sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Garotos prodígios: David De Gea

Após um início meteórico, De Gea superou concorrentes de nome e, mesmo com seus 19 anos, é titular indiscutível no Atlético de Madrid. Comparações com Casillas são inevitáveis (getty images)



A frase de que todo grande time começa por um grande goleiro é uma das explicações para a irregularidade e tantos momentos ruins do Atlético de Madrid desde o rebaixamento para a liga adelante, já há 11 anos. A queda levou o grande goleiro José Molina embora, abrindo uma sequência maldita de péssimos camisa 1 que até hoje não se encerrou. Do outro lado disso está David de Gea, que após um início de temporada em que soava desprestigiado, deixou Sergio Asenjo para trás e se tornou titular do gol do Atlético de Madrid em uma incrível reviravolta. Depois de ótima colaboração para quebrar a invencibilidade do Barcelona em 2009/10, De Gea luta para encerrar esta maldição e suprir uma lacuna existente no coração colchonero: ser o canterano querido dos torcedores, posto em aberto desde que Fernando Torres partiu para o Liverpool.

Não foi à toa que o novo titular do gol rojiblanco ganhou o apelido de Van der Gea. Esguio, ágil e com um reflexo impressionante, tem uma similaridade física com o holandês Edwin Van der Sar e uma fama que se espalha por todo o mundo desde 2007, ano em que foi campeão europeu sub-17 e vice-campeão mundial da mesma categoria. Pertence a De Gea uma das maiores atuações de um goleiro em competições Fifa. Foi no Mundial Sub-17 de 2007 que ele ganhou tanto respeito por conta do que fez em um empate de 1 a 1 contra a França de Damien Le Tallec e Henri Saivet. A Espanha esteve nas cordas em boa parte do segundo tempo e da prorrogação, mas contou com De Gea inspirado e avançou nos pênaltis. Em quatro jogos de mata-mata, só sofreu dois gols e naturalmente foi o melhor goleiro da competição.

O jovem arqueiro nasceu em Madrid, em novembro de 1990, mas passou a sua infância inteira sendo criado em Illescas (que fica na região de Tolledo). Deu seus primeiros passos futebolísticos num lugar em frente a sua escola, em Casarrubuelos. Estreou com a camisa rojiblanca no inesquecível 30 de novembro de 2009, mas essa história será contada daqui a pouco. A rápida passagem da Espanha de Asenjo pelo Mundial Sub-20 em agosto só lhe concedeu duas chances de jogar e a crise colchonera não foi lá um incentivo. Ainda assim, o jovem conseguiu um empate e uma vitória, sofrendo só dois gols.

A longa crise, porém, permaneceu no Vicente Calderón e seguiu a exterminar goleiros. Roberto deu vexame em goleada sofrida contra o Barcelona e depois foi negociado. Asenjo, embora virtuoso, tinha à frente uma defesa completamente instável e desprotegida. Então colecionou falhas: a última, contra o Sporting Gijón, lhe custou de vez a titularidade. Quique Sánchez Flores anunciou à imprensa que era necessária uma mudança de ares no gol colchonero. Em outras palavras, a chance da vida de De Gea. No dia do confronto contra o Zaragoza, uma surpresa: o promissor goleiro ganharia uma chance no time titular. O Atlético de Madrid chegava pressionado para a partida. Em sete rodadas de campeonato, o time, que era tido por muitos como um dos favoritos, ainda não havia vencido nenhuma e o cenário em Manzanares era conturbado. Aos 17 minutos do primeiro tempo, De Gea deu as caras ao mundo: num jogo crucial para definir a situação de Abel Resino (à época treinador do Atlético de Madrid e pressionado no cargo), o arqueiro mostrou uma de suas principais virtudes, ao defender um pênalti cobrado por Babic. Ao final do jogo, o Atlético de Madrid venceu sua primeira partida na competição e o jovem goleiro saiu de campo ovacionado pelos aficionados colchoneros.

No Vicente Calderón, cada vez mais se convencem de que ele não larga mais a titularidade e corresponde às expectativas de uma trajetória similar a de Iker Casillas, seguro no Real desde os 17 anos. De Gea fez parte da pré-lista elaborada por Vicente Del Bosque do grupo que viajaria à África do Sul para disputar a Copa do Mundo. Porém, van der Gea acabou sendo preterido pelo técnico madrileño, que optou por Víctor Valdés. Contudo, Del Bosque elogiou o garoto e afirmou "que o jovem estará na Copa no Brasil". Quem também rasgou o goleiro de elogios foi o mancuniano Sir Alex Ferguson. O técnico escocês, que há tempos vem mostrando interesses no arqueiro, também foi um a afirmar que "tem certeza de que o goleiro será o titular no gol rojo na Copa de 2014."

Será o fim de uma maldição que já assolou o gol colchonero: desde a venda de Molina ao La Coruña, no instante da queda à segunda divisão, passaram nomes como Burgos, Leo Franco, Coupet, Burgos, Abbiati, Ivan Cuéllar, Sergio Aragoneses e Toni pelo Vicente Calderón. Em comum a todos eles ficou o fracasso como resultado final. Em apenas uma temporada, o garoto deu uma reviravolta incrível: assumiu a titularidade no gol atleticano, após iniciar a temporada como escolha número três. Além disso, goza de enorme prestígio aos torcedores colchoneros e a natural empatia de um jovem formado nas próprias canteras.

David De Gea
Nome: David De Gea Quintana.
Data de nascimento: 7 de novembro de 1990.
Clube: Atlético de Madrid.
Estatura: 1, 92 m.
Títulos: Eurocopa Sub-17 de 2007, Uefa Europa League 2009-10, Supercopa da Europa 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário