terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Novo ano, novas contratações e mesmos apuros

Forlán lamenta por não ter uma defesa boa o suficiente para proteger o Atlético de Madrid (getty images)

No início da temporada, o Atlético de Madrid era apontada por boa parte dos analistas esportivos como o time que poderia desbancar Real Madrid e Barcelona e lutar pelo título de La Liga. A cúpula rojiblanca preparava a temporada com esse mesmo pensamento e também esperava que a equipe brigasse com mais contundência pelo título e, na Liga Europa, conseguisse a manuntenção do título. Enrique Cerezo, presidente do clube, permitiu que o diretor esportivo gastasse cerca de 40 milhões de euros com contratações de destaques, de jogadores que eram destaques de seus clubes. O problema crônica na zaga e na lateral parecia praticamente resolvido, com as contratações de Godin e Filipe Luís.

Porém, os mesmo erros estão sendo mostrados. Após investir 21 milhões de euros com os dois jogadores para quebrar a sequência de maus resultados devido, na maioria das vezes, à falhas de seus zagueiros, os diretores colchoneros vão vendo, porém, o mesmo filme se repetir. Após os dois jogadores frequentarem o banco de reservas nos últimos jogos, a defesa mais uma vez provou não estar afinco a uma equipe que deseja participar de competições europeias e tem aspirações maiores. Se na ida do dérbi os erros responsáveis pela derrota rojiblancas vieram dos pés de Filipe Luís, que parece ter esquecido seu futebol na Galícia, e Alvaro Dominguez, no jogo contra o Sporting Gijón (resumo mais detalhado na segunda parte do resumo da rodada) foi a vez de Perea e Raúl García (ok, este passa longe de ser zagueiro). Ambos os jogadores desistiram na simples tarefa de limpeza de uma bola que estava andando em paralelo na entrada da área e acabou caindo suavemente nos pés de Barral, que não desperdiçou e definiu a partida. Três pontos que tiraram o Atlético de Madrid da zona de Liga Europa, já que o Athletic Bilbao aproveitou-se deste fato e cumpriu sua tarefa de casa, vencendo o Hércules por 3 a 0.

O conjunto treinado por Quique Sanchéz Flores vai a cada partida vendo uma vaga da Champions League ficando distante. Sucessivos combinações perdidas em campos, desorganização defensiva, principalmente, e erros individuais de sua linha de quatro vão escancarando o problema crônico desta equipe. Durante o jogo contra o Levante, no Ciutat de Valencia, onde o Atléti perdeu por 2 a 0, Godín começou a abrir as dúvidas sobre os reforços veraniegos. Dúvidas que converteram em absoluta desconfiança por parte de Quique, que, a partir daí, começou a deixar o uruguaio no banco, retornando sua confiança aos criticados Ujfalusi e Perea como dupla de zaga. Os afetados seriam aqueles que acabaria por convencer Quique de sua incapacidade de sustentar a defesa da equipe na partida desastrosa contra o Hércules, em que Filipe Luís, Domínguez e Godín deram uma exibição de horrores.

A partida acabou com um humilhante 4 a 1 a favor dos herculinos. A goleada retumbante acendeu as luzes do alerta no Calderón, que se culminaria no três dias depois, no dérbi da Copa, e na partida nas Asturias, onde ficou escancarado o climax desta temporada desastrosa dos colchoneros.

A guinada na Europa
Detentor do título da Liga Europa e querendo a manuntenção do torneio, o Atlético de Madrid entrava como favorito da competição. O paradigma, porém, mudou para o Atléti, a começar pela vexatória eliminação precoce na competição europeia, jogando no próprio estádio Vicente Calderón. Como se não fosse o bastante ficar atrás do Aris, inferior tecnicamente, o Atlético de Madrid recebeu uma virada para o time grego atuando em Madrid, quando só precisava de um simples empate para se classificar. Na última rodada, a vaga viria a se decidir no frio de Leverkusen contra o Bayer e o resultado foi um empate, eliminando o time de Manzanares.

A temporada do Atlético ainda não está perdida, mas já é catastrófica. Só uma improvável vaga na Champions - e põe improvável nisso - salva.

Um comentário:

  1. Que pena essa temporada do Atlético.Olha que Atlético comprou bem nessa temporada.

    Miranda no meio do ano, vem pra ser titular, até lá que Filipe Luís e Godin(se naão sair pro Chelsea) se recuperem, porque de bom da defesa, só De gea, atualmente.

    ResponderExcluir