domingo, 30 de janeiro de 2011

21ª Rodada (1ª parte): Espantando a zebra

Dessa vez não teve zebra. Barcelona vence Hércules em Alicante e abre sete pontos de vantagem sobre o Real Madrid, momentaneamente (EFE)

Seis jogos abriram a vigésima primeira rodada do campeonato espanhol. Entre eles, destaque para o Barcelona, que espantou sua pedra no sapato e venceu o Hércules em Alicante; o Zaragoza, que confirmou o janeiro perfeito e venceu a decepção Málaga; e o Sevilla, que perdia por 2 a 0 para o Deportivo e, mesmo com um a menos, foi buscar a virada. Mas, para infelicidade andaluza, o Deportivo achou um gol no final. Confira a primeira parte do resumo da rodada.

Hércules 0x3 Barcelona
Em um jogo marcado por ataque x defesa, a defesa blanquiazul levava uma clara vantagem sobre o poderoso ataque blaugrana. Bem postada em campo, os defensores herculinos fechavam bem os espaços e marcava sobre pressão, impedindo o Barcelona de, mesmo tendo uma posse de bola bem superior, criar algo perigoso sobre Calatayud. Os blaugranas, que terminaram o primeiro tempo com 73% da posse de bola, não conseguiam capitalizar a posse em ocasiões de gols (até porque, queriam chegar à meta do goleiro trocando passes e evitavam chutes de longa distância) e Guardiola já começava a ficar desesperado. No primeiro turno, quando o Hércules venceu no Camp Nou, a tática de Esteban Vigo foi a mesma; porém, conseguiu matar a partida quando armou um contra-ataque. Ontem, entretanto, o Hércules só se defendia e o elo meio-campo-Trezeguet não funcionou.

Esteban Vigo ia vendo sua equipe parar o Barcelona novamente, mas Xavi e Pedro entraram em ação: em um raro contra-ataque, o meio-campo (que está assumindo a braçadeira de capitão pela ausência de Puyol, lesionado) quebrou a retranca blanquiazul com uma linda assistência para Pedro, que estufou as redes de Calatayud e chegou ao seu gol de número dezenove na temporada (só perdendo para Messi - 37 - e Cristiano Ronaldo - 32- dos que atuam no futebol espanhol). O gol no final da primeira etapa foi um alívio para Guardiola.

No segundo tempo, Messi, até então bem tímido na partida, errando muitos passes bobos, resolveu aparecer para pôr ponto final no marcador. O argentino, que briga pelo pichichi com Cristiano Ronaldo, tentava de todas as maneiras um tento, mas não estava com o pé esquerdo calibrado. Porém, em uma tabela com Daniel Alves, deixou dois para trás e acertou um belo chute à esquerda de Calatayud. Um minuto depois, Daniel Alves, mais uma vez, deu um presente para Messi, que, sem goleiro, só tratou de empurrar a bola para as redes. Daniel Alves, de volta à equipe, mostrou por que é essencial: além de duas assistências para Messi, o que torna o melhor assistente de Messi na carreira profissional do argentino, o brasileiro deu muito trabalho para Peña e Tote. O camisa 10 herculino praticamento anulou seus ataques por preocupação das subidas de Daniel Alves.

E o Barcelona, como de praxe, segue igualando mais marcas. Ontem, chegou à décima-quinta vitória consecutiva, igualando a maior sequência de vitórias no novo formato da liga bbva, pertecente ao Real Madrid de 1960-61, comandado por Di Stefano. De 63 pontos disputados, os blaugranas conseguiram 58, o que vale um aproveitamento de 92%. Messi, por sua vez, segue fazendo história: com o doblete de ontem, o argentino igualou Josep Escolla e passa a ser o quarto maior goleador da história do Barcelona (164 gols). Pelo lado herculino, Esteban Vigo mostrou-se decepcionado. Não só pela forma como sua equipe atual, mas por causa de Farinós. Nove meses depois de sua lesão, o meio-campista voltou a disputar uma partida oficial, mas por apenas 16 minutos. Nesse período, conseguiu receber dois amarelos e foi pro chuveiro mais cedo.

Deportivo 3x3 Sevilla
O Sevilla vai embora de La Coruña com dois pontos a menos porque Manzano passou a Liga rotando quase toda a equipe; porque Ayza Gámez teve um excesso de visões; e porque os nervionenses defendem de forma horrível. Alexis é uma máquina de provocar gols e os demais defensores não são muito melhores que ele. Porém, ao menos o empate veio em um novo lapso de qualidade e pegada. Poucas equipes são capazes de remontar um 2 a 0 fora de casa e com um jogador a menos, expulso em apenas um quarto de hora. O de sempre: a preocupante falta de tensão do Sevilla no começo da partida não tem explicação.

Além da surpreendente escalação de Manzano, os jogadores que não jogam habitualmente têm, no mínimo, a obrigação de saírem motivados. E não foi isso o que aconteceu. Aí, quando quiseram despertar, o Depor já tinha marcado e dominava claramente a partida em somente quatorze minutos. A partir daí, o Sevilla reivindicou a posse de bola, esticou os espaços do campo e tentou. Sempre em vão. É certo que o Deportivo apenas cercou, mas o Sevilla fechou os primeiros 45 minutos sem nenhuma chance de gol. Lassad marcou um golaço, bem semelhante ao de Juan Rodríguez no ano passado. Mesmo com uma reação elogiável, o quimérico objetivo da Champions está cada vez mais distante, jornada a jornada.

Málaga 1x2 Zaragoza
E o que falar do Málaga? O time que foi elogiado por fazer uma ótimo mercado de inverno -a equipe que mais gastou no mercado - não consegue emplacar uma sequência de vitórias e, para piorar, terminará a rodada na última posição. Pelegrinni experimento um 4-2-3-1 com Júlio Batista jogando mais pelo meio (antes, jogava de centroavante) e conseguiu encaixar Rondón junto com o brasileiro, que o auxiliava. Porém, sem Demichelis, suspenso, que vinha fazendo boas partidas desde que chegou à Andaluzia, o Málaga voltou a sofrer com a carência defensiva. Kris, substituto do argentino, não conseguiu parar Sinama-Pongolle, que voltou a mostrar um bom futebol.

O francês foi o autor da assistência para o gol de Bertollo e o autor do gol da virada maña. A má fase vivida pelo Málaga após os gastos do Sheik é diretamente proporcional à fase do Zaragoza. Os blancos confirmaram contra os blanquiazules o janeiro perfeito: no mês, foram cinco jogos disputados, com quatro vitórias e apenas uma derrota, o que já valeu para o time sair da zona de rebaixamento e assumir a décima-quinta posição. Os maños, porém, podem estarem perto de perderem o seu principal jogador. Segundo o AS, o jovem promissor Ander Herrera já teria acertado com o Athletic Bilbao para a próxima temporada. Pelo lado malaguesa, não é momento de sorrir. Porém, Duda, autor do tento de ontem, comemorou contra o Zaragoza seu jogo de número 200 na Liga Espanhola.

Real Sociedad 2x0 Almería
Na vitória dos txuri-urdins, palmas para um velho conhecido: Raúl Tamudo. Com o gol, o ex-jogador do Espanyol superou Joaquín Murillo como maior goleador catalão da história da Liga BBVA (133 gols). Voltando a titularidade, Tamudo fez jus à confiança de Lasarte. Foi um verdadeiro pesadelo para a defesa rojiblanca e, além de um gol magnífico, teve um papel importante na hora de segurar a bola. Outro que merece destaque é o jovem Zurutuza. Jogando de auxiliar a Tamudo no 4-2-3-1 de Lasarte, o camisa 17 teve um papel semelhante ao que faz Özil no Real Madrid. Cadenciou o jogo e foi importante nas infiltrações pelo flanco, quando revezava com Griezzman e Xabi Prieto. A qualidade do meio-campo blanquiazul é dialmetramente oposta ao do time da Andaluzia. A dupla de volante, Bernadello e M'Bani, bateram cabeça durante boa parte do jogo e não conseguiram criar jogadas de perigos para Ulloa, muito isolado na frente. Na linha de três, Crusat e Piatti foram anulados por Estrada e De La Bella, respectivamente.

Levante 2x0 Getafe
Importante vitória do Levante ante um Getafe que não se encontra mais. Os valencianos aproveitaram os tropeços de Almería e Málaga para sair da lanterna da competição. Caicedo voltou a ter papel importante. Autor do gol que setenciou o marcador, o equatoriano deu muito trabalho à defesa azulona. Outro que merece destaque é Juanlu, autor das assistências para os dois gols. O Getafe segue sofrendo da síndrome de ter uma alta posse de bola, mas não saber o que fazer com ela. Outro problema que evidencia o momento do Getafe é a má fase de Dani Parejo. O canterano do Real Madrid, que está próximo de voltar ao clube de Chamartín, parece estar desgastado e não apresenta um belo futebol como mostrou no primeiro semestre de la Liga. A notícia ruim fica por conta do lateral Juanfran, que teve sair direto para o hospital. O lateral levantiano sofreu um duro golpe de Pedro Ríos que caiu agonizando de dor. O meio-campista do Getafe recebeu apenas um cartão amarelo.

3 comentários:

  1. O texto já foi publicado no www.net-esportes.blogspot.com.

    Quando sair a segunda parte, se puder avisar no blog ou no e-mail kaique.pedaes@r7.com, fico agradecido.

    A imagem do Twitter de vocês postaremos em breve no blog.

    Ah, e nos próximos posts de vocês, daremos uma diminuida pra se encaixar bem no Net Esportes, mas já está muito bom.

    Obrigado e até mais!

    ResponderExcluir
  2. Pelo jeito o Kaique falou por mim...rsrsrs
    Na imagem promoveremos o @quatrotiempos e a hashtag #futebolespanhol

    Acho que vocês poderiam fazer o mesmo, não é?

    Na próxima rodada, dividiremos em apenas um post as análises da rodada.

    ResponderExcluir