedo do técnico madrileño. O treinador consegue passar aos jogadores o espírito de acreditar até o fim e Áduriz e Mata são os que mais conseguem entendê-lo. O atacante já marcou quatro vezes neste tempo, enquanto que o winger marcou três vezes. Contra o Málaga, não foi diferente. Quando Júlio Batista marcou seu primeiro gol com a camisa blanquiazul e empatou o jogo aos quarenta e dois minutos do segundo tempo, parecia que o Valencia iria desperdiçar pontos no Mestalla. Mas Áduriz, aos quarenta e sete minutos, apareceu para decidir a vitória valenciana, levar os aficionados ao delírio e garantir o Valencia na terceira posição, momentâneamente. Prejudicado pela péssima arbitragem de Rubinos Pérez, que expulsou Demichelis e Rosário, o Málaga decretou silêncio à imprensa após a partida e Apoño, Júlio Batista e Pellegrini, que também acabou expulso no final, só apareceram com um único intuito: criticar a arbitragem.

Um comentário:

  1. Esse time tem sido mais letal do que o do triplete. Está a três gols de chegar ao centésimo gol na temporada. Em 2008-09, a esta altura da competição, o Barcelona estava a cinco dos 100 gols.

    ResponderExcluir