quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

A Copa ainda importa

No seu melhor momento na temporada, o Sevilla conseguiu um importante resultado jogando no El Madrigal (reuters)

Villarreal e Sevilla levaram a sério o confronto pela Copa del Rey e foram a campo com boa parte do time titular. Manzano já avisou que irá priorizar a competição em prol de salvar o ano, mas o momento que o Sevilla vive talvez seja o melhor na temporada: o time andaluz vem de cinco vitórias consecutivas e ainda sonha com uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

Negredo voltou a ser eficiente e, substituindo Luis Fabiano, novamente lesionado, foi o autor de um doblete. Postado num 4-2-3-1 bem compacto, o Sevilla viu os velozes Cani e Cazorla imporem trabalhos pelos flancos. E, em menos de trinta minutos, o Villarreal já havia mostrado todo seu poderio: marcou dois gols, com Cani e Rossi. Nos dois gols, Marco Rúben foi importante. Na ausência de Nilmar, o camisa nove amarillo tem sido essêncial e, após vencer a desconfiança por parte da torcida e dos críticas, não tem deixado a produtividade ofensiva dos Submarino Amarelo cair. A partir daí, o Sevilla acordou e Romaric osquestrou os andaluzes. O meio-campista participou dos três gols marcado pelo Sevilla no jogo. Primeiro, lançou Negredo, que dominou com estilo, tirando da marcação de Catalá, e tocou na saída de Diego López.

No segundo tempo, o jogo ganharia ainda mais emoções e movimentação, com o terceiro gol do Villarreal, marcado por Rúben, após cruzamento de Capdevilla. O Sevilla, porém, descontou logo em seguida. Romaric cruzou para Negredo, que cabeceou sem chances para Diego López e marcou seu doblete na partida. Porém, um lance capital mudou todo o rumo da partida. Aos 39', Borja Valero lançou Rúben, que, na mesma linha que Escudé e Alexis, antecipou-se aos dois e tocou na saída de Varas. Undiano Mallenco, entretanto, validou o gol, para desespero de Garrido, que, em outras palavras, criticou a postura do árbitro no lance. Se, contra o Real Madrid, o Villarreal já havia sofrido com os erros de arbitragem, o sofrimento se prolongou. E o erro de Undiano Mallenco teve consequência aos 43': Romaric novamente apareceu pela esquerda e cruzou na medida para Alexis completar e empatar a partida para o atual campeão da competição.

Para o Villarreal, ficou o pensamento de azar da equipe, que pecou muito nas finalizações no segundo tempo. Pelo menos na Copa del Rey, esse Sevilla anima: já foram marcados 21 gols, o que dá uma média de 4, 2 gols marcados por partida. Para a volta, o Sevilla pode empatar por até dois gols, que irá garantir vaga nas semifinais da competição.


Os melhores do mundo brilharam em uma nova manita do Barcelona. Hat-trick de Messi, eleito o melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva (daymail)

No Camp Nou, aqueles que não assistiram a partida, e viram apenas o resultado, imaginam que o Bétis foi com o intuito de se defender e não aguentou a pressão blaugrana, saindo do Camp Nou humilhado. Pois bem, a equipe treinada por Pepe Mel foi com uma postura totalmente diferente daquela, jogou em contra-ataque, conseguiu segurar o Barcelona por um bom tempo, mas o preparo físico fez falta: quando os verdiblancos perderam o fôlego, o Barcelona fez três gols e matou a partida. O que Rafael Gordillo, presidente do Bétis, mais temia aconteceu: o Barcelona goleou o Bétis por 5 a 0, garatindo praticamente a sua vaga nas semifinais da Copa. O presidente andaluz havia pedido à LFP que invertesse o mando de campo do jogo de ida, passando-o para o Benito Villamarín. A principal preocupação do presidente era de que sua equipe fosse goleada na Catalunha e, no jogo da volta, ninguém comparecesse ao estádio, causando prejuízo ao clube.

Durante boa parte do primeiro tempo, Ruben Castro deu bastante trabalho a Piqué e Pinto, que, como titular, não desapontou Guardiola: o arqueiro foi, seguramente, um dos nomes da partida, evitando, pelo menos, três ou quatro gols por parte andaluza (sem exageros). Com boa parte de seus jogadores titulares, o Barcelona mostrou todo seu poderio, mas parava nas boas defesas do goleiro Casto. Quando o goleiro verdiblanco não parava o ataque catalão, a trave evitava o gol do time anfitrião, como aos 2’. Em contra-ataque, Xavi abriu para Maxwell na esquerda, que cruzou na medida para Villa finalizar na baliza direita do goleiro. Com o jogo parelho, o Barcelona só foi abrir o placar no finalzinho da primeira etapa. Messi recebeu de Iniesta e, com um sútil toque, encobriu Casto para abrir o placar para o Barcelona. Ainda no primeiro tempo, Ruben Castro voltou a incomodar a defesa azulgrená, quando carimbou o travessão de Pinto.

O jogo só começou a ficar totalmente nas mãos do Barcelona, quando Messi chegou ao seu doblete, aos 16' do segundo tempo. O show de Messi continuou aos 29'. A pulga recebeu bom passe de Xavi e, cara a cara com Casto, tocou com categoria na saída do goleiro para garantir seu hat-trick. Com a defesa do Betis abatida, o Barcelona ampliou novamente aos 31', quando Daniel Alves tocou para Pedro marcar o quarto dos donos da casa. A goleada não diminuiu o ímpeto do Barcelona, que continuou pressionando o Betis e chegou ao quinto gol aos 38'. Iniesta fez linda jogada de linha de fundo e, com um toque genial, cruzou para Keita completar para as redes. Com a vitória, o Barcelona praticamente garantiu sua vaga nas semifinais e deixa vivo as chances de conquistar uma nova tríplice coroa. O jogo ficou marcado por um momento de discussão entre Piqué e Daniel Alves, que logo fizeram as pazes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário