terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Pedras no sapato

Haedo Valdez comemora: a única derrota do Barcelona na Liga (diante do Hércules) foi graças a um doblete seu.(AP Photos)

O Barcelona é o indiscutível campeão de inverno do campeonato espanhol (título simbólico dado ao "campeão" do primeiro turno). De 57 pontos disputados nesta primeira metade da temporada, os azulgrenás somaram 52. Os cinco perdidos vieram de dois resultados inesperados: uma derrota ante o Hércules na segunda rodada e um empate ante o Mallorca na sexta rodada, todos eles no Camp Nou. Resultados inesperados que fizeram Valencia e Real Madrid liderar a competição momentâneamente. Porém, os blaugranas recuperaram a liderança após o embate com os dois times.

O time de Alicante foi o único capaz de ganhar com moral o Barcelona. O único, aliás, a ganhar os blaugranas nas três competições que o time de Guardiola disputa (Liga BBVA, Copa del Rey e Uefa Champions League. O Mallorca, por sua vez, merece uma menção honrosa por ter sido o único time a não perder para Barcelona e Real Madrid até o momento da temporada. Os bermellones iniciaram o campeonato sobre pressão e conseguiram, logo de cara, segurar o time redimensionado por José Mourinho. Na sexta rodada, conseguiu tirar dois pontos do Barcelona após sair atrás no marcador. Foi o último ponto perdido pelo Barcelona na competição, até o momento.

Desde que a Era Josep Guardiola começou, há três temporadas, sempre o Barcelona foi campeão de inverno e, no final da temporada, campeão espanhol. Na estreia de Pep no comando azulgrená, as azas negras do campeão na primeira metade da temporada foram o Numancia (derrota), Racing Santander (empate) e Getafe (empate). Na temporada passada, o Barcelona terminou o primeiro turno invicto, mas não com 100% de aproveitamento, graças a três empates fora de casa. Contra o Valencia (0 a 0), Osasuna (1 a 1) e Athletic Bilbao (1 a 1).

Contra o Hércules, os blaugranas entraram em campo com uma equipe mista e sem sua dupla de zaga, graças às lesões de Puyol e Piqué, em compromissos da seleção espanhola. Aproveitando a fragilidade de Abidal na zaga, que mostrou-se bem inseguro na marcação de Haedo Valdez, o paraguaio calou o Camp Nou ao marcar um doblete. Primeiro, Valdez aproveitou um bate e rebate na área azulgrená e chutou para o gol de Valdés para abrir o placar. Depois, no segundo tempo, um gol herculino à Barcelona: após tabela precisa entre Fritzler e Abel Aguilar, o meio-campista tocou na medida para o paraguaio, sem marcação, estufar as redes de Valdés e pôr um ponto final na partida, para surpresa dos torcedores culés e do mundo. Antes disso, o Barcelona ainda assustaria com uma bola na trave de Villa e um chute que passou rente à trave esquerda de Calatayud de Messi. O jogo marcou a estreia de Mascherano, que fez uma má partida e por pouco não foi expulso. Temerário, Guardiola o substituiu na volta do intervalo.

Contra o Mallorca, o Barcelona novamente jogou sem sua dupla de zaga, mas um outro desfalque foi bastante sentido: lesionado, Xavi ficou de fora do jogo e viu das arquibancadas o Barcelona sentir demais a sua presença, já que Keita, seu substituto, não armou o Barcelona à altura do meio-campista de Terrasa. Chegando a estar com 90% da posse de bola, os catalães pecaram nas finalizações e só abriu o placar após um chute colocado de Messi. O resultado da perda de tantos gols veio no fim do primeiro tempo: após dormir no posto, Milito viu Nseu antecipa-se a sua marcação e empatar a partida. Destaque para o nó tático dado por Laudrup em Guardiola. Percebendo o nervosismo do time anfitrião, o dinamarquês postou muito bem sua equipe na segunda etapa, fazendo os volantes auxiliaram o ataque em algum contra-ataque e fechando os espaços dos blaugranas, com uma defesa bem sólida.

Quem também foi inócuo na partida foi Bojan, reabrindo um debate: sem centroavante de ofício, o Barcelona não era aquele time avassalador de antes. Mas o debate logo se encerrou após os resultado conseguidos pelo time nos meses de Novembro e Dezembro. Com uma boa adaptação de Villa e a evolução do futebol de Pedro, o Barcelona não sente muito o peso de não ter um "nove" em seu time titular.

As pedras no sapato do campeão de inverno
2ª rodada: Barcelona 0x2 Hércules (Haedo Valdez - 2).
6ª rodada: Barcelona 1x1 Mallorca (Messi; Nsue).

2 comentários:

  1. Rodrigo,

    texto muito bom. Eu fiquei muito surpreso com a derrota do Barcelona para o Hércules. Contra o Mallorca, até dá para digerir, mas contra o Hércules... mas são coisas do futebol, acontecem. No final da tempoarda, aposto que o Barcelona irá ganhar uma triplice coroa de novo.

    Correção: Valencia x Barcelona na temporada passada foi 0x0 e não 1x1 como você colocou.

    Mais uma vez, ótimo texto,
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Opa, é verdade. Corrigi lá.
    Obrigado pela correção e pelos elogios.
    Abraço!

    ResponderExcluir