quinta-feira, 1 de abril de 2010

Craques da LFP: Andrés Iniesta

Iniesta marcou um gol decisivo pro Barça, contra o Chelsea, em Stamford Bridge, na UCL 08/09 (mundodeportivo)


Andrés Iniesta ingressou à disciplina blaugrana em setembro de 1996, quando tinha apenas 12 anos. O Barça o descobriu em um torneio de Brunete, onde se destacou jogando pelo Albacete. Depois de alguns anos na La Masía, onde sua progressão foi sempre rápida, passou em meados da temporada 2000/01, do juvenil ao Barça B, onde se converteu no cérebro da equipe treinada por Josep Maria Gonzalvo. O sonho de Iniesta, sem dúvidas, era estrear de forma oficial com o time profissional. E o sonho se concretizou: ocorreu em outubro de 2002, em um jogo da Liga dos Campeões, onde o Barcelona venceu o Club Brugges, da Bélgica, por 0-1.

Já como um jogador do time A, Iniesta ganhou um lugar na equipe com o seu trabalho e sua qualidade. Na verdade, sem fazer muito barulho, Iniesta tornou-se uma das peças fundamentais na luta pelo título da liga na temporada 2004-05. Prova disso é que o jogador foi usado por Rijkaard em 35 dos 38 jogos do campeonato. Mas a temporada 2005/06 foi a de sua consagração como jogador da primeira equipe. Jogando como meio-campo e aproveitando-se da grande ausência de Xavi - por lesão -, Iniesta se converteu em um dos líderes do Barça campeão da Liga e da Uefa Champions League. Na final, contra o Arsenal, Iniesta entrou na segunda etapa e foi um dos que mudaram a cara da partida. O de Fuentealbilla participou diretamente dos dois gols da equipe. Ao final da temporada, Iniesta jogou 33 partida da Liga e 11 da LC.

A evolução de Iniesta não parou na temporada 2006/07 e, aliás, ganhou mais impulso: ele foi o jogador mais utilizador por Rikjaard durante aquela temporada. Andrés participou de 37 das 38 partidas possíveis, partidas às quais marcou 6 gols, sua (pequena) melhor cifra até o momento. Na temporada 2007/08, já com o número 8 em seu uniforme, o meio-campista seguiu mantendo um alto rítmo de participação que só foi parado nas últimas rodadas, devido a uma lesão no joelho. Também nessa temporada, renovou seu contrato com o clube azulgrená até 2014

A temporada 2008/09 foi uma das melhores, senão a melhor, da carreira do motorzinho. Com um futebol magistral, Iniesta fez o mundo se maravilhar com a temporada do Barcelona, que foi premiado com a tríplice coroa. E o melhor: Iniesta marcou um gol decisivo pro Barça, nas semifinais, contra o Chelsea, aos 47 do segundo tempo. Em 2009, figurou na lista dos cinco melhores do mundo. Prêmio ao qual seu companheiro de clube Messi acabou ganhando

Com a seleção, Iniesta também é uma das referências. Jogou a Copa do Mundo de 2006 e a Eurocopa de 2008, quando se sagrou campeão e um dos destaques da fúria.

Perfil
Intuitivamente, vertical, rápido ou inteligente. Estes são todos os atributos às quais podemos oferecer para definir Andrés Iniesta. O meia do Barça foi ganhando terreno quando ele adquiriu experiência na equipe principal. Agora, é um jogador completo, capaz de jogar em qualquer posição no meio-campo e também nas extremidades do ataque do Barça. Iniesta não só é versátil, mas também é profissional, humilde e talentoso. Prático e elegante, tem uma visão de jogo que fazem dele uma ameaça constante à defesa adversária. Eles temem a sua presença.

Andrés Iniesta
Nome: Andrés Iniesta Luján.
Data de nascimento: 11 de maio de 1984.
Loca de nascimento: Fuentealbilla, Albacete, Espanha.
Altura: 1,70 m.
Clube: FC Barcelona.
Títulos: Liga BBVA (04-05, 05-06, 08-09), Uefa Champions League (05-06, 08-09), Copa del Rey (08-09), Supercopa da Espanha (2005, 2006, 2009), Supercopa da UEFA (2009), Mundial de Clubes (2009), Eurocopa (2008).

2 comentários: