domingo, 9 de janeiro de 2011

18ª Rodada (1ª parte): O Sevilla ainda sonha

De volta à boa fase, Luís Fabiano pode ser essencial para o Sevilla daqui para frente (getty images)


Nos três jogos que abriram a segunda rodada de 2011, destaque para os únicos vencedores, Barcelona e Sevilla. O primeiro porque manteve-se na liderança da competição e com uma nova goleada; o segundo, espantou a má fase de vez e venceu um confronto direto por competição europeia contra a Real Sociedad. Os sevillistas, antes vindo de cinco derrotas consecutivas, já chegam a quatro vitórias consecutivas e ainda sonham com uma vaga na próxima Champions League. No outro jogo do dia, o novo Málaga só empatou diante do Athletic Bilbao, mas mostrou uma boa imagem. Confiram a primeira parte do resumo da décima oitava rodada.

Real Sociedad 2x3 Sevilla
A pegada foi o antídoto do Sevilla para sustentar a carência defensiva. Foi assim que bem definiu o El Des Marque. Os rojiblancos caminhavam para sua sexta derrota em sete partidas, mas um gol de Luís Fabiano, que assim como seu time vê a boa fase voltando, representou o início de uma remontada. Se Manzano já declarou que irá priorizar a Copa del Rey, e levando em conta que o time tem um confronto complicado ante o Villarreal na quinta-feira, o técnico de Jaén ainda quer a vaga na Champions e, por isso, foi com o time titular para o jogo. No meio-campo, a única surpresa foi a escalação de Perrotti no lugar de Diego Capel. El Morito, porém, fez uma grande partida, sendo importante nas infiltrações pelo lado direito do campo.

A partida começou equilibrada e teve pitadas de emoções desde o início. Após jogada de Xabi Prieto, Diego Rivas pegou com estilo na bola para abrir o placar para os txuri-urdin; mas, no lance seguinte, Kanouté empatou para o Sevilla. Ainda no primeiro tempo, Joseba Llorente aproveitou fragilidade da defesa rojiblanca, antecipou-se a Alexis e encobriu Palop para desempatar a partida. Na volta para o intervalo, Manzano ainda perdeu Palop, lesionado. Parecia que tudo iria por água abaixo. Mas aí, o técnico sevillista foi para o tudo ou nada e fez uma troca que mudou o rumo da partida. Após tirar Renato e colocar Negredo, o Sevilla ficou mais veloz no ataque e foi aí que a partida começou a ficar em suas mãos. O canterano do Real Madrid, que desmentiu propostas do Liverpool, foi fundamental para a vitória andaluza.

Primeiro, Negredo aproveitou passe de calcanhar de Cáceres, chutou cruzado e Luis Fabiano apareceu para completar. Depois, o Sevilla partiu para um contra-ataque raro na temporada, mas que foi fulminante: Num 4x3, Negredo recebeu de Luis Fabiano e tocou para Kanouté, cada dia mais essêncial para o Sevilla, chutar no canto direito de Bravo, chegar ao seu doblete e garantir uma vitória importante para o rumo do Sevilla na competição.

Se este Sevilla ainda não anima, o progresso vem sendo adequado. A defesa é frágil e o meio-campo é pesado, mas o ataque vem sendo fulminante nos últimos jogos. Com a volta da boa fase de Luis Fabiano, um Kanouté inspirado a cada jogo e um Negredo eficiente, o Sevilla pode sonhar com Champions League. No lado basco, o momento não é de brincadeira: os euskaras estão a cinco rodadas sem ganhar e, de lá para cá, caíram seis posições. Hoje, só viveu de lampejos de Xabi Prieto e sentiu muito a falta de Griezzman. Para um time que sonha com uma competição europeia, uma amnésia como essa não pode acontecer nunca e a postura deve ser radicalmente mudada.

Deportivo 0x4 Barcelona
Antes da partida, o Marca já avisava: "Perigo: Messi e Villa estão a caminho do Riazor". O aviso foi por um motivo óbvio: a dupla é o pesadelo dos galegos. Messi já disputou sete partida contra o Depor, onde marcou cinco vezes. Villa, por sua vez, marcou onze vezes em quatorzes confrontos. Villa chegou ao seu gol de número 150na Liga Espanhola (31 pelo Zaragoza, 107 pelo Valencia e 12 pelo Barcelona). Com o número, o Guaje tornou-se o segundo asturiano a chegar ao feito, só sendo superado pelo mítico atacante Quini. Para construir a goleada, o Barcelona pressionou o La Coruña desde o início do jogo, principalmente com Messi e Vila, e priorizava as bolas trabalhadas pelos flancos do campo. Mas precisava ter paciência, já que a defesa adversária se mostrava bem organizada e suportava bem as investidas. Segundo Guardiola, não foi fácil para o Barcelona romper a barreira defensiva montada por Lotina.

Os galegos atuaram no 5-3-2 e até conseguiram parar alguns ataques dos azulgrenás com alguma eficiência, porém, no segundo tempo, não aguentaram o rítmo exercido pelo Barcelona, que dominou a partida. Adrián, em ótima fase, era a esperança de gols pelo lado blanquiazul, mas El Piscú só apareceu duas vezes na partida. E sendo destaque negativo: nas duas chances que teve, Adrián perdeu dois gols incríveis ante Valdés. No resto da partida, o promissor atacante foi perseguido por Piqué, que conseguiu pará-lo sem fazer muito esforço.

Há de se destacar a bela partida de Mascherano, Keita e Iniesta. O primeiro, acostumado a receber cartões amarelo em quase todo o jogo, tomou conta do meio-campo blanquiazul e cometeu apenas três faltas(em circunstância, as únicas faltas do Barcelona na partida); o segundo, substitui Xavi à altura e errou poucos passes, além de deixar Pedro e Villa na cara de Aranzubia por duas vezes; o terceiro, autor de um belo gol, deu um recital no meio-campo e, dois antes da entrega do prêmio Bola de Ouro FIFA, onde é um dos favoritos, comandou o Barcelona, ao lado de Messi, à goleada. Pelo lado blanquiazul, as palavras do técnico Miguél Angel Lotina na coletiva pós-jogo resume bem a atuação de seus comandados: o rendimento do Deportivo foi bom, ao contrário do resultado. No primeiro tempo, o Deportivo cerrou a posse de bola blaugrana e levaram muito perigo ao gol de Valdés, postura não exercida no segundo tempo.

Málaga 1x1 Athletic Bilbao (Pedro Spiacci)
Depois de Chelsea e Manchester City, agora é o Málaga o dono do dinheiro. Comprado pelo Sheik do Qatar Abdullah bin Nasser, os boquerones fizeram algumas contratações para o restante de La Liga. Na partida de hoje, na Andaluzia, o treinador Manuel Pellegrini escalou a equipe no 4-2-3-1 e contou mais uma vez com os contratados Asenjo, Demichelis e Maresca. Ainda falta a estreia de Júlio Baptista, que só não jogou por falta de um documento. Do outro lado, o adversário era o forte Athletic Bilbao, que optou pelo mesmo esquema, confiando no centroavante Llorente, em momento muito bom.

Porém a partida no La Rosaleda foi toda do Málaga. Nada de gols na primeira etapa, mas o jogo seguiu sua tendência. Llorente, sem grande apoio dos meias, poucas chances teve e nada pôde fazer. Muniain ainda tentou muito pelo flanco direito, mas não obteve resultado. O zagueiro Demichelis que acabou marcando, após aproveitar cruzamento e abrir o placar de cabeça. Porém, faltou sorte aos boquerones. No último lance da partida, em confusão na área, o volante da seleção espanhola Javi Martínez marcou o empate dos leones.

As circustâncias do empate fizeram com que o resultado fosse mais negativo ainda ao Málaga. Se os três pontos fossem conquistados, os boquerones conseguiriam abrir uma maior vantagem em realação à zona do decenso. Porém, ficou clara a melhora do futebol do Málaga e com mais dinheiro no clube, é muito provável que o clube consiga a recuperação na Liga Espanhola 2010/11. Não que o torcedor tenha visto um futebol incontestável e de encher os olhos, mas já é possível perceber que este time tem margem de crescimento. Os bascos continuam bem posicionados, na oitava posição, próximos a zona de classificação às competições europeias.

Confira a análise, time a time, do primeiro turno aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário